O Ministério Público do Trabalho (MPT) emitiu uma recomendação ao prefeito de Paranaíba, Maycol Henrique Queiroz de Andrade, solicitando a retirada de um vídeo publicado nas redes sociais em que o prefeito expõe nomes de servidores públicos que teriam apresentado atestados médicos para se ausentarem do trabalho. A recomendação foi divulgada na terça-feira (10).
De acordo com o MPT, a recomendação inclui a proposta de assinatura de um compromisso que visa evitar que tais condutas se repitam, sob pena de aplicação de multas.
No vídeo, gravado em 10 de julho, o prefeito Maycol Queiroz exibiu, de acordo com suas próprias palavras, a rotina de um prefeito no Brasil e como lida constantemente com atestados médicos. Durante a gravação, ele mostrou diversas folhas de atestados médicos que estavam sobre a mesa em seu gabinete.
A procuradora do Trabalho, Juliana Beraldo Mafra, autora da recomendação, destacou que o tom de voz utilizado pelo prefeito em seu discurso foi considerado ameaçador, caracterizando assédio moral. Ela alegou que o prefeito mencionou trabalhadores em estágio probatório que apresentaram atestados médicos, comparou servidores efetivos e contratados em relação à saúde, sugeriu que os atestados médicos apresentados eram indevidos e indiretamente encorajou a não apresentação de atestados médicos, independentemente das condições de saúde dos trabalhadores. Além disso, ele apelou à opinião pública contra os servidores da prefeitura, utilizando argumentos emotivos para atribuir um caráter negativo àqueles que apresentaram atestados médicos.
A recomendação do MPT sugere que o prefeito elabore e divulgue uma nova postagem em sua conta no Instagram com o título "Servidores, contratados e demais trabalhadores da Prefeitura de Paranaíba: Cuide de sua saúde". Nesse novo vídeo, Queiroz Andrade deve se desculpar pela publicação anterior e esclarecer que não se opõe à apresentação de atestados médicos, reconhecendo que a saúde é um direito constitucional de todos.
A recomendação enfatiza que todos os trabalhadores, incluindo aqueles em estágio probatório, têm o direito de buscar assistência médica quando necessário, e o prefeito deve garantir que a administração municipal e os gestores estejam disponíveis para apoiar os servidores que precisam se afastar. Qualquer tipo de assédio em relação àqueles que apresentarem atestados médicos não será tolerado.
O MPT-MS orienta ainda que seja elaborada e divulgada uma comunicação circular a todos os trabalhadores, incluindo gestores, por meio de e-mail institucional, redes sociais da prefeitura, site institucional e material impresso nos locais de trabalho. Essa comunicação deve informar que não serão tolerados atos de assédio moral contra os trabalhadores e que a prática de assédio moral pode levar à punição do agente de acordo com a lei, conforme reiterou a procuradora do Trabalho, Juliana Beraldo Mafra.
Fonte/Foto: Arquivo RCN
Você também pode gostar de ler
Homem é preso por tráfico e corrupção de menores em praça frequentada por estudantes em Paranaíba
Suspeito foi flagrado com drogas e dinheiro após denúncias anônimas; adolescentes estavam em sua companhia e foram encaminhados ao Conselho Tutelar
Publicado em 08/05/2025 às 16:28 - Atualizado em 08/05/2025 às 16:57 - Por Felipe Dias
Homem é condenado a 70 anos de prisão por abusar sexualmente de quatro irmãs e enteada em Paranaíba
Pais das vítimas também foram condenados por omissão diante dos crimes
Publicado em 07/05/2025 às 18:26 - Atualizado em 07/05/2025 às 18:30 - Por Felipe Dias
Quatro são detidos por tráfico durante ação da Força Tática em Paranaíba
A ação resultou na detenção de quatro pessoas por envolvimento com a comercialização de entorpecentes.
Publicado em 16/04/2025 às 11:03 - Atualizado em 16/04/2025 às 11:04 - Por Ana Beatriz Schaedler
Homem condenado por estupro de menina de 12 anos é preso em Paranaíba
Acusado de 64 anos era casado com a avó da vítima; pena definitiva é de 18 anos e 8 meses de prisão
Publicado em 15/04/2025 às 16:57 - Atualizado em 15/04/2025 às 17:13 - Por Felipe Dias
Homem é preso em Paranaíba após mandado expedido pela Justiça de MS
Força Tática da Polícia Militar localizou o suspeito em casa na noite de sábado; ele se entregou espontaneamente
Publicado em 14/04/2025 às 15:46 - Atualizado em 14/04/2025 às 15:47 - Por Felipe Dias
Novo campus do IFMS em Paranaíba terá investimento de R$ 33,7 milhões e será construído com recursos do Novo PAC
Licitação prevê contratação integrada e empresa vencedora será responsável desde o projeto até a entrega da obra, que deve durar 36 meses
Publicado em 14/04/2025 às 14:02 - Atualizado em 14/04/2025 às 14:05 - Por Felipe Dias
Motorista da Câmara de Aparecida do Taboado sofre mal súbito e causa batida em rodovia de Minas Gerais
Vereadores estavam no veículo a caminho de Brasília quando carro perdeu o controle e atingiu outro automóvel
Publicado em 09/04/2025 às 14:00 - Atualizado em 09/04/2025 às 14:26 - Por Felipe Dias