Um movimento de questionamento ganhou força entre professores da rede municipal de ensino de Chapadão do Sul após surgirem dúvidas sobre a forma como teriam ocorrido negociações entre a direção do sindicato da categoria e o Executivo municipal. Parte dos docentes afirma que não foi consultada antes das tratativas e decidiu convocar uma reunião geral para discutir o tema.
A reunião foi marcada para quinta-feira (12), às 17h30, na Câmara Municipal de Vereadores, com convite direcionado a todos os professores da rede municipal. O objetivo, segundo os organizadores, é debater a condução das negociações envolvendo possíveis reajustes ou percentuais relacionados à categoria.
De acordo com relatos de professores ouvidos pela reportagem, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (SINTED) teria se reunido previamente com representantes do Executivo municipal para discutir propostas voltadas à classe. A principal crítica apresentada por parte dos profissionais é que essas conversas teriam ocorrido antes da realização de uma assembleia com os professores, etapa que, segundo eles, deveria anteceder qualquer negociação oficial.
Ainda conforme os relatos, apenas após essas tratativas iniciais teria sido convocada uma reunião com membros do sindicato. Entretanto, segundo professores que acompanharam a situação, a participação teria sido considerada baixa, com a presença de cerca de seis ou sete pessoas, incluindo a própria presidente da entidade.
Repercussão na categoria
A situação gerou desconforto entre parte dos docentes, que defendem que as pautas de negociação deveriam ser construídas coletivamente, ouvindo previamente a categoria antes de qualquer alinhamento com a administração municipal.
“Queremos apenas entender como essas tratativas aconteceram e garantir que a categoria seja ouvida antes de qualquer decisão”, relatou um professor da rede municipal que pediu para não ter o nome divulgado.
Movimentação política
Na manhã desta segunda-feira (9), vereadores também participaram de uma reunião no gabinete do prefeito, na Prefeitura de Chapadão do Sul. Conforme informações apuradas pela reportagem, durante o encontro foram discutidas pautas relacionadas aos profissionais da educação municipal.
Após a reunião, alguns parlamentares teriam deixado o encontro com o entendimento de que a proposta apresentada pelo Executivo teria sido aceita pela categoria, o que indicaria um alinhamento entre administração municipal e representantes dos professores.
No entanto, a convocação feita por docentes para a reunião desta semana demonstra que ainda existem questionamentos dentro da própria categoria, especialmente entre profissionais que afirmam não ter participado das discussões ou não terem sido consultados previamente.
Próximos passos
A reunião marcada para quinta-feira(12) deve reunir professores da rede municipal com o objetivo de esclarecer os pontos discutidos nas negociações e definir o posicionamento da categoria diante das propostas apresentadas.
A expectativa é que o encontro sirva também para avaliar se haverá novas assembleias ou encaminhamentos formais envolvendo sindicato, Executivo e Câmara Municipal.
Fonte: Jornal MS Todo Dia
Foto: MS Todo Dia
Você também pode gostar de ler
Atuação do MPMS garante condenação de mulher por homicídio e fraude processual em Chapadão do Sul
Ré pegou mais de 19 anos de prisão por matar ex-companheiro estrangulado e tentar simular suicídio; júri acolheu integralmente a denúncia
Publicado em 09/04/2026 às 16:42 - Atualizado em 09/04/2026 às 16:50 - Por Day Silva
Júri condena mulher que matou “Léo da Lojinha” a 19 anos em Chapadão do Sul
Ré confessa foi sentenciada por homicídio; juiz autorizou início em prisão domiciliar, mas STJ já determinou regime fechado
Publicado em 08/04/2026 às 17:51 - Atualizado em 08/04/2026 às 17:56 - Por Day Silva
Jovem de Chapadão do Sul desponta no vôlei
Matias Felipe, de 19 anos, acumula conquistas e mira o cenário nacional
Publicado em 06/04/2026 às 17:36 - Atualizado em 06/04/2026 às 17:56 - Por Day Silva
Incêndio de grandes proporções destrói secador de grãos em empresa armazenadora em Chapadão do Sul
Estrutura colapsou durante combate às chamas; Corpo de Bombeiros atuou durante toda a madrugada
Publicado em 29/03/2026 às 07:09 - Atualizado em 29/03/2026 às 07:39 - Por Renan Carrijo
Vereadores sugerem trocadores para bebês em repartições e cobra concurso público em Chapadão do Sul
Propostas serão discutidas na sessão de segunda-feira e incluem mais estrutura para famílias em prédios públicos e reforço no quadro de servidores efetivos
Publicado em 27/03/2026 às 18:11 - Atualizado em 27/03/2026 às 18:17 - Por Day Silva
Presidente da Câmara, Marcelo Costa fiscaliza canil municipal e cobra melhorias em Chapadão do Sul
Presidente da Câmara fiscaliza canil municipal e cobra melhorias em Chapadão do Sul
Publicado em 27/03/2026 às 16:14 - Atualizado em 27/03/2026 às 16:15 - Por Day Silva
Após evento, Câmara de Chapadão do Sul reafirma continuidade das ações em defesa dos direitos das mulheres
“Vamos continuar levando informação e conscientização”, destaca Marcelo Costa após evento na Câmara
Publicado em 26/03/2026 às 16:15 - Atualizado em 26/03/2026 às 16:18 - Por Day Silva
TJMS forma maioria e reforça vitória de Marcelo Costa na presidência da câmara, enfraquecendo tentativa da oposição
Segundo voto favorável aponta ausência de provas e reforça legitimidade da eleição realizada em plenário
Publicado em 25/03/2026 às 17:21 - Atualizado em 25/03/2026 às 18:45 - Por Renan Carrijo
Cartório Eleitoral de Chapadão do Sul inicia plantão para regularização do título
Atendimento especial segue até 6 de maio, com horários ampliados inclusive aos fins de semana
Publicado em 25/03/2026 às 15:57 - Atualizado em 25/03/2026 às 16:25 - Por Gabi Ferreira