O susto provocado pelo temporal que atingiu Chapadão do Sul na tarde desta quarta-feira (18) - com vendaval e intensa queda de granizo que deixou quintais cobertos por gelo - reforça o alerta para esta quinta-feira (19). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Mato Grosso do Sul segue sob aviso de perigo para chuvas intensas, com risco de rajadas de vento e novos episódios de granizo.
A tempestade de ontem em Chapadão foi registrada no fim da tarde e causou transtornos em diferentes pontos da cidade, surpreendendo moradores pela força do vento e pelo volume de gelo acumulado em poucos minutos .
Para esta quinta, o Inmet mantém alerta laranja válido até sexta-feira (20), indicando possibilidade de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora, podendo chegar a 100 milímetros no dia, além de ventos de até 100 km/h e risco de granizo .
O cenário para o Norte e Bolsão do Estado é de tempo quente e abafado, com aumento de nuvens ao longo do dia e pancadas de chuva típicas de verão, que podem ocorrer de forma isolada, mas com intensidade.
Costa Rica – Sol entre nuvens, calor durante a manhã e pancadas de chuva entre a tarde e a noite. Máximas próximas dos 32°C a 34°C, com sensação de abafamento e risco de rajadas de vento.
Alcinópolis – Dia quente, aumento de nebulosidade e possibilidade de chuva isolada no período da tarde.
Cassilândia – Predomínio de sol pela manhã, com pancadas rápidas de chuva e trovoadas no fim do dia.
Paraíso das Águas – Calor e tempo abafado, com chance de chuva moderada e ventos ocasionais.
Pedro Gomes – Céu parcialmente nublado, pancadas isoladas e possibilidade de descargas elétricas.
Sonora – Dia de sol forte intercalado com nuvens; chuva pode ocorrer de forma localizada à tarde.
Camapuã – Tempo instável, com variação de nuvens e possibilidade de temporais isolados.
A combinação de calor elevado, alta umidade e áreas de instabilidade favorece a formação rápida de nuvens carregadas - o mesmo fenômeno que resultou no temporal de granizo em Chapadão do Sul. Diante do alerta vigente, a orientação é para que moradores redobrem atenção com rajadas de vento, risco de queda de galhos, destelhamentos e alagamentos pontuais, principalmente no fim da tarde e à noite.
Você também pode gostar de ler
Chapadão do Sul e Paraíso das Águas tem mínima de 10°C; região segue sob alerta de chuva e queda de temperatura
INMET emite avisos de chuvas intensas e declínio de temperatura para esta quarta-feira; máximas não devem passar dos 19°C nos municípios da região
Publicado em 24/06/2026 às 07:54 - Atualizado em 24/06/2026 às 07:58 - Por Gabi Ferreira
Com atuação de frente fria, Defesa Civil alerta população para queda de temperatura em MS
A expectativa é de que esta seja a onda de frio mais intensa registrada em Mato Grosso do Sul em 2026 e pode provocar geada no Estado
Publicado em 23/06/2026 às 14:11 - Atualizado em 23/06/2026 às 14:14 - Por Gabi Ferreira
Semana começa com calor em Costa Rica, Chapadão do Sul e Sonora, mas frente fria já tem data para chegar; veja previsão
Nesta segunda-feira (22), as temperaturas máximas devem variar entre 31°C e 33°C, enquanto as mínimas ficam entre 17°C e 20°C
Publicado em 22/06/2026 às 06:45 - Atualizado em 22/06/2026 às 06:54 - Por Gabi Ferreira
Alerta com palavra 'misantropia' dispara em celulares e assusta moradores de MS
Defesa Civil afirma que não enviou mensagem e investiga possível ação de hackers; alerta sobre tornado que circulou depois também é falso
Publicado em 20/06/2026 às 08:47 - Atualizado em 20/06/2026 às 08:48 - Por Ana Benitez
Outono se despede com mínimas de 14º em Costa Rica e região
Frio perde força durante a tarde e temperaturas podem chegar aos 28°C na região norte e Bolsão de MS
Publicado em 20/06/2026 às 07:24 - Atualizado em 20/06/2026 às 07:25 - Por Ana Benitez
Com máxima de 33°C, calor ganha força e Alcinópolis e Costa Rica podem ter pancadas isoladas nesta sexta-feira
Paraíso das Águas e Camapuã registram as maiores temperaturas do dia; previsão indica aumento do calor e possibilidade de chuva em parte da região
Publicado em 19/06/2026 às 06:45 - Atualizado em 19/06/2026 às 09:32 - Por Gabi Ferreira
Com mínima de 13°C, frio persiste e quarta-feira será de tempo firme na região Norte e Bolsão de MS
Costa Rica, Chapadão do Sul, Cassilândia e Paranaíba registram as menores temperaturas; previsão indica céu com poucas nuvens e sem chuva
Publicado em 17/06/2026 às 06:59 - Atualizado em 17/06/2026 às 07:00 - Por Gabi Ferreira