Aos 14 anos, Isadora Fernandes de Matos, moradora de Chapadão do Sul, acaba de alcançar uma conquista que a coloca entre jovens de destaque intelectual no país: ela foi aprovada na Mensa Brasil, entidade que reúne pessoas com alto quociente de inteligência e que integra a Mensa International.
Filha do engenheiro civil José Maria de Matos e da professora Fabiana Cristina Fernandes, Isadora é identificada com Altas Habilidades/Superdotação. Bilíngue, desde a infância demonstra curiosidade intensa, foco nos estudos e paixão pelo conhecimento — características que a impulsionaram a buscar novos desafios acadêmicos.
Estudante da Escola Estadual Arlindo Neckel, ela também está dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA), nível 1 de suporte. A condição faz parte de sua identidade e contribui para sua maneira singular de enxergar o mundo, marcada por sensibilidade, atenção aos detalhes e pensamento analítico apurado.
A aprovação na Mensa representa não apenas um reconhecimento de sua capacidade intelectual, mas também um marco na trajetória de uma adolescente que alia talento, dedicação e perseverança. Com o sonho de cursar Medicina, Isadora deseja, no futuro, cuidar de pessoas e contribuir para a sociedade por meio da ciência.
A família faz questão de agradecer ao corpo pedagógico, colegas e amigos da Escola Estadual Arlindo Neckel pelo apoio, incentivo e parceria ao longo dessa caminhada, ressaltando a importância de um ambiente escolar acolhedor e inclusivo.
Emocionada, a mãe, Fabiana Cristina Fernandes, destacou o orgulho pela conquista da filha:
“Ver minha filha conquistar seu espaço pelo talento e dedicação é a prova de que o amor, o estímulo e a inclusão transformam vidas. Tenho muito orgulho da mulher que ela está se tornando.”
A história de Isadora reforça que potencial, inclusão e oportunidade caminham juntos — e que investir no desenvolvimento de jovens talentos é acreditar em um futuro mais humano e promissor.
Com informações do O Correio News
Você também pode gostar de ler
Chapadão do Sul abre nova chamada pública para contratação de professores e monitores
Inscrições seguem de 26 de fevereiro a 6 de março, sem cobrança de taxa; seleção será por prova de títulos
Publicado em 26/02/2026 às 07:25 - Atualizado em 26/02/2026 às 07:40 - Por Gabi Ferreira
Alline Tontini amplia debate sobre cirurgia bariátrica e moradia e cobra providências em Chapadão do Sul
Propostas apresentadas na Câmara pressionam Executivo por ações na saúde e moradia
Publicado em 25/02/2026 às 11:12 - Atualizado em 25/02/2026 às 11:14 - Por Day Silva
Vereador Marcelo Costa pede quadra de beach tennis e pista de motocross em Chapadão do Sul
Os pedidos serão encaminhados ao Executivo Municipal para análise e possível atendimento
Publicado em 24/02/2026 às 12:06 - Atualizado em 24/02/2026 às 14:16 - Por Day Silva
Vereador Junior Teixeira pede asfalto, pediatra 24h e fiscalização de animais em Chapadão do Sul
Parlamentar apresentou série de pedidos durante a sessão de segunda-feira na Câmara Municipal
Publicado em 24/02/2026 às 14:11 - Atualizado em 24/02/2026 às 14:13 - Por Day Silva
Reunião entre Câmara e Executivo alinha prioridades em Chapadão do Sul
Reunião entre Câmara e Executivo alinha prioridades em Chapadão do Sul
Publicado em 24/02/2026 às 11:33 - Atualizado em 24/02/2026 às 11:42 - Por Day Silva
Carro atravessa preferencial e colisão deixa motociclista ferido em Chapadão do Sul
Acidente entre carro e moto mobiliza bombeiros na Avenida Mato Grosso do Sul
Publicado em 23/02/2026 às 07:51 - Atualizado em 23/02/2026 às 08:12 - Por Day Silva
Vereadores apresentam indicações para melhorias no transporte, saúde e infraestrutura em Chapadão do Sul
Propostas destacam implantação de pontos de ônibus cobertos e reforma da rodoviária durante a 1535ª Sessão Ordinária
Publicado em 20/02/2026 às 16:10 - Atualizado em 20/02/2026 às 16:15 - Por Day Silva
Desatenção termina em batida traseira na Avenida 11 em Chapadão do Sul
Colisão traseira envolveu duas motoristas; radiador da Strada ficou danificado e trânsito seguiu sem interdições
Publicado em 18/02/2026 às 08:52 - Atualizado em 18/02/2026 às 08:59 - Por Day Silva
Vereador Marcelo Costa visita Hospital de Amor em Barretos e destaca acolhimento a pacientes de Chapadão do Sul
Parlamentar esteve na unidade e na casa de apoio, onde conversou com moradores do município em tratamento
Publicado em 14/02/2026 às 07:05 - Atualizado em 14/02/2026 às 07:06 - Por Day Silva