A sexta-feira (20) começou com o céu entre nuvens e sensação de abafamento em Costa Rica. Depois de uma sequência de temporais que castigaram o norte do Estado nos últimos dias, a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém o alerta: o calor continua, mas as instabilidades seguem avançando e podem provocar novas pancadas de chuva ao longo do dia.
De acordo com boletim publicado na manhã desta sexta-feira, o Estado segue com sol entre nuvens, aumento de nebulosidade e risco de pancadas mais frequentes a partir da tarde, com possibilidade de tempestades isoladas e rajadas de vento que podem superar os 60 km/h. O Inmet mantém aviso de chuvas intensas válido até hoje (20), com previsão de acumulados que podem chegar a 50 milímetros por dia e ventos entre 40 e 60 km/h.
Em Costa Rica, a máxima deve se aproximar dos 30°C, repetindo o padrão observado em cidades da região norte, onde os termômetros ficam na casa dos 31°C a 32°C . O tempo muda rápido: o sol aparece pela manhã, mas a combinação de calor e umidade favorece pancadas típicas de verão no decorrer da tarde e à noite.
O cenário é semelhante em Figueirão, que ontem registrou rajadas de vento de mais de 90 km/h durante temporal . Para hoje, o município segue sob risco de novas instabilidades, dentro do alerta estadual vigente até esta sexta-feira .
Em Alcinópolis e Chapadão do Sul, o dia também será marcado por sol entre nuvens e possibilidade de pancadas isoladas. Chapadão acumulou 17 milímetros de chuva nas últimas horas, conforme dados estaduais divulgados nesta quinta-feira , e segue dentro da área de instabilidade que atinge o norte do Estado .
Já em Cassilândia e Paraíso das Águas, o padrão se repete: calor durante o dia, aumento de nebulosidade e risco de chuva moderada a forte em pontos isolados. Paraíso das Águas, inclusive, registrou rajadas de 82,8 km/h durante o último temporal .
Em Pedro Gomes, Sonora e Camapuã, a sexta-feira segue o mesmo roteiro climático: manhã abafada, termômetros na casa dos 30°C e possibilidade de pancadas que podem vir acompanhadas de raios e vento forte, dentro do cenário estadual de avanço das instabilidades .
Depois de noites marcadas por chuva volumosa e vendavais em várias cidades do interior , a orientação é de atenção redobrada, principalmente em áreas abertas e durante deslocamentos em rodovias. O calor perde um pouco de força em relação aos dias mais extremos, mas segue alto, e a combinação com a umidade mantém o tempo instável em toda a região norte de Mato Grosso do Sul nesta sexta-feira.
Você também pode gostar de ler
Quarta-feira será de tempo instável e possibilidade de chuva em Chapadão do Sul e Alcinópolis
Previsão indica muitas nuvens, pancadas isoladas e temperaturas mais amenas em municípios da região norte de MS
Publicado em 20/05/2026 às 06:41 - Atualizado em 20/05/2026 às 07:22 - Por Gabi Ferreira
Terça-feira terá chuva, céu fechado e temperaturas amenas em Costa Rica e região
Chapadão do Sul e Paraíso das Águas devem registrar as menores temperaturas do dia, segundo previsão meteorológica
Publicado em 19/05/2026 às 06:41 - Atualizado em 19/05/2026 às 07:03 - Por Gabi Ferreira
Calor ganha força e máximas chegam aos 34°C na região Norte de MS nesta quinta-feira
Paraíso das Águas deve registrar a maior temperatura do dia, segundo previsão meteorológica
Publicado em 14/05/2026 às 06:39 - Atualizado em 14/05/2026 às 07:15 - Por Gabi Ferreira
Costa Rica e Chapadão do Sul amanhecem com frio de até 10°C nesta terça-feira
Temperaturas mínimas caem em cidades da região norte do Estado, mas calor ganha força ao longo do dia com máximas próximas dos 30°C
Publicado em 12/05/2026 às 06:39 - Atualizado em 12/05/2026 às 07:15 - Por Gabi Ferreira
Frente fria derruba temperaturas e semana começa com clima ameno em Chapadão do Sul e Costa Rica
Municípios como Chapadão do Sul, Camapuã e Costa Rica terão máximas abaixo dos 20°C nesta segunda-feira
Publicado em 11/05/2026 às 06:39 - Atualizado em 11/05/2026 às 06:40 - Por Gabi Ferreira