A Polícia Militar de Costa Rica (MS) emitiu um alerta nesta terça-feira (10) sobre uma onda de golpes de falso PIX que têm ocorrido nos últimos dias, alertando a população a tomar precauções contra essas fraudes.
Os casos de golpes de falso PIX foram comunicados à Polícia Militar, com dois registros na cidade de Costa Rica. De acordo com informações da Assessoria de Comunicação da 4ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), os golpistas entram em contato com as vítimas sob o pretexto de estarem interessados em comprar um produto.
Eles alegam ter realizado ou estar prestes a realizar uma transação por meio do PIX, justificando que o banco estaria temporariamente fora do ar. Essa tática visa enganar as vítimas, levando-as a entregar o bem antes de receber o pagamento.
Após a entrega do item, os golpistas desaparecem e param de responder às mensagens da vítima, que não recebem o pagamento e, muitas vezes, com um prejuízo considerável. Uma das vítimas relatou ter vendido sua motocicleta, inclusive assinando um recibo e reconhecendo firma em cartório.
A suposta compradora, uma mulher de Chapadão do Sul, alegou a mesma desculpa de que o banco estava fora do ar e, posteriormente, também desapareceu, deixando a vítima sem a moto e sem o pagamento.
A Polícia Militar está tomando medidas para investigar esses golpes e rastrear os criminosos por trás das fraudes. Ambas as vítimas foram orientadas a registrar formalmente o ocorrido na Delegacia de Polícia Civil de Costa Rica, contribuindo assim para a investigação e a possível identificação dos responsáveis por essas ações criminosas.
Foto: MS Todo Dia
Você também pode gostar de ler
TJMS promove encontro inédito para fortalecer combate à violência contra mulher em MS
Evento reúne magistrados e especialistas para troca de experiências e aprimoramento da atuação no enfrentamento à violência de gênero
Publicado em 25/06/2026 às 16:51 - Atualizado em 25/06/2026 às 16:52 - Por Ana Benitez
MS ganha aplicativo que agiliza proteção a vítimas de violência doméstica
Ferramenta desenvolvida pelo TJMS permite envio automático de informações do Promuse aos processos judiciais, reforçando o acompanhamento das medidas protetivas
Publicado em 25/06/2026 às 14:32 - Atualizado em 25/06/2026 às 14:41 - Por Ana Benitez
Gestão Riedel registra queda de roubos e furtos e amplia apreensões de drogas em MS
Dados do Observatório da Segurança Pública mostram redução dos crimes patrimoniais e reforço das ações de combate ao tráfico nos cinco primeiros meses de 2026
Publicado em 25/06/2026 às 13:55 - Atualizado em 25/06/2026 às 14:12 - Por Ana Benitez
Operação policial apreende arma, munições e motocicleta após homicídio em Coxim
Ação conjunta da Polícia Militar localiza suspeito e recolhe materiais usados em crime ocorrido em tabacaria no bairro Flávio Garcia
Publicado em 25/06/2026 às 10:37 - Atualizado em 25/06/2026 às 10:42 - Por Gabi Ferreira
Jovem é preso por tráfico de drogas após confessar venda de maconha em Chapadão do Sul
Polícia Militar apreendeu cerca de 163 gramas da droga durante abordagem e buscas na residência do suspeito
Publicado em 25/06/2026 às 09:34 - Atualizado em 25/06/2026 às 09:43 - Por Gabi Ferreira
Discussão por suposto erro de troco em lotérica termina na delegacia em Paranaíba
Funcionárias relataram ofensas verbais durante desentendimento com cliente; caso foi encaminhado à Polícia Civil
Publicado em 25/06/2026 às 09:07 - Atualizado em 25/06/2026 às 09:14 - Por Gabi Ferreira
Dono de tabacaria morre após atentado a tiros em Coxim; funcionário segue internado em estado grave
Empresário foi baleado junto com colaborador durante ataque praticado por dupla em motocicleta; polícia investiga motivação do crime
Publicado em 25/06/2026 às 08:04 - Atualizado em 25/06/2026 às 08:19 - Por Gabi Ferreira
Homem é detido por descumprir medida protetiva em São Gabriel do Oeste
Polícia Militar localizou suspeito nas proximidades da residência da vítima após acionamento via 190
Publicado em 24/06/2026 às 16:06 - Atualizado em 24/06/2026 às 16:09 - Por Ana Benitez
Com facão, homem ameaça matar esposa e filho de um ano em Cassilândia
Ameaças teriam sido motivadas por ciúmes; polícia afirma ainda que o autor estava embriagado
Publicado em 24/06/2026 às 09:16 - Atualizado em 24/06/2026 às 09:31 - Por Gabi Ferreira