O governador Eduardo Riedel participou, nesta sexta-feira (29), de mais uma reunião do Fórum de Governadores do Brasil Central, que ocorreu na cidade de Rio Quente, em Goiás. Durante o evento, diversos temas de relevância nacional foram abordados, incluindo segurança pública, reforma tributária e o marco temporal, este último sendo uma questão de grande impacto para o estado de Mato Grosso do Sul.
Em relação ao marco temporal, o governador Riedel enfatizou a importância da segurança jurídica no campo, especialmente para os estados diretamente afetados por essa questão. Ele ressaltou que, após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o marco temporal, Mato Grosso do Sul enfrentou quatro invasões no Estado. O governador reforçou seu compromisso em não permitir a desordem prevalecer e destacou a necessidade de responsabilidade na resolução desses conflitos.
Riedel também defendeu a importância de equilibrar a segurança no campo com investimentos nas comunidades indígenas, buscando o desenvolvimento dessas aldeias enquanto se respeita sua cultura, tradição e beleza. Ele enfatizou a necessidade de evitar conflitos entre diferentes classes de brasileiros e promover a integração das comunidades indígenas, apoiando as atividades que eles priorizarem com base em sua cultura.
Outro ponto destacado pelo governador durante o evento foi a importância da cooperação entre os estados na área de segurança pública. Riedel propôs a implementação de ações conjuntas que envolvam inteligência, novos investimentos e integração das forças estaduais, municipais e federais. Ele enfatizou a eficácia das operações de segurança na fronteira de Mato Grosso do Sul, que contribuíram para a apreensão de quase mil toneladas de drogas em um ano.
O governador também destacou o compromisso de Mato Grosso do Sul com a transição energética e a sustentabilidade. Ele informou que o estado está caminhando para gerar 96% de sua energia a partir de fontes renováveis. Além disso, Riedel ressaltou que o Pantanal, um importante bioma do estado, tem 84% de sua área preservada e enfatizou a importância de mostrar esse compromisso ao mundo.
A reunião do Fórum de Governadores do Brasil Central também abordou a reforma tributária, que está em discussão no Congresso. Riedel informou que a bancada do Senado Federal de Mato Grosso do Sul já apresentou oito emendas à reforma, e destacou a necessidade de um debate responsável sobre a modernização do sistema tributário brasileiro.
O Consórcio Brasil Central, que reúne sete estados e representa 27 milhões de brasileiros em 875 municípios, tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento e a articulação política dessas regiões em pautas comuns que tragam benefícios econômicos e sociais para a população. O grupo também promove ações e atividades sustentáveis, compartilhando informações e experiências no setor.
No final da reunião, os governadores assinaram a "Carta de Goiás", documento que expressa o posicionamento dos gestores em relação aos assuntos discutidos durante o evento. Essa carta representa um compromisso conjunto dos estados do Brasil Central em busca de soluções para os desafios enfrentados pela região e pelo país como um todo. (Fonte: Assessoria de Comunicação)
Fotos: Guilherme Pimentel
Você também pode gostar de ler
Licenciamento 2026 começa em MS e placas 1 e 2 devem pagar em abril
Valor dentro do prazo é de R$ 240,50; conduzir veículo não licenciado é infração gravíssima
Publicado em 06/04/2026 às 08:10 - Atualizado em 06/04/2026 às 08:36 - Por Gabi Ferreira
Costa Rica lidera casos de dengue em MS e acende alerta na região norte
Boletim epidemiológico aponta alta incidência e avanço da doença em municípios como Figueirão e Paraíso das Águas
Publicado em 02/04/2026 às 08:08 - Atualizado em 02/04/2026 às 08:51 - Por Gabi Ferreira
IPVA 2026: vence hoje prazo para pagamento da terceira parcela
Contribuintes devem ficar atentos para evitar juros, multas e impedimentos no licenciamento do veículo
Publicado em 31/03/2026 às 10:08 - Atualizado em 31/03/2026 às 10:11 - Por Gabi Ferreira
Incêndio atinge fábrica de brinquedos em Aparecida do Taboado
Equipes de Três Lagoas, Paranaíba e da usina Alcovalle combateram o fogo. Ninguém ficou ferido e os danos foram apenas materiais
Publicado em 30/03/2026 às 06:50 - Atualizado em 30/03/2026 às 06:58 - Por Gabi Ferreira
Bebê de 1 mês morre por chikungunya; é o 5º óbito registrado em MS este ano
Caso foi registrado na Reserva Indígena de Dourados; governo estadual já trata situação como epidemia
Publicado em 25/03/2026 às 14:52 - Atualizado em 25/03/2026 às 15:13 - Por Gabi Ferreira
Pirarucu é classificado como invasor e tem pesca liberada no Pantanal
Espécie invasora poderá ser capturada sem limite em Mato Grosso do Sul, segundo norma do Ibama
Publicado em 20/03/2026 às 08:11 - Atualizado em 20/03/2026 às 08:15 - Por Gabi Ferreira
Coxim, Alcinópolis e Figueirão recebem carreta-palco do Circula Cultura MS
Projeto leva teatro, dança e circo gratuitos a 40 municípios; Camapuã, Sonora e Paraíso das Águas também estão entre as cidades
Publicado em 18/03/2026 às 09:13 - Atualizado em 18/03/2026 às 09:16 - Por Gabi Ferreira
Artesã de Rio Verde é homenageada na abertura da Semana do Artesão em MS
Feira Mãos que Criam reúne artesãos de 45 municípios e oito etnias indígenas em Campo Grande
Publicado em 17/03/2026 às 10:40 - Atualizado em 17/03/2026 às 11:52 - Por Gabi Ferreira
Coxim e Cassilândia terão Judiciário sem expediente nesta quinta e sexta-feira
Comarcas param por feriado de São José e ponto facultativo; atendimento será mantido apenas em regime de plantão
Publicado em 17/03/2026 às 09:00 - Atualizado em 17/03/2026 às 09:13 - Por Gabi Ferreira