Morador de Coxim registrou uma cena inusitada na manhã desta terça-feira (17), na região central da cidade. Um cateto (Pecari tajacu), também conhecido como caititu ou porco-do-mato, foi visto circulando pelas ruas da cidade, chamando a atenção de moradores e comerciantes.
O animal foi avistado por Kleberson Bérso, de 39 anos, que fez imagens do momento em que o mamífero caminhava nas proximidades da praça central e pela rua Viriato Bandeira. Tranquilo, o cateto percorreu parte da área urbana e chegou a entrar no estacionamento de uma cooperativa, onde permaneceu por alguns minutos.
A Polícia Militar Ambiental (PMA) foi acionada para realizar o resgate. Antes da chegada da equipe, no entanto, o animal acabou fugindo novamente.
Típico dos biomas brasileiros, o cateto é um mamífero silvestre que costuma viver em áreas de vegetação nativa. A presença dele no perímetro urbano reforça a proximidade entre a cidade e áreas de mata, além de servir de alerta para que, em situações semelhantes, a população acione os órgãos ambientais, evitando riscos tanto para as pessoas quanto para o próprio animal.
Foto e fonte: Coxim Agora
Você também pode gostar de ler
Camapuã destrói mais de 400 quilos de drogas em operação da Polícia Civil
Maconha, skunk e cocaína apreendidos em ações policiais foram incinerados com acompanhamento do Ministério Público e Vigilância Sanitária Municipal
Publicado em 21/05/2026 às 13:29 - Atualizado em 21/05/2026 às 13:34 - Por Day Silva
Policiais salvam recém-nascido engasgado em Aparecida do Taboado
Bebê havia aspirado leite durante a amamentação e chegou ao quartel da PM com dificuldades para respirar
Publicado em 21/05/2026 às 10:47 - Atualizado em 21/05/2026 às 10:48 - Por Gabi Ferreira
Motociclista é flagrado com cocaína e sem CNH em Chapadão do Sul
Condutor tentou acelerar ao perceber aproximação da viatura e acabou preso pela Polícia Militar
Publicado em 21/05/2026 às 09:21 - Atualizado em 21/05/2026 às 09:22 - Por Gabi Ferreira
Força-tarefa apreende mais de 750 quilos de carnes impróprias para consumo em Paranaíba
Fiscalização conjunta da IAGRO, DECON e Polícia Civil encontrou produtos sem inspeção sanitária, com sinais de abate clandestino e risco de contaminação cruzada
Publicado em 21/05/2026 às 08:58 - Por Gabi Ferreira
Motorista é preso por dirigir embriagado e trafegar em zigue-zague em Sonora
Condutor de 59 anos apresentava sinais visíveis de embriaguez, segundo a Polícia Militar
Publicado em 21/05/2026 às 07:20 - Atualizado em 21/05/2026 às 07:46 - Por Gabi Ferreira
Empresário dá tapa no rosto de menino de 12 anos em comércio e é denunciado por maus-tratos em Figueirão
Criança foi levada ao hospital chorando, com tremores e dores no ouvido; caso será investigado pela Polícia Civil
Publicado em 20/05/2026 às 18:09 - Atualizado em 20/05/2026 às 21:47 - Por Murilo Mendes
Procurado por tráfico em São Paulo foge da polícia em Cassilândia e deixa mais de 4 kg de drogas em casa
No imóvel, onde moravam crianças, foram encontrados tabletes de maconha, crack, skunk e comprimidos sintéticos
Publicado em 20/05/2026 às 18:41 - Atualizado em 20/05/2026 às 18:43 - Por Murilo Mendes
Idoso é preso por violência doméstica contra companheira de 85 anos em Rio Verde de Mato Grosso
Mulher acionou o 190 e relatou que o suspeito havia ingerido bebida alcoólica antes das ameaças dentro da residência do casal
Publicado em 20/05/2026 às 14:48 - Atualizado em 20/05/2026 às 14:54 - Por Murilo Mendes