A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul (PCMS) deu um passo fundamental na modernização do atendimento às mulheres em situação de vulnerabilidade. A partir de agora, o site oficial da instituição conta com um canal direto e simplificado para a solicitação de Medidas Protetivas Online, uma inovação que visa reduzir drasticamente o tempo de resposta do Estado em casos de violência doméstica e familiar.
A medida foi formalizada através da Portaria Normativa nº 244/2025/DGPC/MS e resulta de uma articulação estratégica entre o Núcleo Institucional de Cidadania (NIC), a Delegacia-Geral e a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica do TJMS.
Agilidade e Acessibilidade
A nova ferramenta funciona por meio de um banner intuitivo no endereço eletrônico da PCMS. Ao clicar, a vítima é redirecionada imediatamente para o sistema do Tribunal de Justiça (https://sistemas.tjms.jus.br/medidaProtetiva/). O objetivo é que o portal da Polícia Civil sirva como uma “porta de entrada” ágil, onde a mulher encontra todas as orientações necessárias e consegue protocolar seu pedido de forma 100% digital.
Integração Técnica
A implementação foi um esforço conjunto com a SETDIG (Secretaria Executiva de Transformação Digital), sob a coordenação da ASSERICOM (Assessoria de Comunicação da PCMS). Além do atalho para o pedido, o site também disponibiliza o link para o inteiro teor da portaria no Diário Oficial, garantindo transparência e segurança jurídica ao procedimento.
“Nossa gestão tem um compromisso inegociável: a eficiência operacional. Com essa nova integração tecnológica, estamos rompendo com um passado de fluxos que dependiam exclusivamente de trâmites físicos e deslocamentos lentos. Agora, o processo ganha a velocidade do mundo digital, o que é fundamental para assegurar que a proteção judicial chegue à vítima no menor tempo possível. ” Destaca o Delegado-Geral, Dr. Lupérsio Degerone Lucio.
Como acessar?
As mulheres que necessitarem de proteção urgente podem acessar o site www.pc.ms.gov.br e buscar pelo banner “Medida Protetiva Online”. O serviço está disponível 24 horas por dia, de qualquer dispositivo com acesso à internet.
Fonte e foto: PCMS
Você também pode gostar de ler
Furto de defensivos agrícolas causa prejuízo de R$ 100 mil em fazenda de Cassilândia
Criminosos arrombam contêiner e levam quase três toneladas de herbicidas em propriedade rural às margens da MS-306
Publicado em 10/02/2026 às 07:55 - Atualizado em 10/02/2026 às 08:16 - Por Day Silva
Suspeito é preso por tráfico durante abordagem policial em Sonora
Homem tentou fugir ao perceber viatura e foi flagrado com cocaína e maconha
Publicado em 09/02/2026 às 17:25 - Por Redação
Homem é preso após agredir companheira e persegui-la com faca em Costa Rica
Homem é preso após agredir companheira e persegui-la com faca em Costa Rica
Publicado em 09/02/2026 às 16:08 - Atualizado em 09/02/2026 às 16:17 - Por Redação
Mulher é presa após atacar pai idoso, incendiar bens e provocar caos em residência de Costa Rica
Polícia flagrou autora ateando fogo em objetos e ameaçando vítima de 64 anos no bairro Jardim Afonso II
Publicado em 09/02/2026 às 14:10 - Atualizado em 09/02/2026 às 14:13 - Por Redação
Homem é acusado de agredir esposa durante processo de separação em Chapadão do Sul
Violência doméstica foi registrada na tarde deste sábado no bairro Parque União; autor fugiu após as agressões
Publicado em 09/02/2026 às 12:50 - Atualizado em 09/02/2026 às 12:51 - Por Day Silva
Operação integrada prende mulher com drogas em Chapadão do Sul e apreende entorpecentes em Goiás
Além da prisão em Mato Grosso do Sul, a ação conjunta possibilitou a interceptação de uma segunda carga de drogas com destino a Goiânia/GO
Publicado em 09/02/2026 às 11:22 - Atualizado em 09/02/2026 às 12:00 - Por Day Silva
Dois foragidos são capturados em Costa Rica e Chapadão do Sul
Em Chapadão do Sul e Costa Rica, homens com mandados de prisão por furto e débitos alimentícios foram detidos; 2026 já soma 18 prisões na área da 4ª CIPM.
Publicado em 09/02/2026 às 10:57 - Atualizado em 09/02/2026 às 11:20 - Por Day Silva
Homem é preso em Costa Rica por estupro e exploração sexual de menores
Investigação aponta ao menos seis vítimas; suspeito oferecia dinheiro, comida e bebidas para aliciar jovens
Publicado em 09/02/2026 às 07:32 - Atualizado em 09/02/2026 às 08:33 - Por Day Silva
Detenta põe fogo em colchões na Delegacia da Polícia Civil de Costa Rica
Incêndio foi controlado pelo Corpo de Bombeiros e não houve vítimas
Publicado em 09/02/2026 às 00:03 - Atualizado em 09/02/2026 às 00:09 - Por Renan Carrijo
Acidente entre motocicletas envolve entregador de gás e deixa feridos em Costa Rica
Corpo de Bombeiros atuou no resgate e vítimas foram encaminhadas à Fundação Hospitalar
Publicado em 08/02/2026 às 22:31 - Atualizado em 08/02/2026 às 22:50 - Por Renan Carrijo