Com ações de conservação que incluem monitoramento ambiental, preservação de biomas conectados e manejo sustentável contra impactos de infraestrutura, Mato Grosso do Sul reforça parcerias internacionais e turismo sustentável, entre outros importantes trabalhos realizados pelo Governo do Estado.
E como parte deste protagonismo na agenda global de conservação o Estado sediou, neste domingo (22), o Segmento de Alto Nível que antecede a 15ª Conferência das Partes da Convenção sobre a Conservação das Espécies Migratórias de Animais Silvestres (CMS).
O governador Eduardo Riedel participou do evento, juntamente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e também o presidente do Paraguai, Santiago Peña, e outras autoridades nacionais e internacionais – incluindo lideranças de seis convenções ambientais.
“Somos um Estado que carrega uma responsabilidade ambiental de escala global. Com três importantes biomas, Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal, que é um dos ecossistemas mais preservados do planeta com cerca de 84% de sua vegetação nativa mantida. Proteger o Pantanal é proteger fluxos ecológicos que ultrapassam fronteiras. O que diferencia o Mato Grosso do Sul é como escolhemos desenvolver. Nosso Estado passou por um processo consistente de transformação produtiva, fizemos com entendimento claro de que desenvolvimento e conservação não são opostos”, disse Riedel.
Para o MMA (Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima) a realização da COP15 da CMS em Campo Grande – entre os dias 23 e 29 de março – demonstra a prioridade do governo brasileiro à conservação do Pantanal, a maior planície alagável do mundo e bioma reconhecido por sua biodiversidade, um ponto logístico natural de migração. O Pantanal sul-mato-grossense é ponto de parada para descanso e alimentação de 190 espécies de aves, que transitam do hemisfério norte (Canadá, EUA) até o extremo-sul (região da Patagônia).
“Precisamos de acordos, políticas integrais e compromissos conjuntos. Alinhar estratégias e reconhece que proteger espécies é proteger o equilíbrio global”, disse a ministra Marina Silva (MMA).
A conferências reflete, assim como a COP-30 realizada no fim de 2025 em Belém (PA), o crescente reconhecimento de que os principais desafios ambientais desta época — as alterações climáticas e a perda de biodiversidade — exigem respostas coordenadas entre as nações e não podem ser abordados isoladamente.
“O Pantanal simboliza de forma singular a riqueza natural da América do Sul e a interdependência de países cujas faunas e as floras atravessam fronteiras. A Convenção sobre Efeitos Migratórios nos lembra de uma mensagem simples, mas poderosa. Migrar é natural. Ao cruzar os continentes conectados com sistemas distantes, essas espécies revelam que a natureza não conhece limite entre estados. A onça pintada movimenta-se por quase todo o território preservado das Américas em busca de áreas para caçar e ser reproduzido por segurança. A sobrevivência dessas espécies depende de ação coletiva”, disse o presidente Lula.
Sediada pela primeira vez no Brasil, a 15ª Conferência das Partes da Convenção sobre a Conservação das Espécies Migratórias de Animais Silvestres (CMS COP15) deve reunir representantes de 133 países, um público estimado de 2 mil participantes, entre autoridades governamentais, cientistas, membros de organizações internacionais de defesa ambiental e da sociedade civil.
Ontem, as autoridades mundiais debateram no High Level Segment “o papel das zonas úmidas na conservação das espécies migratórias e os impactos de obras de infraestrutura na manutenção de habitats e rotas”.
“É preciso avançar para um modelo que combine regulação com incentivos inteligentes, que torne a conservação uma escolha economicamente viável e não apenas uma obrigação. É preciso ouvir a ciência. Esse é o caminho que estamos trilhando, alinhar produção e preservação, gerar valor a partir da natureza e posicionar o Estado como uma potência ambiental além de agropecuária. Esse é o caminho que estamos trilhando. A COP15 é uma oportunidade estratégica para avançarmos nessa agenda em escala global”, disse Riedel.
O evento também reuniu o secretário Jaime Verruck e o secretário-adjunto Artur Falcette, ambos da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso do Sul), além da ministra Simone Tebet (Planejamento e Orçamento).
Fonte: Comunicação Governo de MS
Você também pode gostar de ler
Conexão sem fronteira: espaço aberto ao público durante COP15 vai receber debates e atividades culturais
Ao longo da semana, cada dia destaca diferentes dimensões da conservação
Publicado em 20/03/2026 às 17:19 - Atualizado em 20/03/2026 às 18:07 - Por Day Silva
Governo de MS institui Cadastro Positivo para incentivar regularidade fiscal e simplificar ambiente tributário
O programa tem como finalidade estimular contribuintes e responsáveis tributários à regularidade fiscal
Publicado em 19/03/2026 às 13:11 - Atualizado em 19/03/2026 às 13:13 - Por Day Silva
Com foco no crescimento sustentável, governador de MS assume presidência do Consórcio Brasil Verde
O Consórcio Brasil Verde é iniciativa pioneira que reúne 15 estados brasileiros em ação conjunta para enfrentar mudanças climáticas
Publicado em 18/03/2026 às 14:09 - Atualizado em 18/03/2026 às 14:11 - Por Day Silva
Dia “B” da Saúde Bucal mobiliza municípios de MS com técnica minimamente invasiva para tratar cárie em crianças
Ação integra movimento nacional e aposta em estratégia eficaz e sem uso de motor odontológico para ampliar o cuidado com a saúde bucal infantil
Publicado em 17/03/2026 às 12:16 - Por Day Silva
MS discute em Brasília parceria estratégica com a Bolívia e maior integração nas áreas de energia e logística
O evento contou com a presença do presidente boliviano, Rodrigo Paz, do governador sul-mato-grossense, Eduardo Riedel, e do secretário estadual de Desenvolvimento, Jaime Verruck
Publicado em 16/03/2026 às 17:48 - Atualizado em 16/03/2026 às 17:52 - Por Day Silva
Novo Leilão do Detran-MS oferece boas oportunidades para motociclistas, com 127 motos para circulação
Na modalidade de leilão de veículo que podem circular, são oferecidos 164 lotes, sendo 127 motocicletas
Publicado em 14/03/2026 às 08:30 - Atualizado em 14/03/2026 às 08:35 - Por Day Silva
Governo de MS assina decreto para tornar linguagem pública mais clara ao cidadão
O decreto visa garantir que todos os cidadãos entendam as informações públicas que orientam o seu dia a dia
Publicado em 12/03/2026 às 15:54 - Atualizado em 12/03/2026 às 16:02 - Por Day Silva
Conselho aprova novas linhas de crédito para jovens e turismo rural no Centro-Oeste
Decisões foram tomadas durante reunião do Condel, em Brasília, nesta quarta-feira (11), com participação do vice-governador de MS, Barbosinha
Publicado em 11/03/2026 às 18:02 - Atualizado em 11/03/2026 às 18:06 - Por Day Silva