A atividade aproximou os estudantes do funcionamento do Poder Legislativo e proporcionou contato direto com a rotina parlamentar.
Durante o encontro, os acadêmicos participaram de rodas de conversa com parlamentares, conheceram as dependências da Assembleia Legislativa e acompanharam uma sessão plenária. O objetivo foi apresentar, na prática, como funciona o processo legislativo e a construção das leis que impactam diretamente a vida da população sul-mato-grossense.
Ao recepcionar os estudantes, Gerson Claro destacou a importância da aproximação entre o Parlamento e a comunidade acadêmica.
“A construção de leis vem a partir das necessidades de organização da sociedade. A sociedade tem suas necessidades, essas necessidades viram projetos, ideias e vêm para o Parlamento, que faz leis que vão regular essa convivência na sociedade. Então achei importante para eles e importante para nós também receber essa energia aqui dos acadêmicos”, afirmou o presidente da ALEMS.
Os professor e coordenador do curso de Direito, Luiz André de Carvalho Massena ressaltou o valor pedagógico da experiência para a formação dos futuros profissionais do Direito.
“Principalmente trazer o viés prático daquilo que eles aprendem na teoria em sala de aula. Nós percebemos que o acadêmico tem facilidade de aprender a teoria, entretanto a reunião da teoria e prática é que faz com que ele possa realmente se desenvolver e se tornar um bom operador do Direito”, destacou Luiz André.
Para a professora Maria Teresa Casadei, a visita contribui para ampliar a compreensão dos estudantes sobre o funcionamento das instituições públicas.
“Para eles é uma experiência riquíssima porque têm a oportunidade de conhecer na prática os trabalhos desenvolvidos pelo Poder Legislativo, entender a estrutura, a dinâmica e o funcionamento da elaboração e votação das leis”, pontuou.
Fonte: Jornal MS Todo Dia
Você também pode gostar de ler
Com grandes investimentos chegando a MS, Gerson Claro alerta para desafios de infraestrutura nos municípios
Presidente da ALEMS destaca impacto dos grandes investimentos nas cidades sul-mato-grossenses
Publicado em 04/08/2026 às 16:06 - Atualizado em 04/08/2026 às 16:07 - Por Camila Borges
Marcelo Costa destaca investimentos da Prefeitura para construção de 600 unidades habitacionais em Chapadão do Sul
Em tribuna, presidente da Câmara destacou investimentos da Prefeitura Municipal e ações para ampliar oportunidades de moradia.
Publicado em 04/08/2026 às 15:10 - Atualizado em 04/08/2026 às 15:38 - Por Camila Borges
Alunos visitam Câmara de Vereadores e participam do projeto Câmara Vai à Escola 2026 em Chapadão do Sul
Estudantes acompanharam a sessão legislativa desta segunda-feira e iniciam etapa do projeto que promove educação cidadã e aproxima a juventude dos Três Poderes da República
Publicado em 04/08/2026 às 14:46 - Atualizado em 04/08/2026 às 14:51 - Por Camila Borges
Rose Modesto oficializa candidatura à Câmara Federal e faz emocionante homenagem às vítimas de feminicídio
Minuto de silêncio em memória das vítimas de feminicídio marcou o evento que homologou sua candidatura à Câmara Federal.
Publicado em 01/08/2026 às 19:33 - Atualizado em 01/08/2026 às 19:34 - Por JornalMsTodoDia
Soraya Thronicke participa de debate sobre desenvolvimento, empregos e direitos dos trabalhadores em Mato Grosso do Sul
Senadora destaca diálogo com sindicatos, defende crescimento econômico sustentável e reafirma apoio ao fim da escala 6x1.
Publicado em 31/07/2026 às 19:06 - Atualizado em 31/07/2026 às 19:10 - Por JornalMsTodoDia
17º feminicídio em Mato Grosso do Sul: Rose Modesto cobra ação e diz que “não podemos recuar um único passo”
Ex-deputada afirma que nenhuma mulher pode viver com medo e defende endurecimento das leis, fortalecimento da rede de proteção e ações urgentes para conter a escalada da violência.
Publicado em 31/07/2026 às 12:41 - Atualizado em 31/07/2026 às 12:48 - Por Renan Carrijo
Gerson Claro destaca união política em favor de Sidrolândia e recebe reconhecimento do prefeito Rodrigo Basso
Presidente da Assembleia Legislativa afirmou que o diálogo entre diferentes lideranças é fundamental para viabilizar obras e investimentos no município
Publicado em 29/07/2026 às 16:02 - Atualizado em 29/07/2026 às 16:05 - Por Camila Borges