Coxim tem 240 vagas abertas no IFMS para cursos técnicos integrados ao ensino médio

Inscrições para o Exame de Seleção 2027 seguem até 1º de setembro; oportunidades são gratuitas e distribuídas entre Agropecuária, Alimentos e Desenvolvimento de Sistemas

Imagem de compartilhamento para o artigo Coxim tem 240 vagas abertas no IFMS para cursos técnicos integrados ao ensino médio da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

Estão abertas as inscrições para o Exame de Seleção 2027 do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), que oferece 240 vagas para cursos técnicos integrados ao ensino médio em Coxim. As oportunidades são gratuitas, presenciais e destinadas a estudantes que concluirão o 9º ano do ensino fundamental até a matrícula, prevista para janeiro de 2027.

No Campus Coxim, são oferecidas vagas para três cursos. Agropecuária conta com 40 vagas no período matutino e 40 no vespertino. Alimentos também oferece 40 vagas em cada turno, enquanto Desenvolvimento de Sistemas disponibiliza outras 40 vagas pela manhã e 40 à tarde.

Os cursos têm duração de três anos e permitem que o estudante curse o ensino médio simultaneamente à formação técnica profissional.

Em todo o Estado, o IFMS oferece 2.270 vagas, distribuídas em 11 opções de cursos e 12 municípios.

Inscrições até setembro

As inscrições podem ser feitas até 1º de setembro de 2026, pela Página do Candidato da Central de Seleção do IFMS. A taxa é de R$ 20, com pagamento até 2 de setembro, por Pix, cartão de crédito ou boleto.

Candidatos que se enquadram nos critérios estabelecidos no edital podem solicitar a isenção da taxa até 17 de agosto. Entre os casos previstos estão estudantes do 9º ano de escolas públicas e pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

Prova será em 27 de setembro

O Exame de Seleção 2027 será realizado no dia 27 de setembro. A avaliação terá 30 questões de múltipla escolha, sendo 10 de Língua Portuguesa, 10 de Matemática e 10 de Ciências da Natureza.

Metade das vagas é reservada para estudantes que cursaram integralmente o ensino fundamental em escola pública ou em escola comunitária conveniada com o poder público. O processo também prevê critérios de reserva relacionados à renda familiar e vagas destinadas a pretos e pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.

O edital completo, com as regras do processo seletivo, documentação exigida e conteúdo da prova, está disponível na Central de Seleção do IFMS.

Para Coxim, as 240 vagas representam uma oportunidade para estudantes ingressarem no ensino médio com formação técnica nas áreas de agropecuária, alimentos e tecnologia. 

Fonte: MS Todo Dia com informações Coxim Agora 
Foto: Coxim Agora. 

Você também pode gostar de ler