A Câmara Municipal de Chapadão do Sul realizou, nesta segunda-feira (9), a 1534ª Sessão Ordinária da 2ª Sessão Legislativa da 10ª Legislatura. A reunião marcou o início das sessões presenciais no período da manhã, às 8h. A transmissão pela rádio segue no horário tradicional, às 19h, garantindo o acesso da população aos trabalhos legislativos.
Durante o expediente, os vereadores apresentaram indicações voltadas a áreas prioritárias do município, como habitação, educação, saúde, assistência social, mobilidade urbana e infraestrutura. Entre os pedidos estão a criação do Programa Municipal Cheque Moradia; a concessão de indenização por deslocamento a motoristas que transportam alunos e atletas; a realização da Semana do Empreendedorismo Escolar; a implantação de um Centro Especializado em Pediatria; e a concessão de auxílio-moradia a mulheres vítimas de violência doméstica.
Também foram solicitadas melhorias em equipamentos públicos, como a instalação de bancos e coberturas no ESF Esplanada; a construção de um novo ginásio de esportes; a implantação de faixas elevadas em frente às escolas; o remanejamento do Pátio de Obras; a construção de uma creche no Bairro Greenville; a adequação de rampas de acessibilidade conforme a ABNT NBR 9050; e a implantação de redutores de velocidade na Avenida das Andorinhas.
A pauta incluiu ainda pedidos para a instalação de ponto de ônibus da saúde no Bairro Esplanada 5; a substituição de poste de alta tensão no Bairro Esperança; a reestruturação completa do Canil Municipal, com melhorias estruturais, atendimento veterinário e campanhas de adoção; a aquisição de mais um caminhão para a coleta de resíduos sólidos; e a ampliação do CEI Flamboyant, com novas salas de aula.
Os vereadores também indicaram a análise da adoção de jornada contínua de seis horas no Paço Municipal, a correção de irregularidades no asfalto em pontos críticos da cidade e a melhoria da iluminação pública na Praça do Bairro Planalto, especialmente na área do playground.
Durante a sessão, foram apresentadas Moções de Aplausos aos atletas Gilvan Ferreira da Silva Júnior, campeão sul-mato-grossense de motocross na categoria MX1, e Maria Eduarda da Silva Mattos, campeã da 8ª Copa Mutante IFBB 2025, na categoria Bikini Única.
Na Mensagem do Executivo, foi apresentado o Projeto de Lei nº 71/2026, que autoriza o Poder Executivo a realizar reparos, melhorias e a conservação da Estrada Vicinal Rio Grande, no entroncamento com a MS-306.
A Câmara Municipal reforça que mantém os trabalhos pautados pela transparência, diálogo e participação popular, com sessões abertas ao público e transmissões regulares.
Fonte: Jornal MS Todo Dia
Você também pode gostar de ler
Corpo é encontrado em decomposição dentro de kitnet após moradores sentirem mau cheiro
Bombeiros e Polícia Militar foram acionados na manhã desta quarta-feira (5); perícia deve apontar identidade da vítima e causa da morte
Publicado em 05/08/2026 às 16:31 - Atualizado em 05/08/2026 às 16:53 - Por Camila Borges
Embalagens de agrotóxicos descartadas a céu aberto viram alvo de investigação em Paraíso das Águas
Inquérito Civil apura possível dano ambiental após fiscalização da Iagro encontrar resíduos expostos a céu aberto
Publicado em 29/07/2026 às 07:18 - Atualizado em 29/07/2026 às 07:40 - Por Gabi Ferreira
Suspeito é levado à delegacia após PM apreender maconha durante abordagem em Chapadão do Sul
Homem de 34 anos admitiu ser o proprietário da droga e afirmou que o entorpecente era para consumo próprio
Publicado em 20/07/2026 às 16:46 - Atualizado em 20/07/2026 às 17:06 - Por Camila Borges
Presidente da Câmara Marcelo Costa fortalece esporte amador com apoio ao time Bio Cerradinho em Chapadão do Sul
Reconhecimento publicado nas redes sociais destaca o incentivo do presidente da Câmara ao futebol amador e o fortalecimento das equipes do município.
Publicado em 18/07/2026 às 19:34 - Por Renan Carrijo
Vereador Marcelo Costa e Walter Schlatter oficializam nova gestão do Hospital e fortalecem a saúde de Chapadão do Sul
Assinatura do Contrato de Gestão reforça a parceria entre Câmara e Prefeitura por uma saúde mais moderna, eficiente e humanizada.
Publicado em 07/07/2026 às 16:28 - Atualizado em 07/07/2026 às 16:50 - Por Ana Benitez
Após pedido do MPMS, motorista é condenado por dirigir sob efeito de maconha em Chapadão do Sul
Condutor havia sido absolvido em primeira instância, mas Tribunal considerou que confissão e depoimentos dos policiais comprovam que ele colocou a segurança no trânsito em risco
Publicado em 03/07/2026 às 14:27 - Por Ana Benitez
Menino de 1 ano e 10 meses morre após afogamento em propriedade rural de Chapadão do Sul
Bombeiros orientaram familiares por videochamada a iniciarem manobras de reanimação antes da chegada da equipe, mas criança não resistiu
Publicado em 01/07/2026 às 14:36 - Atualizado em 01/07/2026 às 14:37 - Por Ana Benitez
Prefeitura de Chapadão do Sul esclarece informações sobre gestão do hospital
Município afirma que dúvidas foram esclarecidas e que processo foi aprovado por unanimidade pelo Conselho de Saúde
Publicado em 15/06/2026 às 18:38 - Atualizado em 15/06/2026 às 18:39 - Por Ana Benitez
Prefeitura de Chapadão inicia mudança na gestão do hospital com questionamentos em reunião do Conselho de Saúde
Ata do Conselho Municipal de Saúde registra debate sobre pontos operacionais durante processo de transição
Publicado em 11/06/2026 às 17:23 - Atualizado em 15/06/2026 às 17:27 - Por Ana Benitez