A transformação econômica vivida por Inocência entrou no discurso do ex-governador e candidato ao Senado Reinaldo Azambuja (PL) como exemplo dos impactos provocados pela chegada de grandes investimentos privados a Mato Grosso do Sul.
O município, que passa por uma nova dinâmica com a implantação da fábrica de celulose da Arauco, tem atraído trabalhadores de diferentes regiões e movimentado setores que vão muito além do canteiro de obras. Comércio, alimentação, transporte e prestação de serviços estão entre as atividades diretamente influenciadas pelo aumento da circulação de pessoas.
Azambuja relaciona esse cenário à política de atração de empresas adotada durante os oito anos em que esteve à frente do Governo do Estado, entre 2015 e 2022. Segundo dados apresentados por sua campanha, mais de mil empresas optaram por investir em Mato Grosso do Sul naquele período e foram criados mais de 72 mil empregos formais.
Em Inocência, os efeitos dessa expansão podem ser percebidos na rotina de quem chegou à cidade justamente em busca das novas oportunidades.
O motorista Daniel de Sá decidiu se mudar para Mato Grosso do Sul depois de saber da implantação da unidade da Arauco. A mudança abriu espaço para que ele trabalhasse na profissão escolhida, realizando o transporte de funcionários entre alojamentos, a cidade e a área do empreendimento.
“Fui a duas empresas e ambas me requisitaram como motorista para trabalhar transportando os trabalhadores da sede do município e alojamentos para a empresa”, relatou.
Movimento da fábrica chega ao comércio de Inocência
O crescimento também mudou a rotina de pequenos empreendedores. Elizangela da Silva deixou São Paulo e começou vendendo refeições por delivery em Inocência. Com a chegada constante de novos trabalhadores, a demanda cresceu e o negócio que funcionava dentro de casa ganhou um espaço próprio.
“Fui acompanhando a obra da Arauco. A gente já vê a diferença da cidade hoje. Mudou bastante. Comecei com delivery, em casa. A cada dia chega mais trabalhadores na cidade, aí foi dando certo, o movimento aumentou muito”, contou.
Nos domingos, quando parte dos funcionários está de folga, o movimento também aparece nas ruas e no comércio local. Segundo Elizangela, trabalhadores que vivem em alojamentos aproveitam o dia para fazer compras e frequentar estabelecimentos da cidade.
O Projeto Sucuriú, da Arauco, prevê até 14 mil oportunidades de trabalho durante o pico das obras e aproximadamente 6 mil postos na fase de operação, considerando as atividades industrial, florestal e logística.
Para Azambuja, histórias como as registradas em Inocência mostram que um grande empreendimento produz reflexos em diferentes atividades econômicas e pode criar oportunidades também para quem está fora dos portões da indústria.
Durante sua gestão, o Estado também recebeu a implantação da nova unidade da Suzano, em Ribas do Rio Pardo, consolidando o avanço da indústria de celulose em Mato Grosso do Sul.
Azambuja defende continuidade da política de investimentos
O ex-governador também associa a atração de empresas aos investimentos estaduais realizados em infraestrutura durante seu mandato. Conforme os números apresentados pela campanha, cerca de R$ 8 bilhões foram aplicados pelo Governo do Estado em áreas como rodovias, saneamento, habitação e revitalização urbana naquele período.
Agora candidato ao Senado, Azambuja afirma que pretende levar para Brasília a defesa de novos projetos capazes de ampliar a geração de empregos e fortalecer a infraestrutura necessária para acompanhar o crescimento econômico de Mato Grosso do Sul.
“Nós trocamos imposto por emprego. Esses grandes investimentos que recebemos vão muito além do ‘boom’ da época da construção, eles deixam muita coisa para o futuro: os empregos que ficam, as pessoas que têm oportunidade de capacitação e toda uma cadeia produtiva”, afirmou.
Com a implantação da megafábrica, Inocência se tornou um dos principais exemplos atuais dessa mudança de escala. Uma cidade antes marcada por uma população pequena passa a receber novos moradores, negócios e serviços, enquanto se prepara para os impactos permanentes de um dos maiores investimentos industriais em andamento no Estado.
Você também pode gostar de ler
Câmara de Paraíso das Águas aprova título de Utilidade Pública para comunidade terapêutica e desconto na taxa de esgoto
Sessão ordinária desta segunda-feira também garantiu crédito especial para servidores e iniciou a análise do orçamento municipal para o próximo ano
Publicado em 06/10/2026 às 16:33 - Atualizado em 06/10/2026 às 16:34 - Por Grazi Almeida
Costelada da Integração passa a integrar Calendário Oficial de MS por projeto do deputado Gerson Claro
Apresentada pelo presidente da ALEMS, lei reconhece a importância cultural, econômica e turística da tradicional festividade realizada em Sidrolândia
Publicado em 06/10/2026 às 14:43 - Por Grazi Almeida
Câmara de Paraíso das Águas vota redução de tarifa de fossa séptica e orçamento municipal nesta segunda
Ordem do Dia pauta o reconhecimento de utilidade pública da comunidade terapêutica COTENEC e crédito suplementar para servidores
Publicado em 02/10/2026 às 15:20 - Atualizado em 02/10/2026 às 17:37 - Por Grazi Almeida
Rose Modesto defende trajetória política e capacidade de articulação em Brasília
Candidata à Câmara dos Deputados citou passagens pela Sudeco, Vice-Governo e Congresso Nacional ao destacar preparo para representar Mato Grosso do Sul
Publicado em 30/09/2026 às 19:39 - Atualizado em 30/09/2026 às 19:40 - Por Grazi Almeida
Gerson Claro defende política pé no chão e foco em soluções reais para a população de MS
Presidente da Alems defendeu presença nos municípios e que os debates tem que ter foco em problemas reais da população
Publicado em 29/09/2026 às 17:30 - Atualizado em 29/09/2026 às 17:31 - Por Grazi Almeida