O deputado estadual Pedro Caravina apresentou ao Governo de Mato Grosso do Sul uma indicação para incluir dispositivo na Lei Estadual nº 1.102/1990, com o objetivo de garantir ao servidor público estadual o direito de exercer suas funções no mesmo município onde cônjuge, filho ou dependente com deficiência esteja em tratamento de saúde.
A proposta visa permitir acompanhamento contínuo e assistência direta às famílias em situações delicadas. Segundo o parlamentar, a distância entre o local de trabalho do servidor e o município de tratamento compromete o cuidado adequado e gera desgaste físico e emocional à família.
“Quando o cuidado é indispensável, é fundamental que haja presença, previsibilidade e estabilidade. A imposição funcional que mantém o responsável legal em cidade diversa pode agravar ainda mais uma situação que já é sensível”, destaca Caravina.
A iniciativa tem respaldo no Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei Federal nº 13.146/2015), que garante condições para o exercício pleno de direitos, com foco no acesso à saúde, reabilitação e convívio familiar.
Caravina também argumenta que a medida atende ao interesse público, pois pode reduzir afastamentos frequentes, pedidos de remoção e instabilidade funcional, gerando mais eficiência na gestão de pessoal.
A demanda foi encaminhada ao gabinete do deputado pela Associação dos Oficiais Investigadores de Polícia de MS, que ressaltou a importância da proposta para servidores que convivem com essa realidade em diversas regiões do Estado.
Fonte: Jornal MS Todo Dia
Você também pode gostar de ler
Deputada Mara Caseiro pede convênio para construção de Lar dos Idosos em Costa Rica
Proposta encaminhada ao Governo do Estado busca ampliar acolhimento e atender demanda crescente da população idosa no município
Publicado em 24/03/2026 às 16:38 - Atualizado em 24/03/2026 às 16:39 - Por Day Silva
Por pedido do Deputado Caravina, audiência pública vai discutir falhas no fornecimento de energia em MS
Encontro proposto pelo deputado estadual será realizado no dia 25 de março na Assembleia Legislativa
Publicado em 20/03/2026 às 08:24 - Atualizado em 20/03/2026 às 10:40 - Por Gabi Ferreira
Gerson Claro reforça valorização dos servidores com entrega de uniformes na ALEMS
Iniciativa contemplou 115 peças para equipes internas e destaca compromisso com melhores condições de trabalho
Publicado em 19/03/2026 às 06:44 - Atualizado em 19/03/2026 às 06:50 - Por Gabi Ferreira
Soraya anuncia mais R$ 2 milhões e amplia Caravana da Castração em MS
Com novo investimento, ação deve atender mais 5 mil animais e chegar a cidades que ainda não foram contempladas no Estado
Publicado em 18/03/2026 às 13:34 - Atualizado em 18/03/2026 às 13:39 - Por Day Silva
Rúbia Schmidt assume presidência do PL Mulher e amplia protagonismo feminino na política local
Empresária e ex-agente de saúde, Rúbia lidera o PL Mulher no município com foco em força, representatividade e oportunidades para mulheres na política
Publicado em 18/03/2026 às 08:48 - Atualizado em 18/03/2026 às 10:20 - Por Gabi Ferreira
Mara Caseiro solicita viatura da PM para reforçar segurança em Paraíso das Águas
Pedido foi encaminhado ao governador e autoridades da área diante do crescimento do município
Publicado em 18/03/2026 às 07:47 - Atualizado em 18/03/2026 às 08:44 - Por Gabi Ferreira
Pesquisa aponta liderança ampla de Eduardo Riedel na disputa pelo governo de MS
Levantamento do IPR/Correio do Estado mostra governador com quase 48% das intenções de voto no cenário estimulado
Publicado em 17/03/2026 às 07:23 - Atualizado em 17/03/2026 às 07:24 - Por Gabi Ferreira
Deputado estadual Gerson Claro propõe dar nome de Emigdio Antonio Sandri a trecho da MS-380
Projeto prevê que rodovia entre Ponta Porã e a BR-463 receba a denominação oficial em homenagem ao morador da região
Publicado em 12/03/2026 às 18:37 - Atualizado em 12/03/2026 às 18:38 - Por Day Silva
Emenda de Soraya garante atendimento oftalmológico e óculos gratuitos a estudantes da rede pública em MS
Projeto do IFMS financiado com R$ 1,05 milhão destinados pela senadora já beneficia alunos em três cidades e pretende alcançar cerca de quatro mil estudantes
Publicado em 10/03/2026 às 16:50 - Atualizado em 10/03/2026 às 17:00 - Por Day Silva