O presidente da Câmara de Chapadão do Sul, vereador Marcelo Costa, fez um dos discursos mais duros em resoosta a ações do prefeito Walter Schlatter, durante a última sessão legislativa. Ele relata episódios que evidenciam desrespeito institucional, quebra de protocolo e deterioração na relação entre Executivo e Legislativo.
A crítica tem como ponto central um episódio ocorrido durante o festival gastronômico da cidade, no segundo dia de evento com a cantora Naiara Azevedo. Segundo o vereador, ele e a vereadora Alline Tontini foram impedidos de acessar espaços destinados a autoridades.
“Quero dar parabéns ao prefeito pela falta de respeito com este presidente”, disparou o vereador Marcelo Costa. “É um desrespeito total". Segundo o presidente da Câmara, a situação houve tentativa de impedir vereadores de subirem ao palco, o que só foi revertido após intervenção de terceiros.
A situação se agrava, segundo o presidente da Câmara, quando se analisa a condução do cerimonial. Ele afirma que houve quebra clara de protocolo ao não ser chamado para discursar, mesmo sendo a principal autoridade do Legislativo.
“O correto é falar o secretário, o presidente da Câmara e o prefeito. Mas ele falou e chamou outro prefeito para discursar, ignorando completamente a representação da Câmara”, disse.
O vereador fez questão de destacar que não se trata de crítica pessoal ao gestor convidado, mas sim à escolha do prefeito de Chapadão do Sul em ignorar o rito institucional. “Isso é uma barbaridade”, afirmou.
Além do episódio público, Marcelo Costa apontou que o comportamento do prefeito não é isolado e reflete uma postura recorrente. Segundo ele, há relatos inclusive dentro da própria equipe do Executivo sobre exageros na forma como o prefeito vem tratando o Legislativo.
“Pessoas do próprio secretariado já me disseram que ele está exagerando”, afirmou.
Outro ponto levantado foi um episódio envolvendo a entrega de uma bolsa, no qual o vereador afirma ter sido exposto a uma situação constrangedora no palco, enquanto outras pessoas, sem ligação direta, teriam sido beneficiadas.
Mais do que episódios pontuais, o discurso revela um cenário político mais amplo. Marcelo Costa afirma que há uma tentativa sistemática de desviar o foco quando vereadores tentam exercer o papel de fiscalização.
“Toda vez que se fala em fiscalizar a prefeitura, jogam o foco para dentro da Câmara. Isso não está certo”, disse.
Na avaliação do presidente, esse movimento não é aleatório, mas sim uma estratégia para evitar cobranças ao Executivo. “Isso acontece porque não querem que a fiscalização avance.”
O vereador também fez um alerta político direto: segundo ele, a rejeição ao prefeito estaria em crescimento no município, algo que, na visão do parlamentar, já é perceptível nas ruas.
“Eu ando pela cidade, converso com as pessoas. A rejeição só aumenta”, afirmou, acrescentando que há tentativas de defesa artificial nas redes sociais, que não refletem a realidade local.
Marcelo Costa também criticou o que considera uma lógica de pressão política dentro da gestão. Segundo ele, vereadores que cobram ações passam a ser tratados como adversários. “Para ele, só é bom vereador quem não cobra nada. Quem fiscaliza, perde espaço”, disse.
Apesar do tom duro, o presidente da Câmara afirmou que manterá sua postura institucional. Ele garantiu que continuará respeitando o prefeito em eventos públicos, independentemente das divergências. “Da minha parte, o respeito vai continuar. Em qualquer evento, vou garantir o espaço dele”, afirmou.
Ao final, o discurso reforça um cenário de tensão crescente entre os poderes no município, com críticas que vão além de episódios pontuais e apontam para um conflito político mais profundo, marcado por disputa de espaço, quebra de diálogo e questionamentos sobre a condução institucional da gestão.
Fonte: MS Todo Dia
Você também pode gostar de ler
MS amplia cobertura de esgoto para 77% e acelera rumo à universalização
Estado avança em saneamento básico e projeta atingir 100% de cobertura nos próximos anos
Publicado em 16/06/2026 às 18:45 - Atualizado em 16/06/2026 às 18:46 - Por Ana Benitez
Saúde avança no interior e amplia atendimento em todo MS
Com investimentos, tecnologia e regionalização, Estado registra aumento de atendimentos e leva serviços para mais perto da população
Publicado em 15/06/2026 às 16:47 - Atualizado em 15/06/2026 às 16:56 - Por Ana Benitez
Governo libera R$ 337 milhões para combate a incêndios; MS mantém alerta para temporada de queimadas
Recursos serão destinados ao Ibama e ICMBio; Estado registrou forte redução das áreas queimadas em 2025, mas autoridades reforçam prevenção
Publicado em 15/06/2026 às 15:49 - Atualizado em 15/06/2026 às 15:55 - Por Ana Benitez
Câmara de Costa Rica paga R$ 45 mil por curso sobre emendas impositivas
Contratação por inexigibilidade prevê capacitação para vereadores com duração de 30 dias
Publicado em 15/06/2026 às 15:11 - Atualizado em 15/06/2026 às 15:43 - Por Ana Benitez