Alcinópolis promove encontro regional para planejar educação dos próximos 10 anos

Encontro reuniu representantes de Alcinópolis, Costa Rica e Figueirão para discutir metas, desafios e estratégias para a educação nos próximos dez anos

Imagem de compartilhamento para o artigo Alcinópolis promove encontro regional para planejar educação dos próximos 10 anos da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

Alcinópolis sediou uma capacitação regional voltada à elaboração dos novos Planos Municipais de Educação (PMEs), que irão orientar as políticas educacionais dos municípios entre 2026 e 2036. O encontro reuniu gestores, equipes técnicas e representantes do Ministério da Educação (MEC), além de representantes de Costa Rica e Figueirão.

Durante a programação, foram apresentadas orientações para a construção dos planos e discutidas metas, desafios e estratégias para o fortalecimento da educação pública nos próximos dez anos.

As atividades também incluíram oficinas práticas para análise das metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação, com o objetivo de auxiliar os municípios na definição de ações que estejam de acordo com as necessidades e características de cada rede de ensino.

Para o secretário municipal de Educação de Alcinópolis, Thierry França Porato, a capacitação é uma etapa importante para garantir que o planejamento seja construído de forma participativa e conectado à realidade local.

A elaboração dos PMEs deverá estabelecer diretrizes e metas para diferentes áreas da educação, servindo como instrumento de planejamento das políticas públicas municipais para a próxima década.

O encontro reforça a articulação entre os municípios da região na busca por estratégias comuns e pelo aprimoramento das políticas educacionais, com foco em uma educação mais inclusiva, eficiente e preparada para os desafios dos próximos anos.

Você também pode gostar de ler