A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (25) o acordo provisório de comércio entre o Mercosul e a União Europeia, que visa reduzir tarifas de importação e ampliar os fluxos comerciais entre os dois blocos. O texto, agora, será enviado ao Senado Federal para avaliação e posterior ratificação.
A proposta, que faz parte do Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 41/26, foi relatada pelo deputado Marcos Pereira (Republicanos-SP). Em sua defesa, o relator afirmou que a decisão é “sobre o futuro econômico do Brasil”, destacando que o país precisa consolidar sua posição global no comércio.
O que muda com o acordo
O tratado provisório — conhecido pela sigla ITA (Interim Trade Agreement) — prevê um cronograma de desoneração tarifária de até 18 anos para produtos de diversos setores. Parlamentares governistas enfatizaram que a aprovação deve tornar os produtos brasileiros mais competitivos no mercado europeu, gerando emprego e renda.
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), destacou que a votação marca um passo decisivo para a inserção do Brasil no comércio internacional. “Hoje nossa Casa escreve um capítulo decisivo para nossa inserção no mercado global”, declarou.
Debate e resistências
Apesar do placar favorável na Câmara, houve críticas tanto no Brasil quanto fora. Parlamentares de oposição alertaram que o acordo pode acentuar assimetrias, favorecendo a exportação de commodities em comparação com produtos industriais de maior valor agregado. Alguns deputados também questionaram a ausência de mecanismos mais rigorosos de proteção ambiental e trabalhista.
Na União Europeia, parte do Parlamento decidiu encaminhar o acordo à Justiça do bloco para avaliação jurídica — processo que pode levar até dois anos — o que representa um entrave para sua aplicação imediata.
Próximos passos
Agora sob análise do Senado, o texto seguirá trâmite legislativo que culminará na ratificação do Brasil. A implementação final do acordo também depende da aprovação pelos parlamentos de todos os países da União Europeia e dos demais membros do Mercosul (Argentina, Paraguai e Uruguai).
Analistas apontam que, se aprovado em todos os níveis, o acordo poderá impulsionar investimentos e ampliar o comércio bilateral, mas também exigirá atenção contínua sobre regras de proteção socioambiental e competitividade industrial.
Fonte: Câmara dos Deputados
Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados
Você também pode gostar de ler
Vereador de Costa Rica e assessora faltam à sessão e usam R$ 12 mil em diárias na FEICON em São Paulo
Parlamentar já acumula R$ 43,7 mil em diárias até 1º de abril; dados do Portal da Transparência ampliam debate sobre uso de recursos públicos
Publicado em 10/04/2026 às 18:26 - Atualizado em 10/04/2026 às 20:36 - Por Day Silva
Gerson Claro destaca força do agro na abertura da 86ª Expogrande em Campo Grande
Presidente da Assembleia reforçou que setor sustenta o PIB de Mato Grosso do Sul, citou modernização do campo e entregou título de visitante ilustre ao senador Flávio Bolsonaro
Publicado em 10/04/2026 às 16:00 - Atualizado em 10/04/2026 às 17:30 - Por Day Silva
Vereadores de Figueirão visitam gabinete de Junior Mochi e solicitam materiais esportivos para o município
Deputado estadual garantiu que pedido já foi enviado à Fundesporte - orgão responsável por fomentar o esporte no Estado
Publicado em 09/04/2026 às 07:24 - Atualizado em 09/04/2026 às 07:26 - Por Gabi Ferreira
Deputado Gerson Claro destaca impacto de obras em Nioaque durante agenda dos 177 anos do município
A agenda contou com o descerramento do totem da obra de implantação e pavimentação da rodovia MS-347
Publicado em 08/04/2026 às 18:18 - Atualizado em 08/04/2026 às 18:20 - Por Day Silva
Senadora Soraya assume comando do PSB em MS e mira eleições de 2026
A decisão foi definida em reunião realizada nesta terça-feira (07)
Publicado em 07/04/2026 às 17:22 - Atualizado em 07/04/2026 às 19:03 - Por Day Silva
Eleitor tem um mês para regularizar pendências e ficar apto a votar
Basta ir ao cartório eleitoral ou acessar serviço eletrônico do TSE
Publicado em 06/04/2026 às 10:32 - Atualizado em 06/04/2026 às 10:37 - Por Gabi Ferreira
Senadora Soraya Thronicke se filia ao PSB após articulação de última hora liderada por Lula e Alckmin
A articulação foi conduzida nos bastidores pelo chefe de gabinete Hélio Martins, com apoio do prefeito de Recife, João Campos, e interlocução com a deputada federal Tabata Amaral
Publicado em 03/04/2026 às 20:52 - Atualizado em 03/04/2026 às 20:58 - Por Renan Carrijo
Câmara de Chapadão do Sul pede laboratório municipal e homenageia atletas de Kung Fu e handebol
Sessão de segunda-feira (6) também inclui pedidos de informações sobre contratos, sugestões para melhorias em bairros e aplausos a atletas que levaram nome da cidade a competições
Publicado em 01/04/2026 às 18:11 - Por Day Silva
Deputada Mara Caseiro se filia ao PL e anuncia pré-candidatura a deputada federal em 2026
Parlamentar afirmou que mudança “não é apenas troca de partido”, mas um posicionamento político e ideológico alinhado à sigla liderada por Reinaldo Azambuja em MS
Publicado em 01/04/2026 às 17:08 - Atualizado em 01/04/2026 às 17:37 - Por Day Silva