Teve início nesta segunda-feira (2), em Alcinópolis, um mutirão de limpeza voltado ao combate do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. A ação segue até domingo (4) e é coordenada pelo setor de Controle de Vetores, com o apoio das Secretarias Municipais de Saúde, Obras e Meio Ambiente.
A concentração das equipes ocorre diariamente às 7h na sede da Secretaria Municipal de Saúde. O cronograma de atuação por áreas é o seguinte:
02/02: Rua Luzia Rezende Silva até Rua Galdino Flávio de Moraes
03/02: Rua Galdino Flávio de Moraes até Rua José Inácio Costa
04/02: Bairro Novo Belo Horizonte
O secretário interino de Saúde, João Abadio, reforçou a importância da iniciativa: “O mutirão é uma ação essencial que realizamos todos os anos. A participação da comunidade é fundamental para reduzirmos os focos do mosquito e, consequentemente, os casos de dengue em nossa cidade.”
O prefeito Weliton Guimarães também convocou a população: “Temos observado que a população tem atendido ao nosso chamado e isso faz toda a diferença. Juntos, podemos criar um ambiente mais saudável para todos. Contamos com a colaboração de cada cidadão para que essa ação seja um sucesso.”
A prefeitura orienta os moradores a manterem quintais e terrenos limpos, eliminando objetos que possam acumular água parada — principal ambiente de reprodução do mosquito. A mobilização comunitária é considerada essencial para o êxito da campanha e para a prevenção de novos casos da doença.
Fonte: Jornal MS Todo Dia
Você também pode gostar de ler
Alcinópolis recebe material do MS Alfabetiza para reforçar alfabetização nas escolas
Entrega foi divulgada pelo prefeito Weliton Guimarães e contempla alunos e professores da rede municipal
Publicado em 19/03/2026 às 18:26 - Atualizado em 19/03/2026 às 18:31 - Por Day Silva
Alcinópolis investe em educação ambiental e incentiva coleta seletiva nas escolas
Campanha envolve alunos da rede municipal e busca criar cultura sustentável no município; prefeito Weliton Guimarães afirma que objetivo é formar cidadãos mais conscientes
Publicado em 19/03/2026 às 09:12 - Por Gabi Ferreira
1ª Copa das Cidades reúne jovens atletas e marca abertura do torneio regional em Alcinópolis
Competição reúne equipes de quatro municípios e incentiva a prática esportiva entre crianças e adolescentes
Publicado em 16/03/2026 às 15:08 - Atualizado em 16/03/2026 às 15:09 - Por Day Silva
Prefeito e vereadores de Alcinopolis finalizam agenda em Brasília com mais de R$ 2 milhões em recursos
Durante reuniões com parlamentares, Weliton Guimarães apresentou demandas voltadas à agricultura, saúde e projetos sociais do município
Publicado em 12/03/2026 às 18:43 - Atualizado em 12/03/2026 às 20:34 - Por Day Silva
Prefeito de Alcinópolis, Weliton Guimarães articula recursos em Brasília e senador confirma R$ 2 milhões para escola
Verba será destinada à reforma e ampliação da Escola Municipal Alcino Carneiro; município também busca novos investimentos e equipamentos
Publicado em 11/03/2026 às 20:04 - Atualizado em 11/03/2026 às 20:08 - Por Day Silva
Tremor em Alcinópolis vira assunto entre moradores, mas ninguém relata ter sentido o abalo
Mesmo sem perceber o fenômeno, população comenta o registro de magnitude 2.0 e admite preocupação com possibilidade de novos tremores
Publicado em 09/03/2026 às 17:56 - Atualizado em 09/03/2026 às 18:06 - Por Day Silva
Primeiro tremor de terra de 2026 em MS é registrado em Alcinópolis
O registro foi feito pela Rede Sismográfica Brasileira e pelo Centro de Sismologia da USP
Publicado em 09/03/2026 às 16:40 - Atualizado em 09/03/2026 às 17:11 - Por Day Silva