Com a chegada das festas juninas, Costa Rica e cidades da região entram em alerta para o aumento de acidentes com queimaduras, principalmente envolvendo crianças e adolescentes.
Fogueiras, fogos de artifício e alimentos quentes fazem parte das comemorações típicas desta época do ano, mas também elevam os riscos de ocorrências que podem terminar em atendimento médico.
Dados do Ministério da Saúde apontam que, entre 2023 e 2024, cerca de 14 mil crianças e adolescentes foram internados no Sistema Único de Saúde (SUS) por queimaduras. A média é de aproximadamente 20 casos por dia, com aumento durante os meses de junho e julho.
As ocorrências mais comuns envolvem queimaduras de segundo grau, que provocam bolhas e atingem principalmente mãos, braços, rosto e tronco. Além do público infantil, homens entre 15 e 50 anos também estão entre os mais afetados, principalmente em acidentes com fogos e uso inadequado de fogo.
Segundo o médico Luiz Gustavo Orlandi, os primeiros minutos após o acidente são decisivos para evitar complicações. A orientação inicial é afastar a vítima da fonte de calor e, em seguida, resfriar a área atingida com água corrente limpa e fria por pelo menos cinco minutos — podendo chegar a até 20 minutos.
O especialista reforça que apenas a região afetada deve ser resfriada, enquanto o restante do corpo deve ser protegido para evitar hipotermia, especialmente em crianças e idosos. Após o procedimento, o local deve ser coberto com pano limpo e seco até avaliação médica.
Receitas caseiras podem agravar
Práticas populares como passar manteiga, pasta de dente, café, óleo ou outras substâncias sobre a queimadura devem ser evitadas. Além de não ajudar, esses métodos podem piorar a lesão, aumentar o risco de infecção e dificultar o atendimento médico.
O uso de gelo diretamente na pele também não é recomendado, pois pode causar danos adicionais ao tecido já lesionado.
Outro cuidado importante é não estourar bolhas, já que elas funcionam como proteção natural contra infecções.
Casos mais graves, como queimaduras em áreas sensíveis — rosto, mãos, pés — ou causadas por explosões, produtos químicos ou choque elétrico, exigem atendimento imediato. Sintomas como dificuldade para respirar ou sinais de fumaça nas vias aéreas também são considerados de urgência.
A recomendação é que crianças fiquem afastadas de fogueiras e fogos de artifício, sempre sob supervisão. Já os adultos devem evitar o uso de líquidos inflamáveis e manter distância segura durante as celebrações.
Em caso de emergência, o Samu pode ser acionado pelo 192 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Fonte: MS Todo Dia
Você também pode gostar de ler
Moradora é picada por escorpião em Chapadão do Sul e alerta para risco em áreas urbanas
Caso reacende preocupação com acidentes envolvendo animais peçonhentos; escorpiões são responsáveis pela maioria das ocorrências em MS
Publicado em 12/06/2026 às 16:30 - Atualizado em 12/06/2026 às 16:32 - Por Ana Benitez
Internações por gripe e vírus respiratório aumentam e acendem alerta em MS
Crianças pequenas e idosos estão entre os grupos mais afetados pelas doenças respiratórias
Publicado em 11/06/2026 às 16:54 - Atualizado em 11/06/2026 às 16:55 - Por Ana Benitez
Combate ao Aedes começa dentro de casa e saúde faz alerta em MS
Eliminação de água parada é a principal medida contra dengue, zika e chikungunya
Publicado em 11/06/2026 às 15:21 - Por Ana Benitez
MS recebe nova vacina que protege contra 20 tipos de doenças graves
Estado recebe 83 mil doses e amplia proteção contra infecções respiratórias
Publicado em 10/06/2026 às 18:42 - Atualizado em 10/06/2026 às 18:44 - Por Ana Benitez
Cigarro eletrônico vira foco de alerta urgente entre estudantes em Chapadão do Sul
Palestra destaca impactos à saúde e tenta frear uso de vape entre adolescentes
Publicado em 10/06/2026 às 16:46 - Atualizado em 10/06/2026 às 16:57 - Por Ana Benitez
Costa Rica registra 94 casos prováveis de chikungunya e acende alerta em MS
Estado já soma mais de 12 mil notificações da doença e 21 mortes confirmadas; SES orienta população a procurar atendimento ao apresentar sintomas
Publicado em 29/05/2026 às 16:03 - Atualizado em 29/05/2026 às 16:04 - Por Day Silva
Anvisa manda recolher lote de coco ralado por excesso de enxofre
Agência também suspendeu venda, uso e propaganda do produto
Publicado em 28/05/2026 às 15:33 - Por Day Silva
Ônibus do Hemosul reforça doações de sangue e amplia cadastro de medula óssea em Rio Verde, Coxim e Sonora
Ações realizadas em cidades do Norte de MS arrecadaram 195 bolsas de sangue e aproximaram atendimento da população
Publicado em 18/05/2026 às 17:44 - Atualizado em 18/05/2026 às 17:46 - Por Murilo Mendes
Costa Rica deixa grupo de maior alerta para dengue em MS após queda na incidência da doença
Município apresentou redução nos índices em comparação aos boletins anteriores e Estado segue sem registrar mortes pela doença
Publicado em 16/05/2026 às 10:11 - Atualizado em 16/05/2026 às 10:35 - Por Gabi Ferreira