Mato Grosso do Sul registrou a abertura de 1.254 novas empresas no primeiro mês de 2026, conforme dados da Junta Comercial de Mato Grosso do Sul (Jucems), divulgados hoje (9). O resultado representa o segundo maior número de registros já contabilizados para o mês de janeiro, reforçando a constância do ambiente favorável aos negócios no Estado.
O setor de serviços liderou o ranking, com 982 empresas abertas, o que corresponde a 78,31% do total. Na sequência aparece o comércio, com 244 novos empreendimentos (19,4%), enquanto a indústria respondeu por 28 empresas, representando 2,23% das aberturas no período.
Entre as atividades econômicas que mais se destacaram estão as atividades médicas ambulatoriais, holdings e instituições não financeiras e os serviços combinados de escritório e apoio administrativo, evidenciando a diversificação da base produtiva e o fortalecimento do setor terciário.
No ranking dos municípios, Campo Grande concentrou o maior número de novas empresas, com 546 registros em janeiro. Em seguida aparecem Dourados (120), Três Lagoas (45), Corumbá (28) e Naviraí (20).
De acordo com o diretor-presidente da Jucems, Nivaldo Domingos, o desempenho confirma a regularidade no crescimento do empreendedorismo no Estado.
“Em janeiro de 2026, a Junta Comercial do Estado de Mato Grosso do Sul contabilizou 1.254 novos registros de empresas, representando o segundo maior número de aberturas no período. Com este resultado, espera-se que o crescimento econômico e o desenvolvimento do Estado impulsionem, em 2026, um novo recorde de abertura de empresas”, destacou.
O secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, analisou os dados.
"Nós tivemos dois movimentos importantes. Nessa questão da abertura a gente vê claramente uma concentração na área de serviço que é decorrente novamente da expansão do próprio processo econômico. Por um outro lado nós tivemos também avanço na questão de fusões e holdings em função da alteração da regra de tributação do ganho de capital. Então nós tivemos uma grande abertura de novas empresas de holdings voltada decorrente da própria mudança na realização", ressaltou.
Verruck avaliou ainda que o resultado mostra uma continuidade do processo de abertura de empresas no Estado, que vem batendo recordes sucessivos.
"Isso acontece por conta do aumento do nível de atividade econômica. Os números refletem o ambiente econômico favorável e as políticas públicas voltadas ao fortalecimento do empreendedorismo em Mato Grosso do Sul. O Estado vem consolidando um cenário de confiança para quem quer investir e empreender. Esses resultados demonstram que MS oferece segurança jurídica, agilidade nos processos e um conjunto de ações estruturantes voltadas ao desenvolvimento econômico sustentável”, concluiu.
Fonte e foto: Governo de MS
Você também pode gostar de ler
Governo de MS reafirma apoio à produção de pesquisa e desenvolvimento da pecuária no Estado
Riedel reforça apoio à Embrapa em posse histórica com primeira mulher na chefia em MS; Mariana de Aragão Pereira assume liderança
Publicado em 24/03/2026 às 07:55 - Atualizado em 24/03/2026 às 08:24 - Por Gabi Ferreira
Desenvolvimento e conservação ambiental: MS sedia encontro de líderes globais que antecede COP15
Governador Eduardo Riedel participou do evento, juntamente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e também o presidente do Paraguai, Santiago Peña
Publicado em 23/03/2026 às 18:29 - Atualizado em 23/03/2026 às 18:43 - Por Day Silva
Conexão sem fronteira: espaço aberto ao público durante COP15 vai receber debates e atividades culturais
Ao longo da semana, cada dia destaca diferentes dimensões da conservação
Publicado em 20/03/2026 às 17:19 - Atualizado em 20/03/2026 às 18:07 - Por Day Silva
Governo de MS institui Cadastro Positivo para incentivar regularidade fiscal e simplificar ambiente tributário
O programa tem como finalidade estimular contribuintes e responsáveis tributários à regularidade fiscal
Publicado em 19/03/2026 às 13:11 - Atualizado em 19/03/2026 às 13:13 - Por Day Silva
Com foco no crescimento sustentável, governador de MS assume presidência do Consórcio Brasil Verde
O Consórcio Brasil Verde é iniciativa pioneira que reúne 15 estados brasileiros em ação conjunta para enfrentar mudanças climáticas
Publicado em 18/03/2026 às 14:09 - Atualizado em 18/03/2026 às 14:11 - Por Day Silva
Dia “B” da Saúde Bucal mobiliza municípios de MS com técnica minimamente invasiva para tratar cárie em crianças
Ação integra movimento nacional e aposta em estratégia eficaz e sem uso de motor odontológico para ampliar o cuidado com a saúde bucal infantil
Publicado em 17/03/2026 às 12:16 - Por Day Silva
MS discute em Brasília parceria estratégica com a Bolívia e maior integração nas áreas de energia e logística
O evento contou com a presença do presidente boliviano, Rodrigo Paz, do governador sul-mato-grossense, Eduardo Riedel, e do secretário estadual de Desenvolvimento, Jaime Verruck
Publicado em 16/03/2026 às 17:48 - Atualizado em 16/03/2026 às 17:52 - Por Day Silva
Novo Leilão do Detran-MS oferece boas oportunidades para motociclistas, com 127 motos para circulação
Na modalidade de leilão de veículo que podem circular, são oferecidos 164 lotes, sendo 127 motocicletas
Publicado em 14/03/2026 às 08:30 - Atualizado em 14/03/2026 às 08:35 - Por Day Silva