O trabalho do profissional de educação física Nathan Silva, em Costa Rica, tem transformado a rotina de Agostinho, de 67 anos, que passou dois anos em uma cadeira de rodas após perder os movimentos das pernas devido a uma doença que causou atrofia muscular. Depois de um ano e meio de acompanhamento e fortalecimento, o idoso voltou a ficar em pé e deu os primeiros passos com apoio.
O acompanhamento começou no início do ano passado, no lar dos idosos onde Agostinho vive. Quando o profissional iniciou o trabalho, o quadro já era de grande limitação de mobilidade, com uso de cadeira de rodas.
“Ele começou usando andador, mas a doença foi atrofiando os ossos e enfraquecendo as pernas. Depois passou a usar cadeira de rodas. Quando comecei o trabalho com ele, fizemos primeiro dois meses só de fortalecimento”, relatou Nathan.
O processo de reabilitação foi gradual e exigiu persistência. A cada etapa, o foco era recuperar força muscular, equilíbrio e autonomia, mesmo que em pequenos avanços.
“Eu fui trabalhando para ele conseguir sustentar o corpo novamente. No começo foi muito difícil, mas ele nunca desistiu. Um dia ele conseguiu ficar em pé e se manter ainda com o andador”, contou o profissional.
Hoje, mesmo ainda com limitações por conta da doença, Agostinho já consegue caminhar com apoio nas barras e segue em evolução contínua. O objetivo do trabalho é evitar novas atrofias e manter o fortalecimento da musculatura.
A história ganhou repercussão após ser compartilhada nas redes sociais, mostrando o momento em que o idoso dá os primeiros passos, cena que emocionou quem acompanha a recuperação. “Cada passo carrega força, coragem e a prova de que nunca é tarde para recomeçar”, diz a publicação de Nathan.
Fonte: MS Todo Dia
Foto: Divulgação
Você também pode gostar de ler
Encontrado morto aos 74 anos Rominho do Hotel, empresário tradicional de Costa Rica
Romoaldo Ferreira construiu trajetória no comércio local como açougueiro e, nos últimos anos, atuava no ramo da hotelaria
Publicado em 27/05/2026 às 14:22 - Atualizado em 27/05/2026 às 15:55 - Por Day Silva
Mulher de 36 anos denuncia tentativa de ataque por motociclista encapuzado em Costa Rica
Vítima voltava do trabalho quando passou a ser perseguida; moradores relatam que outra mulher também teria sido alvo do suspeito no Bairro Novo Horizonte
Publicado em 23/05/2026 às 13:25 - Atualizado em 23/05/2026 às 13:26 - Por Day Silva
OAB de Costa Rica reúne advocacia local e lideranças estaduais e nacionais em evento técnico
Evento na 16ª Subseção da OAB reuniu mais de 40 advogados para discutir honorários, prerrogativas, inovação e os novos desafios da profissão
Publicado em 21/05/2026 às 19:05 - Atualizado em 21/05/2026 às 19:17 - Por Day Silva
The Best Açaí estreia self-service de Petit Gâteau e lança shakes proteicos em Costa Rica
Unidade oferece mais de 12 tipos de açaís, 24 sabores de sorvetes e mais de 40 acompanhamentos para personalizar sobremesas e bebidas
Publicado em 18/05/2026 às 19:18 - Atualizado em 18/05/2026 às 19:24 - Por Murilo Mendes
Mais Delivery estreia em Costa Rica com explosão de pedidos e movimenta comércio local
Aplicativo chega com promoções, cashback, brindes personalizados e mais de 50 empresas parceiras na cidade
Publicado em 14/05/2026 às 19:29 - Atualizado em 14/05/2026 às 19:37 - Por Murilo Mendes
Decor Colors de Costa Rica lança “Batalha Contra Umidade” com tintas especiais para acabar com infiltrações
Loja especializada em pintura e acabamento destaca produtos como Aqua Shield, Borracha Líquida, Block Total e Block Trincas para combater mofo, fissuras e umidade
Publicado em 13/05/2026 às 15:46 - Atualizado em 13/05/2026 às 16:15 - Por Murilo Mendes
Em aniversário de 46 anos de Costa Rica, Júnior Mochi destaca conquistas e investimentos destinados ao município
Parlamentar destacou o crescimento do município, parabenizou os moradores e reafirmou seu compromisso com investimentos e melhorias para a cidade
Publicado em 12/05/2026 às 08:19 - Atualizado em 12/05/2026 às 08:50 - Por Gabi Ferreira
Júnior Mochi prestigia abertura da 5ª Expo Rica e reforça apoio ao agronegócio em Costa Rica
Dep. Estadual participou da Expo Rica 2026 ao lado de autoridades, empresários e moradores de Costa Rica e região, além de acompanhar o show da cantora Ana Castela.
Publicado em 08/05/2026 às 08:59 - Por Gabi Ferreira