O Ministério Público de Mato Grosso do Sul realizou, nesta quinta-feira (05), em Chapadão do Sul, uma ação de conscientização da campanha “Não é Não!”, iniciativa que busca reforçar o respeito ao consentimento e combater diferentes formas de violência contra as mulheres.
A atividade foi conduzida pelo promotor de Justiça Thiago Barile Galvão de França, titular da 2ª Promotoria de Justiça do município. Durante a ação, ele esteve no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), onde realizou a entrega de materiais informativos da campanha, como camisetas e banners, que serão utilizados para ampliar a divulgação da iniciativa na cidade.
A campanha “Não é Não!”, lançada pelo Ministério Público de Mato Grosso do Sul em 2024, tem como objetivo alertar a população sobre a importância do respeito ao consentimento, especialmente em ambientes de grande circulação de pessoas, como festas, exposições e shows.
A iniciativa reforça que qualquer abordagem sem consentimento — seja física, verbal ou psicológica — pode configurar violência e deve ser combatida.
Além do caráter educativo, a campanha também busca incentivar denúncias e promover uma mudança de comportamento na sociedade. A distribuição e fixação de materiais informativos fazem parte de um conjunto de ações permanentes voltadas ao enfrentamento da violência de gênero no estado.
Desde a implementação da campanha, o Ministério Público aponta resultados positivos, como a redução de registros de assédio em eventos, maior sensação de segurança entre mulheres e forte engajamento do público com as ações de conscientização.
Fonte e foto: MPMS
Você também pode gostar de ler
Propostas da Câmara pedem bebedouro em praça e estudo para melhorar trânsito em Chapadão do Sul
Propostas fazem parte da pauta da sessão ordinária nº 1538 da Câmara Municipal da próxima segunda-feira, 9 de março
Publicado em 06/03/2026 às 15:46 - Atualizado em 06/03/2026 às 16:59 - Por Day Silva
Operação Infância Segura cumpre mandado em Chapadão do Sul por investigação de assédio
Investigação apura suspeita de assédio sexual e fornecimento de álcool a menores; denúncias podem ser feitas ao MPMS
Publicado em 04/03/2026 às 17:50 - Atualizado em 04/03/2026 às 17:56 - Por Day Silva
Motociclista e ciclista ficam feridos após colisão em Chapadão do Sul
Vítimas apresentavam escoriações pelo corpo e foram encaminhadas ao hospital para avaliação médica
Publicado em 04/03/2026 às 06:38 - Atualizado em 04/03/2026 às 06:47 - Por Gabi Ferreira
Estudante de 14 anos de Chapadão do Sul é aprovada em associação internacional que reúne pessoas com alto QI
Isadora Fernandes de Matos, estudante da Escola Estadual Arlindo Neckel, se destaca por altas habilidades, bilinguismo e sonho de cursar Medicina
Publicado em 27/02/2026 às 17:48 - Atualizado em 27/02/2026 às 17:55 - Por Day Silva
Chapadão do Sul abre nova chamada pública para contratação de professores e monitores
Inscrições seguem de 26 de fevereiro a 6 de março, sem cobrança de taxa; seleção será por prova de títulos
Publicado em 26/02/2026 às 07:25 - Atualizado em 26/02/2026 às 07:40 - Por Gabi Ferreira
Alline Tontini amplia debate sobre cirurgia bariátrica e moradia e cobra providências em Chapadão do Sul
Propostas apresentadas na Câmara pressionam Executivo por ações na saúde e moradia
Publicado em 25/02/2026 às 11:12 - Atualizado em 25/02/2026 às 11:14 - Por Day Silva
Vereador Marcelo Costa pede quadra de beach tennis e pista de motocross em Chapadão do Sul
Os pedidos serão encaminhados ao Executivo Municipal para análise e possível atendimento
Publicado em 24/02/2026 às 12:06 - Atualizado em 24/02/2026 às 14:16 - Por Day Silva
Vereador Junior Teixeira pede asfalto, pediatra 24h e fiscalização de animais em Chapadão do Sul
Parlamentar apresentou série de pedidos durante a sessão de segunda-feira na Câmara Municipal
Publicado em 24/02/2026 às 14:11 - Atualizado em 24/02/2026 às 14:13 - Por Day Silva
Reunião entre Câmara e Executivo alinha prioridades em Chapadão do Sul
Reunião entre Câmara e Executivo alinha prioridades em Chapadão do Sul
Publicado em 24/02/2026 às 11:33 - Atualizado em 24/02/2026 às 11:42 - Por Day Silva