Mais de 180 mil estudantes da REE/MS (Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul) retornam às salas de aula nesta segunda-feira, 9 de fevereiro, em 352 unidades escolares distribuídas em todos os municípios do Estado.
O retorno dos estudantes ocorre após a realização da Jornada Formativa, promovida pela SED (Secretaria de Estado de Educação), entre os dias 3 e 6 de fevereiro. O encontro reuniu professores, coordenadores pedagógicos e equipes gestoras da Rede, com foco no planejamento pedagógico, no alinhamento das ações educacionais e na preparação para o acolhimento dos alunos.
Durante a Jornada Formativa, os profissionais da Educação participaram de momentos de estudo, troca de experiências e orientações estratégicas, fortalecendo as práticas pedagógicas que nortearão o trabalho ao longo do ano.
Com a retomada das aulas, as Unidades Escolares de todo Estado estão preparadas para receber os estudantes em ambientes organizados, seguros e voltados à aprendizagem.
“O retorno dos estudantes às escolas representa a concretização de todo o planejamento construído durante a Jornada Formativa. É um momento de acolhimento, de retomada da rotina escolar e de reafirmação do nosso compromisso com a aprendizagem, com a equidade e com a qualidade do Ensino Público em Mato Grosso do Sul”, destaca o secretário de Estado de Educação, Hélio Daher.
Novidades para 2026
Presente em todos os municípios de Mato Grosso do Sul, neste ano a REE passa a contar com três novas unidades escolares, localizadas nos municípios de Campo Grande, Ribas do Rio Pardo e Ponta Porã, ampliando assim o total de escolas da Rede para 352.
Em Campo Grande, a novidade é a Escola Estadual Vereador Cristóvão Silveira, localizada no Jardim Noroeste, que trabalha com a oferta do Ensino Fundamental – Anos Finais (8º e 9º anos), o Ensino Médio, Educação Profissional e, no período noturno, a EJA Mulher (Educação de Jovens e Adultos), já iniciada no segundo semestre de 2025.
No município de Ribas do Rio Pardo, a Escola Estadual Professora Maria Augusta Costa Ramos da Silva conta com turmas de Ensino Fundamental – Anos Iniciais (4º e 5º anos), o Ensino Fundamental – Anos Finais, Ensino Médio e Educação Profissional.
Já em Ponta Porã, a nova unidade é a Escola Estadual Professor Adir Teixeira de Oliveira, que atende turmas de Ensino Fundamental – Anos Finais, Ensino Médio e Educação Profissional.
Autodesignação
O período de pré-matrículas da Rede Estadual de Ensino foi aberto em novembro de 2025 e seguiu até as primeiras semanas de 2026. Contudo, para quem ainda tem interesse em ingressar na REE, é possível por meio do processo conhecido como “autodesignação”.
A etapa permanece aberta durante o ano todo, permitindo que pais/responsáveis preencham os dados e realizem as matrículas nas unidades com vagas disponíveis, conforme sistema da Central de Matrículas.
Atendimento
Em caso de eventuais dúvidas, o contato da Central, por telefone, é pelo número 0800-647-0028 (telefone fixo) ou 3314-1212 (telefone celular). No endereço virtual da Matrícula Digital a SED também disponibiliza outros números para contato.
Para o atendimento presencial, em Campo Grande, o local é a Central de Matrículas, localizada na rua Joaquim Murtinho, 2612 – Itanhangá Park. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.
Para o atendimento presencial nas demais regiões do Estado, os interessados também podem procurar pela unidade escolar da Rede Estadual de Ensino mais próxima.
Fonte e foto: Governo de MS
Você também pode gostar de ler
Paranaíba abre processo seletivo para contratação temporária em áreas da rede municipal
Oportunidades incluem vagas para monitor da Educação Especial, serviços gerais, cozinheiro e motorista do transporte escolar
Publicado em 06/08/2026 às 17:06 - Atualizado em 06/08/2026 às 17:09 - Por Camila Borges
Alcinópolis inicia segundo semestre letivo da Rede Municipal de Ensino nesta quarta-feira (5)
Estudantes da rede municipal voltam às salas de aula após o recesso escolar; Secretaria de Educação destaca acolhimento e compromisso com a qualidade do ensino
Publicado em 04/08/2026 às 13:15 - Atualizado em 04/08/2026 às 13:22 - Por Camila Borges
Cassilândia destina mais de R$ 522 mil para obras na Educação após remanejamento orçamentário
Decreto publicado pela Prefeitura autoriza crédito suplementar para investimentos em infraestrutura da rede municipal de ensino
Publicado em 28/07/2026 às 15:01 - Atualizado em 28/07/2026 às 15:13 - Por Camila Borges
Prouni 2026/2: prazo para comprovar informação de inscrição acaba hoje
Candidato deve entregar documento na faculdade onde foi selecionado
Publicado em 24/07/2026 às 16:18 - Atualizado em 24/07/2026 às 16:41 - Por Camila Borges
Prouni abre inscrições para o segundo semestre; prazo termina na sexta-feira
Programa oferece bolsas integrais e parciais em faculdades particulares; seleção é feita com base na nota do Enem
Publicado em 06/07/2026 às 18:00 - Atualizado em 06/07/2026 às 18:01 - Por Ana Benitez
Chapadão do Sul recebe em julho curso de Arrais e Motonauta; Wavegar também oferece serviços de regularização náutica
As inscrições seguem abertas até 24 de julho para a turma que será realizada entre 30 de julho e 2 de agosto.
Publicado em 02/07/2026 às 16:06 - Atualizado em 02/07/2026 às 16:09 - Por Ana Benitez
Parceria entre Arauco e Prefeitura investe R$ 316 mil na alfabetização de estudantes em Inocência
Projeto já capacitou 60 professores e atende cerca de 700 crianças da rede municipal de ensino
Publicado em 30/06/2026 às 17:21 - Atualizado em 30/06/2026 às 17:36 - Por Ana Benitez
Chapadão do Sul entra em ranking da FETEMS por não respeitar piso e carreira dos professores e acende alerta
Levantamento aponta municípios que não aplicam piso do magistério para nível médio, situação que, segundo a Federação, contribui para o desmonte da carreira docente
Publicado em 24/06/2026 às 17:39 - Atualizado em 24/06/2026 às 17:40 - Por Ana Benitez
Brasil registra menor taxa de analfabetismo desde 2016, aponta IBGE
Índice caiu para 4,9% em 2025 e fica abaixo de 5% pela primeira vez na série histórica da PNAD Contínu
Publicado em 19/06/2026 às 16:10 - Atualizado em 19/06/2026 às 18:29 - Por Ana Benitez
Copa do Mundo pode ajudar crianças a lidar com frustrações e aprender sobre respeito e limites
Vitórias e derrotas no futebol abrem espaço para conversar sobre emoções e comportamento
Publicado em 18/06/2026 às 18:42 - Atualizado em 18/06/2026 às 18:43 - Por Ana Benitez