Chapadão do Sul, Coxim e São Gabriel do Oeste podem disputar a Série B do Estadual 2026

FFMS define calendário da divisão de acesso, que começa no primeiro semestre e pode reunir até 12 clubes

Imagem de compartilhamento para o artigo Chapadão do Sul, Coxim e São Gabriel do Oeste podem disputar a Série B do Estadual 2026 da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

A Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) definiu o calendário da Série B do Campeonato Sul-Mato-Grossense 2026, que, ao contrário dos anos anteriores, será realizada ainda no primeiro semestre. Com previsão de até 12 clubes na disputa, a competição deve contar com representantes da região norte do Estado, como Coxim AC, São Gabriel EC e SER Chapadão.

O primeiro passo para a organização do torneio será dado no dia 19 de fevereiro, quando acontece a reunião preliminar com os clubes interessados. Nesse encontro, os dirigentes receberão orientações sobre a disputa, como exigências de regularização de estádios, documentação de atletas e demais critérios administrativos.

A definição do formato e do regulamento da competição ocorrerá durante o Conselho Arbitral, marcado para 31 de março — dois dias após a grande final da Série A Estadual. Em seguida, a FFMS deve divulgar a tabela oficial, com previsão de até 14 datas para jogos, distribuídas entre os meses de maio e agosto. O torneio contará com rodadas em quatro finais de semana de junho e julho, além de cinco em agosto.

A grande novidade desta edição é a proposta da Federação para limitar os elencos a jogadores de até 23 anos, medida semelhante à adotada em divisões de acesso de outros estados, como São Paulo. “O objetivo é oxigenar a montagem dos elencos e trazer novos investidores, renovando a presença de jogadores de outros estados e dando oportunidade aos garotos das equipes locais que disputarão o Estadual Sub-20”, explicou o presidente da FFMS, Estevão Petrallás.

Até o momento, clubes como Coxim AC (rebaixado da Série A em 2025), São Gabriel EC e SER Chapadão aparecem entre os possíveis participantes. Outros nomes que também manifestaram interesse são o EC Comercial, EC Taveirópolis, Aquidauanense FC, União ABC, Sete de Setembro, SE Nova Andradina, Operário AC, MS FC, Urso de Mundo Novo, AA Moreninhas, Pantanal FC, Ceart FC, Novo FC e duas equipes de Três Lagoas: Comercial EC e Misto EC.

De acordo com o diretor de competições, Marco Tavares, a definição dos participantes ocorrerá por ordem de regularização. “A Série B Estadual tem sua importância aumentada neste ano pela sua posição estratégica no calendário. Apenas clubes que disputarem uma das duas divisões profissionais poderão participar da Seletiva para Copa São Paulo de Juniores e da Copa MS, competição no último trimestre com uma vaga na Copa do Brasil”, destacou o dirigente.


Você também pode gostar de ler