Na manhã do dia 7 de fevereiro, Alcinópolis será palco de um importante encontro pela preservação ambiental. O município sediará o Workshop “Taquari Vivo”, a partir das 8h30, na Fazenda Morro da Tigela II. O evento contará com a presença de Renato Roscoe, diretor do Instituto Taquari Vivo, que conduzirá os debates e troca de experiências voltadas à preservação do Rio Taquari, um dos mais impactados ambientalmente no Pantanal.
A realização é uma parceria entre o Instituto Taquari Vivo, Prefeitura de Alcinópolis, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEMDEMA) e Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SEMOSP). A proposta do workshop é reunir produtores rurais, gestores públicos, técnicos e ambientalistas para compartilhar informações e alinhar estratégias de recuperação e preservação da bacia do Taquari.
Um rio em colapso
O Rio Taquari, historicamente um dos principais cursos d’água do Pantanal, vem sofrendo há décadas com assoreamento, erosões e arrombamentos, fenômenos que causaram alterações drásticas em seu leito, resultando em prejuízos ambientais, econômicos e sociais.
O Instituto Taquari Vivo surgiu a partir da mobilização de ambientalistas, produtores e especialistas, após o impacto do documentário “Ruivaldo: o homem que salvou a terra”. A organização tem como missão articular ações para restaurar ambiental e produtivamente a bacia do rio, promovendo o desenvolvimento sustentável do Pantanal.
A situação crítica do Taquari é resultado de um processo de ocupação desordenado iniciado nos anos 70, que intensificou a erosão do solo e levou toneladas de sedimentos à calha do rio. Com o passar dos anos, grandes áreas foram inundadas, pastagens degradadas, comunidades desabrigadas e a biodiversidade severamente impactada. Os chamados “arrombados” – rompimentos do leito – alteraram o curso do rio, criando verdadeiros desertos de areia onde antes fluíam as águas.
Diálogo e soluções
Durante o workshop, Renato Roscoe apresentará o trabalho desenvolvido pelo Instituto, que já reúne especialistas e parceiros na missão de reverter a degradação e construir um novo modelo de gestão da bacia do Taquari. O evento será uma oportunidade para debater soluções conjuntas, alinhar ações técnicas e estimular o engajamento local na causa ambiental.
A Prefeitura de Alcinópolis reforça a importância da participação de todos no evento. A defesa do Rio Taquari é também a defesa da vida, da produção rural e do futuro do Pantanal.
Você também pode gostar de ler
Prefeito e vereadores de Alcinopolis finalizam agenda em Brasília com mais de R$ 2 milhões em recursos
Durante reuniões com parlamentares, Weliton Guimarães apresentou demandas voltadas à agricultura, saúde e projetos sociais do município
Publicado em 12/03/2026 às 18:43 - Atualizado em 12/03/2026 às 20:34 - Por Day Silva
Prefeito de Alcinópolis, Weliton Guimarães articula recursos em Brasília e senador confirma R$ 2 milhões para escola
Verba será destinada à reforma e ampliação da Escola Municipal Alcino Carneiro; município também busca novos investimentos e equipamentos
Publicado em 11/03/2026 às 20:04 - Atualizado em 11/03/2026 às 20:08 - Por Day Silva
Tremor em Alcinópolis vira assunto entre moradores, mas ninguém relata ter sentido o abalo
Mesmo sem perceber o fenômeno, população comenta o registro de magnitude 2.0 e admite preocupação com possibilidade de novos tremores
Publicado em 09/03/2026 às 17:56 - Atualizado em 09/03/2026 às 18:06 - Por Day Silva
Primeiro tremor de terra de 2026 em MS é registrado em Alcinópolis
O registro foi feito pela Rede Sismográfica Brasileira e pelo Centro de Sismologia da USP
Publicado em 09/03/2026 às 16:40 - Atualizado em 09/03/2026 às 17:11 - Por Day Silva
Prefeito de Alcinópolis, Weliton Guimarães participa de capacitação sobre comunicação pública em Campo Grande
Gestor destacou a importância da troca de experiências e do aprimoramento constante na gestão pública
Publicado em 05/03/2026 às 16:10 - Atualizado em 05/03/2026 às 16:11 - Por Day Silva
Prefeito Weliton Guimarães anuncia processo seletivo para Assistente Educacional em Alcinópolis
Edital foi publicado no Diário Oficial nesta segunda-feira (3) e prefeito detalhou requisitos, prazos e forma de inscrição em vídeo nas redes sociais.
Publicado em 04/03/2026 às 16:35 - Atualizado em 04/03/2026 às 17:17 - Por Day Silva
Alcinópolis inicia atendimentos de endoscopia e amplia acesso a exames especializados
Serviço passa a ser oferecido no município, garantindo mais agilidade, prevenção e conforto aos pacientes
Publicado em 02/03/2026 às 15:02 - Atualizado em 02/03/2026 às 15:15 - Por Day Silva
Prefeito Weliton Guimarães reforça parceria com Câmara para destravar obras de água e esgoto em Alcinópolis
Em reunião na Sanesul, em Campo Grande, gestor destaca que Alcinópolis já integra grupo de municípios com quase 100% de cobertura de esgoto tratado
Publicado em 25/02/2026 às 12:00 - Atualizado em 25/02/2026 às 12:25 - Por Day Silva