A leucemia mieloide aguda (LMA) terá uma nova opção de tratamento oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Portaria publicada pelo Ministério da Saúde no Diário Oficial da União desta segunda-feira (15) oficializa a incorporação do medicamento venetoclax em combinação com azacitidina para pacientes adultos recém-diagnosticados com a doença e que não podem ser submetidos à quimioterapia intensiva.
A medida foi assinada pela secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde, Fernanda De Negri, e segue recomendação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec).
De acordo com a portaria, o tratamento será disponibilizado conforme os protocolos clínicos definidos pelo Ministério da Saúde. A combinação dos medicamentos é indicada para pacientes que apresentam limitações para receber os esquemas tradicionais de quimioterapia, ampliando as alternativas terapêuticas disponíveis na rede pública.
Apesar da incorporação já estar oficializada, a oferta do tratamento não será imediata. Conforme prevê o Decreto nº 7.646/2011, as áreas técnicas do Ministério da Saúde terão prazo de até 180 dias para efetivar a disponibilização da tecnologia no SUS.
A leucemia mieloide aguda é um tipo de câncer que afeta a medula óssea e compromete a produção normal das células sanguíneas. A expectativa é que a nova terapia amplie as possibilidades de tratamento para pacientes que possuem restrições aos métodos convencionais.
Fonte: Agência Brasil
Foto: © Paulo Pinto/Agência Brasil
Você também pode gostar de ler
Moradora é picada por escorpião em Chapadão do Sul e alerta para risco em áreas urbanas
Caso reacende preocupação com acidentes envolvendo animais peçonhentos; escorpiões são responsáveis pela maioria das ocorrências em MS
Publicado em 12/06/2026 às 16:30 - Atualizado em 12/06/2026 às 16:32 - Por Ana Benitez
Internações por gripe e vírus respiratório aumentam e acendem alerta em MS
Crianças pequenas e idosos estão entre os grupos mais afetados pelas doenças respiratórias
Publicado em 11/06/2026 às 16:54 - Atualizado em 11/06/2026 às 16:55 - Por Ana Benitez
Combate ao Aedes começa dentro de casa e saúde faz alerta em MS
Eliminação de água parada é a principal medida contra dengue, zika e chikungunya
Publicado em 11/06/2026 às 15:21 - Por Ana Benitez
MS recebe nova vacina que protege contra 20 tipos de doenças graves
Estado recebe 83 mil doses e amplia proteção contra infecções respiratórias
Publicado em 10/06/2026 às 18:42 - Atualizado em 10/06/2026 às 18:44 - Por Ana Benitez
Cigarro eletrônico vira foco de alerta urgente entre estudantes em Chapadão do Sul
Palestra destaca impactos à saúde e tenta frear uso de vape entre adolescentes
Publicado em 10/06/2026 às 16:46 - Atualizado em 10/06/2026 às 16:57 - Por Ana Benitez
Costa Rica registra 94 casos prováveis de chikungunya e acende alerta em MS
Estado já soma mais de 12 mil notificações da doença e 21 mortes confirmadas; SES orienta população a procurar atendimento ao apresentar sintomas
Publicado em 29/05/2026 às 16:03 - Atualizado em 29/05/2026 às 16:04 - Por Day Silva
Anvisa manda recolher lote de coco ralado por excesso de enxofre
Agência também suspendeu venda, uso e propaganda do produto
Publicado em 28/05/2026 às 15:33 - Por Day Silva
Ônibus do Hemosul reforça doações de sangue e amplia cadastro de medula óssea em Rio Verde, Coxim e Sonora
Ações realizadas em cidades do Norte de MS arrecadaram 195 bolsas de sangue e aproximaram atendimento da população
Publicado em 18/05/2026 às 17:44 - Atualizado em 18/05/2026 às 17:46 - Por Murilo Mendes