O Governo de Mato Grosso do Sul, sob gestão do governador Eduardo Riedel (Progressistas), está entre os seis finalistas do Prêmio Excelência em Competitividade 2026, promovido pelo Centro de Liderança Pública (CLP). O Estado concorre com a iniciativa “Sem Deixar Ninguém Para Trás”, desenvolvida pela Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos (Sead).
A política pública reúne programas e ações voltados à proteção social e ao enfrentamento da pobreza, buscando ampliar o acesso de famílias em situação de vulnerabilidade a benefícios, serviços e oportunidades de superação da pobreza.
Nesta edição, a premiação registrou 403 iniciativas inscritas por 23 estados brasileiros, o maior número da história do prêmio. Os três vencedores serão anunciados nesta quinta-feira (27), durante o lançamento dos Rankings de Competitividade dos Estados e dos Municípios 2026, na Casa Natura Musical, em São Paulo.
Pobreza e extrema pobreza apresentam queda
Um dos principais resultados apresentados pelo Governo de Mato Grosso do Sul para a disputa é a redução dos índices de pobreza no Estado.
Entre 2022 e 2024, a proporção da população em situação de extrema pobreza caiu de 2,7% para 1,6%, enquanto o índice de pobreza recuou de 23% para 17,7%.
A iniciativa percorreu os 79 municípios sul-mato-grossenses com ações de busca ativa de famílias em situação de vulnerabilidade. Para identificar pessoas que ainda não estavam sendo atendidas pela rede de proteção, o Estado utilizou o Índice de Vulnerabilidade Social (IVS).
A estratégia permitiu direcionar ações para as famílias que apresentavam maior necessidade, buscando não apenas amenizar os efeitos da pobreza, mas também atuar sobre fatores estruturais relacionados à vulnerabilidade social.
Entre os programas integrados à política estão o Mais Social, Energia Social, Cuidar de Quem Cuida e MS Supera.
Para o governador Eduardo Riedel, o reconhecimento nacional representa também uma responsabilidade para a administração estadual.
“Estamos entre as seis melhores políticas públicas do país. Isso é motivo de orgulho, mas, acima de tudo, de responsabilidade. Esse programa nasceu de uma convicção: o desenvolvimento só tem sentido se chegar a quem mais precisa”, afirmou.
Segundo Riedel, a política demonstra que é possível combinar responsabilidade fiscal com ações voltadas à redução das desigualdades sociais.
Estado acumula reconhecimentos
A classificação entre os finalistas de 2026 mantém Mato Grosso do Sul em evidência nas premiações nacionais de gestão pública.
Em 2023, o Estado venceu a categoria principal com o Programa Contrato de Gestão, voltado ao planejamento estratégico, acompanhamento de metas e modernização da administração estadual.
No ano seguinte, em 2024, Mato Grosso do Sul ficou entre os seis finalistas com o Centro de Inteligência GOVMS, iniciativa criada para melhorar a definição de prioridades nos investimentos públicos a partir do uso de dados e evidências.
Já em 2025, o Estado conquistou o primeiro lugar nacional com o MS Ativo Municipalismo, política de governança compartilhada que, no primeiro ano, resultou na elaboração de 192 planos de ação, mais de mil entregas executadas e aproximadamente R$ 600 milhões em investimentos por meio de convênios.
Em 2026, a iniciativa “Sem Deixar Ninguém Para Trás” representa novamente o Estado na disputa nacional.
No Ranking de Competitividade dos Estados, divulgado pelo CLP em 2025, Mato Grosso do Sul aparece entre os dez estados mais competitivos do país e ocupa a segunda colocação nacional no indicador de Capital Humano.
Riedel participa de painel com outros governadores
Além da cerimônia de premiação, Eduardo Riedel participará do Painel de Governadores, que terá a presença de Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul; Rafael Fonteles, do Piauí; e Jorginho Mello, de Santa Catarina.
O debate será mediado por Ilson Bressan, CEO da Valid, e terá como temas a competitividade dos estados, gestão pública, capital humano e sustentabilidade.
O evento ocorre nesta quinta-feira (27), na Casa Natura Musical, localizada na Rua Artur de Azevedo, em Pinheiros, São Paulo.
A programação prevê abertura às 9h, painel de governadores das 10h às 11h30 e a cerimônia do Prêmio Excelência em Competitividade 2026 das 11h30 às 12h30.
O resultado definirá quais três das seis iniciativas finalistas serão reconhecidas como as melhores políticas públicas da edição deste ano.
Você também pode gostar de ler
Motociclista sem CNH é preso após acidente e suspeita de embriaguez em Costa Rica
Condutor de 54 anos teria feito retorno pela contramão, tentou deixar o local e recusou o teste do bafômetro
Publicado em 14/09/2026 às 12:12 - Atualizado em 14/09/2026 às 12:14 - Por Camila Borges
Homem aponta arma e dispara contra a irmã durante discussão em Chapadão do Sul
Vítima, de 19 anos, contou à polícia que irmão estava alterado e deixou o local após o disparo; espingarda de pressão foi apreendida
Publicado em 14/09/2026 às 10:43 - Atualizado em 14/09/2026 às 10:44 - Por Gabi Ferreira
Homem é preso com cocaína pronta pra venda em Costa Rica
Abordagem ocorreu no bairro São Francisco; policiais também apreenderam maconha, balança de precisão e dinheiro
Publicado em 14/09/2026 às 09:59 - Atualizado em 14/09/2026 às 10:36 - Por Gabi Ferreira
Gaeco faz operação e cumpre mandados na Prefeitura de Água Clara
Equipes também foram a endereços ligados a ex-secretária, servidora e empresário nesta segunda-feira (14)
Publicado em 14/09/2026 às 09:37 - Atualizado em 14/09/2026 às 09:45 - Por Gabi Ferreira
Homem agride irmã e ameaça matá-la após discussão em Costa Rica
Vítima relatou ter sido agredida com tapas, puxões de cabelo e enforcamento; suspeito foi localizado e preso pela PM
Publicado em 14/09/2026 às 09:20 - Atualizado em 14/09/2026 às 09:21 - Por Gabi Ferreira
Com ciúme, mulher aparece armada com faca e ameaça suposta pretendente do ex em pizzaria de Água Clara
Desentendimento teria sido motivado por mensagens enviadas pelo ex-companheiro da vítima
Publicado em 14/09/2026 às 08:07 - Atualizado em 14/09/2026 às 08:10 - Por Gabi Ferreira
Jovem de 18 anos ligada à facção morre em confronto com a polícia em MS; ela ostentava armas nas redes sociais
Taís Eduarda Souza Rossi morreu em Três Lagoas após intervenção policial na manhã de domingo
Publicado em 14/09/2026 às 07:39 - Atualizado em 14/09/2026 às 07:54 - Por Gabi Ferreira
Homem com mandado de prisão é detido pela Polícia Militar em Cassilândia
Suspeito de 32 anos foi localizado durante patrulhamento na Vila Izanópolis; mandado era relacionado ao descumprimento de medida protetiva e desobediência judicial
Publicado em 12/09/2026 às 09:01 - Atualizado em 12/09/2026 às 09:02 - Por Camila Borges
Trabalhador rural procurado por estupro de vulnerável é preso em fazenda de Alcinópolis
Mandado havia sido expedido pela Justiça do Tocantins; homem foi localizado em propriedade rural a cerca de 9 quilômetros da área urbana
Publicado em 12/09/2026 às 08:25 - Atualizado em 12/09/2026 às 08:31 - Por Camila Borges