Com o avanço de novas atividades econômicas e a perspectiva de aumento de demandas na área da saúde, o município de Figueirão começou a se preparar para fortalecer o atendimento aos trabalhadores da região.
A equipe de Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT) de Coxim realizou uma formação técnica no município para orientar a formalização do serviço de Saúde do Trabalhador. A iniciativa busca estruturar o atendimento local diante do crescimento de setores como o plantio de eucalipto e a implantação de usinas de celulose na região Norte do Estado.
O encontro teve como foco o planejamento estratégico para lidar com futuras ocorrências de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. A proposta é preparar a rede municipal para identificar, notificar e acompanhar possíveis agravos relacionados às atividades laborais que devem crescer nos próximos anos.
Com a expansão dessas atividades, o setor de saúde busca organizar ações específicas para lidar com os riscos inerentes às novas frentes econômicas. Participaram da atividade o enfermeiro Wellington dos Santos Jara, a coordenadora de Vigilância em Saúde Jaicine Domingues, a responsável técnica do Hospital Municipal Cizia Izabel Amorim e a secretária municipal de Saúde de Figueirão, Fabrícia Daniela Fagundes.
A agenda de formação conduzida por Coxim nos municípios vizinhos faz parte de um processo contínuo de implantação do serviço de saúde do trabalhador na região. No ano passado, a equipe da VISAT já havia realizado atividade semelhante em Alcinópolis, com apoio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST-MS).
A integração regional é considerada estratégica para que as políticas públicas de saúde acompanhem o ritmo do desenvolvimento econômico da microrregião Norte. A capacitação técnica busca garantir que gestores locais saibam estruturar os serviços e monitorar de forma eficiente a saúde dos trabalhadores.
A iniciativa também pretende criar um padrão de atendimento e vigilância que possa ser aplicado em toda a região, fortalecendo a prevenção e o acompanhamento de problemas relacionados ao ambiente de trabalho.
Fonte e foto: Prefeitura de Figueirão
Você também pode gostar de ler
Prefeito Juvenal Consolaro acompanha manutenção de ponte e reforça compromisso com infraestrutura
Intervenção na ponte sobre o Rio Pontinha garante segurança e mobilidade no Distrito de Pontinha do Cocho
Publicado em 26/04/2026 às 06:25 - Atualizado em 26/04/2026 às 06:30 - Por Murilo Mendes
Plantão da Justiça atende eleitores neste sábado para regularização e emissão de título
Eleitores de Figuerão serão atendidos neste sábado (25), no Núcleo de Secretarias
Publicado em 24/04/2026 às 16:50 - Atualizado em 24/04/2026 às 16:52 - Por Murilo Mendes
Contribuintes podem destinar até 6% do Imposto de Renda para projetos sociais em Figueirão
Recurso pode ser direcionado ao Fundo da Criança e do Adolescente sem custo adicional
Publicado em 23/04/2026 às 15:13 - Atualizado em 23/04/2026 às 15:19 - Por Murilo Mendes
Prefeito Juvenal Consolaro viabiliza R$ 250 mil para estrutura e modernização do Clube do Laço de Figueirão
Investimento reúne recursos do Executivo e emendas impositivas dos vereadores para melhorias no Clube do Laço Rancho dos Tropeiros
Publicado em 21/04/2026 às 13:54 - Atualizado em 21/04/2026 às 13:57 - Por Renan Carrijo
Figueirão abre seleção para técnico em enfermagem com salário de R$ 3,7 mil; inscrições devem ser feitas dia 22 de abril
Processo seletivo é para contratação temporária e cadastro reserva na rede municipal de saúde; inscrições são feitas presencialmente
Publicado em 18/04/2026 às 09:11 - Por Gabi Ferreira
Plantão eleitoral atende neste sábado em Figueirão para regularização de título; confira hora e local
Atendimento especial ocorre das 8h às 13h com serviços como emissão, revisão e regularização do documento
Publicado em 18/04/2026 às 08:32 - Atualizado em 18/04/2026 às 09:02 - Por Gabi Ferreira
Figueirão anuncia novo endereço da Farmácia Básica Municipal e promete mais espaço para atendimento
Mudança deve garantir mais conforto e organização para usuários do SUS
Publicado em 16/04/2026 às 13:34 - Atualizado em 16/04/2026 às 13:57 - Por Day Silva