Jovens de Costa Rica têm até 30 de junho para o alistamento militar

Junta de Serviço Militar alerta para obrigatoriedade, risco de restrições legais e reforça que o processo é gratuito

Imagem de compartilhamento para o artigo Jovens de Costa Rica têm até 30 de junho para o alistamento militar da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

A Junta de Serviço Militar de Costa Rica (MS) reforça o alerta para os jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2026: o prazo para o alistamento militar vai até o dia 30 de junho. O processo é obrigatório, conforme determina o artigo 143 da Constituição Federal, e quem não cumprir com a exigência pode enfrentar restrições legais, como impedimentos para obter passaporte, assumir cargos públicos e participar de concursos.

O atendimento em Costa Rica é feito pela 101ª Junta de Serviço Militar, que funciona na Casa do Trabalhador (Rua Josina Garcia de Melo, 205 – Fundos), de segunda a sexta-feira. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (67) 3247-4689 ou (67) 3247-5970, com Paulo Renato Andriani.

O alistamento pode ser feito presencialmente ou online, no site www.alistamento.eb.mil.br ou pelo aplicativo “Exército Brasileiro”. Para o atendimento presencial, é necessário apresentar RG, CPF, certidão de nascimento e comprovante de residência. Quem opta pelo modo online deverá comparecer à Junta na data agendada para a cerimônia de Juramento à Bandeira e retirada do Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), se for o caso.

A Junta também alerta para tentativas de golpes envolvendo o alistamento. O serviço é gratuito, e nenhum valor deve ser pago. Jovens devem acessar apenas os canais oficiais e, em caso de dúvida, buscar orientação diretamente nas Juntas Militares. O Exército também disponibiliza informações confiáveis no perfil oficial @alistamento_oficial nas redes sociais.

“O alistamento é uma obrigação legal e, mais do que isso, é um passo importante na vida cívica e na cidadania dos jovens brasileiros”, reforça a equipe da Junta de Costa Rica, que em 2025 realizou mais de mil atendimentos, incluindo orientações e regularizações.

Para jovens interessadas, o alistamento feminino é voluntário, mas ainda não está disponível para municípios do interior com menor estrutura, como Costa Rica.


Você também pode gostar de ler