O Governo de Mato Grosso do Sul oficializou, com a publicação no Diário Oficial desta quinta-feira (19), a Lei nº 6.558/2026, que cria o Programa Cadastro Positivo MS no âmbito da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz). Sancionada pelo governador Eduardo Riedel, a medida já está em vigor e representa um avanço na política de modernização da administração tributária estadual.
O programa tem como finalidade estimular contribuintes e responsáveis tributários à regularidade fiscal, adotando uma lógica baseada na indução de boas práticas e no fortalecimento da relação entre o Fisco e o setor produtivo. A simplificação de procedimentos e a oferta de incentivos podem contribuir para ampliar a conformidade tributária e melhorar o ambiente de negócios no Estado.
Nesse contexto, a lei estabelece diretrizes voltadas à autorregularização, à redução da burocracia e ao uso intensivo de tecnologia para tornar mais ágil e eficiente a comunicação entre a administração tributária e os contribuintes. Também prevê a simplificação da legislação e a diminuição do tempo gasto no cumprimento das obrigações fiscais, alinhando Mato Grosso do Sul às práticas mais modernas de gestão tributária.
Como instrumento de incentivo, o Cadastro Positivo MS permitirá a concessão de benefícios aos contribuintes que apresentarem avaliação positiva quanto à sua situação fisco-tributária.
Entre as medidas previstas estão a flexibilização de exigências para regimes especiais, a simplificação de processos de restituição, a concessão de prazos diferenciados para pagamento de tributos e a possibilidade de redução ou dispensa de obrigações acessórias, além de um atendimento mais ágil e direcionado.
Esses benefícios serão concedidos de forma gradual e proporcional ao nível de regularidade de cada contribuinte, conforme critérios objetivos a serem definidos em regulamento do Poder Executivo.
A legislação também autoriza a criação de grupos de trabalho dentro da Sefaz com o objetivo de revisar normas e propor medidas de desburocratização, buscando eliminar exigências redundantes e aperfeiçoar os processos administrativos. A iniciativa reforça o compromisso do Estado com a melhoria contínua dos serviços prestados e com a racionalização da máquina pública.
O programa busca estimular o cumprimento voluntário das obrigações tributárias por meio de recompensas associadas à simplificação de procedimentos, especialmente no âmbito do ICMS. A expectativa é que a medida contribua para tornar o ambiente econômico mais competitivo, ao mesmo tempo em que fortalece a eficiência da arrecadação e a segurança jurídica nas relações entre o Estado e os contribuintes.
Com a instituição do Cadastro Positivo MS, Mato Grosso do Sul avança em uma agenda estruturante que combina responsabilidade fiscal, modernização administrativa e incentivo ao desenvolvimento econômico, consolidando um modelo de gestão tributária mais eficiente, transparente e orientado a resultados.
Fonte: Comunicação Sefaz
Você também pode gostar de ler
Por conta de Corpus Christi, Detran de Costa Rica não terá atendimento na quinta e sexta-feira
Atendimento retorna ao normal na segunda-feira, dia 8 de junho
Publicado em 02/06/2026 às 13:00 - Atualizado em 02/06/2026 às 13:02 - Por Day Silva
Com jovens dos 79 municípios, Governo lança programa que amplia políticas públicas para juventude em todo MS
Juventude Plena reúne ações de cidadania, saúde mental, qualificação profissional, participação social e protagonismo juvenil, fortalecendo projetos já desenvolvidos
Publicado em 28/05/2026 às 14:11 - Atualizado em 28/05/2026 às 14:20 - Por Day Silva
Detran-MS alerta sobre golpe: pátios credenciados não realizam leilões de veículos
A orientação é para que a população desconfie de anúncios publicados fora dos canais oficiais
Publicado em 27/05/2026 às 13:05 - Atualizado em 27/05/2026 às 13:06 - Por Day Silva
Saúde Digital de MS desperta interesse da OPAS e fortalece cooperação internacional
Missão técnica conhece experiências em telessaúde, inteligência de dados e ações estratégicas ligadas à Rota Bioceânica
Publicado em 26/05/2026 às 16:32 - Atualizado em 26/05/2026 às 16:33 - Por Day Silva
Última semana para declaração obrigatória de rebanho mobiliza produtores rurais em MS
A campanha é obrigatória para todos os produtores que possuem saldo de animais, independentemente do porte da propriedade
Publicado em 26/05/2026 às 15:51 - Atualizado em 26/05/2026 às 15:52 - Por Day Silva
Prazo para quitar a última parcela do IPVA 2026 termina nesta semana
Contribuintes que dividiram o imposto em cinco vezes devem regularizar o pagamento até sexta-feira
Publicado em 25/05/2026 às 13:44 - Atualizado em 25/05/2026 às 13:47 - Por Day Silva
Seu Abraço Aquece arrecada mais de 192 mil peças para 586 instituições de todos os municípios de MS
Ação solidária do Governo de MS arrecada mais de 192 mil peças e amplia atendimento a instituições em todos os municípios do Estado
Publicado em 21/05/2026 às 14:54 - Atualizado em 21/05/2026 às 14:55 - Por Day Silva