O município de Paraíso das Águas passa a integrar o mapa estratégico da energia renovável no Brasil com a confirmação de duas usinas no Complexo Paraíso Solar. O empreendimento é fruto de uma joint venture entre a Unipar e a Casa dos Ventos.
O projeto prevê duas unidades com capacidade de 80 megawatts (MW) cada, totalizando 160 MW. O contrato, com duração de 15 anos, garantirá à Unipar o fornecimento de 33 megawatts médios a partir de 2028.
As usinas fazem parte de um pacote de investimentos da Casa dos Ventos em Mato Grosso do Sul estimado em R$ 5,12 bilhões. Ao todo, três unidades solares serão implantadas no Estado, somando cerca de 1,5 gigawatt (GW), incluindo projetos em Campo Grande e Paranaíba.
As primeiras operações estão previstas entre junho e julho do próximo ano, e a terceira para setembro de 2027. O complexo poderá suprir até 63% do consumo atual de energia do Estado.
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso do Sul (Semadesc), os empreendimentos devem colocar Mato Grosso do Sul entre os dez maiores geradores de energia solar do país.
Para o prefeito Ivan da Cruz Pereira (Xixi), a implantação representa geração de empregos e fortalecimento da economia local. Já o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Wilson Matheus, avalia que o projeto consolida o município como referência em sustentabilidade e amplia a atração de novos investimentos.
Fonte: Conecta MS
Foto: Divulgação
Você também pode gostar de ler
Palestra em Paraíso das Águas alerta estudantes sobre riscos da internet e proteção de dados
Palestra abordou ECA Digital, LGPD e os riscos da internet para crianças e adolescentes no ambiente virtual
Publicado em 25/05/2026 às 13:57 - Atualizado em 25/05/2026 às 13:58 - Por Day Silva
Paraíso das Águas mobiliza participantes para a Corrida das Cores em Alto Taquari no dia 30 de maio
Evento no Lago Municipal reúne esporte, lazer e integração regional; vereadora Alexia Psicóloga garante transporte para moradores do município
Publicado em 22/05/2026 às 17:28 - Atualizado em 22/05/2026 às 17:29 - Por Day Silva
Blitz educativa une conscientização no trânsito e proteção à infância em Paraíso das Águas
Ação realizada na Avenida Manoel Rodrigues da Cruz reuniu DEMUTRAN, Polícia Militar, Conselho Tutelar, CREAS e CRAS durante as campanhas Maio Amarelo e Maio Laranja
Publicado em 21/05/2026 às 16:36 - Atualizado em 21/05/2026 às 16:43 - Por Day Silva
Prefeitura de Paraíso das Águas promove capacitação sobre a Nova Lei de Licitações para servidores
Treinamento será realizado nos dias 18 e 19 de maio e abordará planejamento, execução e fiscalização de licitações conforme a Lei nº 14.133/2021
Publicado em 18/05/2026 às 09:04 - Atualizado em 18/05/2026 às 09:47 - Por Gabi Ferreira
Queimadas urbanas preocupam moradores e autoridades em Paraíso das Águas
Fumaça tem agravado problemas respiratórios e responsáveis podem responder por crime ambiental
Publicado em 14/05/2026 às 17:07 - Atualizado em 14/05/2026 às 17:38 - Por Murilo Mendes
Por iniciativa do Prefeito Ivan Xixi e vereador Marquinhos, obras na estrada de Pouso Alto começam na próxima semana
Manutenção em região rural de Paraíso das Águas atende indicação do presidente da Câmara e beneficia escoamento da produção, moradores e empresa que gera cerca de 1,5 mil empregos
Publicado em 13/05/2026 às 17:10 - Atualizado em 13/05/2026 às 17:13 - Por Murilo Mendes
Prefeitura de Paraíso das Águas abre consulta pública da LDO 2027 e convida população a participar
Moradores podem enviar sugestões e apontar prioridades para investimentos e ações do município até o dia 20 de maio
Publicado em 12/05/2026 às 09:29 - Atualizado em 12/05/2026 às 10:03 - Por Gabi Ferreira