Com jovens dos 79 municípios reunidos em Campo Grande, o Governo de Mato Grosso do Sul lança, nesta quinta-feira (28), o programa Juventude Plena, maior iniciativa integrada de políticas públicas voltadas à juventude sul-mato-grossense. O evento acontece no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo e transforma o espaço em um grandessíssimo encontro de participação, formação, cultura, cidadania e oportunidades para as juventudes do Estado.
Coordenado pela Subsecretaria de Políticas Públicas para Juventude, vinculada à Secretaria de Estado da Cidadania, o programa reúne projetos que já vêm sendo desenvolvidos nos municípios e que agora passam a integrar uma política pública ainda mais ampla, fortalecendo ações de protagonismo juvenil, saúde mental, qualificação profissional, participação social, fortalecimento estudantil e inclusão.
Para o subsecretário de Políticas Públicas para Juventude, Jessé Cruz, o Juventude Plena nasce a partir de um olhar integral sobre a juventude e suas diferentes realidades. “O Juventude Plena representa esse esforço do Governo do Estado em construir políticas públicas robustas para os jovens, compreendendo que a juventude vai além da formação intelectual ou profissional. Estamos falando também de saúde mental, participação política, protagonismo e do reconhecimento das diferentes juventudes que existem em Mato Grosso do Sul, como a juventude indígena, quilombola, rural e urbana”, destaca.
Além de marcar o lançamento oficial do programa, o evento também simboliza a consolidação de ações que já produzem impacto nos municípios sul-mato-grossenses. “É um programa que já acontece nos territórios, com projetos que caminham nos 79 municípios e que vêm fortalecendo espaços de formação, participação social e construção coletiva para os jovens. Agora, damos mais um passo ao integrar essas iniciativas dentro de uma grande política pública estadual para a juventude”, afirma Jessé.
Entre os principais anúncios da programação estão o lançamento oficial da Formação do Grêmio Estudantil 2026, o repasse de R$ 1 mil para os 345 grêmios estudantis ativos da Rede Estadual de Ensino e o lançamento do Painel da Infância e Juventude de Mato Grosso do Sul, desenvolvido pelo Observatório da Cidadania.
O evento também contará com o ato simbólico de fortalecimento dos Conselhos Municipais de Juventude e o lançamento do curso de criação e fortalecimento dos conselhos municipais, ampliando os espaços de participação juvenil em todo o Estado.
Ao longo da tarde, o Circuito Avança Juventude reúne serviços, experiências e atividades voltadas ao desenvolvimento integral dos jovens, com vacinação contra Influenza e HPV, emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), orientação profissional, acesso a oportunidades de qualificação, informações sobre ingresso no ensino superior, cultura urbana, batalhas de breaking e rima, experiências tecnológicas e espaços interativos de escuta e expressão juvenil.
A programação reúne ainda instituições de ensino, secretarias estaduais e parceiros estratégicos, fortalecendo uma rede de apoio e oportunidades para a juventude sul-mato-grossense. “Ter jovens dos 79 municípios reunidos em um mesmo espaço mostra a força da juventude de Mato Grosso do Sul e o compromisso que o Governo do Estado tem assumido com políticas públicas construídas junto com os jovens e para os jovens”, completa o subsecretário.
O lançamento do Programa Juventude Plena será nesta quinta-feira (28), das 7h30 às 17h30, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, localizado no Parque dos Poderes.
Fonte: Governo de MS
Foto: Divulgação
Você também pode gostar de ler
Detran-MS alerta sobre golpe: pátios credenciados não realizam leilões de veículos
A orientação é para que a população desconfie de anúncios publicados fora dos canais oficiais
Publicado em 27/05/2026 às 13:05 - Atualizado em 27/05/2026 às 13:06 - Por Day Silva
Saúde Digital de MS desperta interesse da OPAS e fortalece cooperação internacional
Missão técnica conhece experiências em telessaúde, inteligência de dados e ações estratégicas ligadas à Rota Bioceânica
Publicado em 26/05/2026 às 16:32 - Atualizado em 26/05/2026 às 16:33 - Por Day Silva
Última semana para declaração obrigatória de rebanho mobiliza produtores rurais em MS
A campanha é obrigatória para todos os produtores que possuem saldo de animais, independentemente do porte da propriedade
Publicado em 26/05/2026 às 15:51 - Atualizado em 26/05/2026 às 15:52 - Por Day Silva
Prazo para quitar a última parcela do IPVA 2026 termina nesta semana
Contribuintes que dividiram o imposto em cinco vezes devem regularizar o pagamento até sexta-feira
Publicado em 25/05/2026 às 13:44 - Atualizado em 25/05/2026 às 13:47 - Por Day Silva
Seu Abraço Aquece arrecada mais de 192 mil peças para 586 instituições de todos os municípios de MS
Ação solidária do Governo de MS arrecada mais de 192 mil peças e amplia atendimento a instituições em todos os municípios do Estado
Publicado em 21/05/2026 às 14:54 - Atualizado em 21/05/2026 às 14:55 - Por Day Silva
Estado reforça articulação com municípios e Defesa Civil e amplia ações contra chikungunya
Reunião definiu apoio na organização de resposta de municípios em alta incidência, manutenção de ações em aldeias e alinhou estratégias em regiões prioritárias
Publicado em 17/04/2026 às 15:39 - Atualizado em 17/04/2026 às 15:48 - Por Day Silva
Detran-MS participa de fórum estratégico sobre a Rota Bioceânica com foco em tecnologia e educação
Fórum consolida Mato Grosso do Sul como o coração das discussões sobre infraestrutura e segurança viária no continente.
Publicado em 17/04/2026 às 12:48 - Atualizado em 17/04/2026 às 12:49 - Por Day Silva
Políticas do Governo de MS para o agro alcançam êxito com avanços da cadeia do leite sul-mato-grossense
Eixo estratégico, o melhoramento genético do rebanho leiteiro foi um dos destaques, com investimento superior a R$ 9,2 milhões
Publicado em 16/04/2026 às 16:45 - Atualizado em 16/04/2026 às 17:07 - Por Day Silva