Costa Rica convoca professores temporários para garantir início das aulas em 2026

Edital prevê vagas em todas as etapas da Educação Básica e estabelece regras claras para lotação

Imagem de compartilhamento para o artigo Costa Rica convoca professores temporários para garantir início das aulas em 2026 da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

A Prefeitura de Costa Rica, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), publicou o Edital nº 001/2026 convocando professores temporários para a lotação em vagas da Rede Municipal de Ensino. A medida visa preencher postos disponíveis em projetos educacionais e cobrir afastamentos de servidores efetivos, como licenças médicas e maternidade, garantindo a continuidade das atividades escolares ao longo do ano letivo.

A convocação segue a ordem de classificação do Processo Seletivo Simplificado nº 001/2024 – SEMED, prorrogado pelo Decreto nº 5.094/2026, e respeita as cotas destinadas a Pessoas com Deficiência (PCD). As professoras com estabilidade provisória, conforme a Constituição Federal, tiveram prioridade e participaram da definição de vagas no dia 28 de janeiro, às 7h30, na sede da SEMED.

Professores residentes na zona rural, especialmente nas regiões atendidas pelas escolas Cotrisa de Baús – Polo e Belonízia Paulino de Oliveira, também tiveram prioridade, com convocação marcada para o mesmo dia, às 8h. Para esse público, o edital prevê a possibilidade de ampliação de carga horária, até o limite de 40 horas semanais.

Os demais convocados devem comparecer no dia 29 de janeiro, às 13h, na Escola Joaquim Faustino Rosa. A lotação será definida conforme a etapa de ensino e componente curricular.

O edital detalha os critérios de formação para atuação em projetos específicos como Inglês Básico, Recomposição das Aprendizagens, Educação Financeira, Empreendedorismo, Esporte na Escola, entre outros. Também há vagas para os componentes regulares de Arte, Educação Física, Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia.

A SEMED alerta que o não comparecimento nas datas e horários estabelecidos resultará na perda da vaga. O edital ainda define as regras para desistência, documentação obrigatória e trocas de vagas, que só serão permitidas durante o ato oficial de lotação.

O documento foi assinado pela secretária de Educação, Maria Almeida, e publicado no Diário Oficial do Município no dia 27, com republicação em 28 de janeiro.

Fonte: Jornal MS Todo Dia

Você também pode gostar de ler