Leandro e Rosângela despontam como nomes da renovação para prefeitura de Costa Rica

Pesquisa realizada em Costa Rica mostra surgimento de novas lideranças e alto número de eleitores sem candidato

Imagem de compartilhamento para o artigo Leandro e Rosângela despontam como nomes da renovação para prefeitura de Costa Rica da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

Pesquisa realizada pelo IPP (Instituto de Pesquisas Pontual) aponta ascensão de Leandro Bortolazzi (MDB) e da vereadora Rosângela Marçal (PL) para a prefeitura de Costa Rica. Eles representam a renovação diante de figurinhas carimbadas, que ignoram a importância da alternância do poder para garantia da democracia. 

Com margem de erro de 4% para mais ou para menos em um espaço de confiança de 95%, a pesquisa foi realizada nos dias 16, 17 e 18 de outubro de 2023, ouvindo 320 eleitores distribuídos por cotas nos itens sexo, faixa etária e escolaridade, nas regiões urbana e rural do município de Costa Rica. Todos os entrevistados têm idade superior a 16 anos. 

Waldeli dos Santos Rosa (MDB), prefeito por quatro mandatos, totalizando 16 anos no poder, aparece com 34,06% das intenções de voto. O atual prefeito, Delegado Cleverson Alves (PP), é o segundo mais citado com 17,19%. A surpresa está em Leandro, que recebeu 1,56% dos votos na pesquisa, que foi espontânea, quando nenhum nome é apresentado aos participantes.

Também foram lembrados pelos costa-riquenses: Arthur Baird e Dona Áurea, ambos com 0,94% das menções, Rainer e Roni Costa com 0,63% cada e Armando Luciano com 0,31%. Brancos e nulos somaram 2,81%, enquanto não souberam ou não opinaram chegou a 40,93% das respostas. 

O grande número de indecisos é determinante para o surgimento de novas lideranças. Esses mais de 40% que não opinaram mostram que, um ano antes da eleição, os eleitores ainda não conhecem os pré-candidatos, momento que nomes que começam a despontar nas espontâneas têm espaço para crescer.

Em 14 de novembro, o MDB se reúne para discutir os rumos da legenda em Costa Rica. Assim, é a oportunidade de avaliar os quadros disponíveis para as eleições municipais, inclusive analisar a rejeição de Waldeli, que não foi mencionada no levantamento do IPP. O ex-prefeito responde a processos por improbidade administrativa, o que pode ser um risco ao MDB.

Bortolazzi, por sua vez, alega que ainda é muito cedo para falar em pré-candidatura, mas garante que está pronto para a missão. “Em relação a ser lembrado, quer dizer que o trabalho que eu sempre fiz na minha vida foi reconhecido. Fico muito feliz por isso e estamos aí, estamos à disposição do partido. Vamos ver quais vão ser as próprias definições agora. A gente ainda está a um ano das eleições, então assim, sou um soldado do partido, vamos ver o que vai ser decidido”, ressalta.

A pesquisa também avaliou os cotados para vice-prefeito. Leandro e Rosângela são citados tanto para projeções com Waldeli como líder de chapa quanto Delegado Cleverson. O resultado indica que os nomes têm apoio da população independente de qual aliança decidam forjar em um cenário hipotético.

Rosângela comemora o resultado. “Fico muito feliz pela avaliação da população Costa Rica e região. Sei da tamanha responsabilidade de administrar um município, mas deixo aqui uma frase de segurança a nosso povo: estou preparada para cuidar de nossa cidade e da nossa população, grata por ser um nome de destaque e de preferência popular, pois um bom gestor tem que gostar de gente e trabalhar com humanização”, afirmou.

O IPP também questionou aos eleitores quais as opções de candidato a vice-prefeito, sem determinar como seria a composição de chapa. Neste cenário, Bortolazzi lidera com 9,69% das respostas, seguido de perto pela vereadora, que foi lembrada por 7,50% dos entrevistados. Na sequência, aparece Roni Cota, com 7,19%.

Jovenaldo foi citado por 3,13% dos costa-riquenses. Na sequência, aparecem: Dr. Roberto (2,19%); Arthur Baird (1,88%); Baird (1,56%); e Biri (0,94%). Evaldo Paulino, Everaldo Barbosa, Levair (Moveis Garcia), Quiabo, Rainer, Valdelino e Vinicius pontuaram 0,63% cada. Cledson, Cocó e Marcelo do Gás aparecem com 0,31% das intenções de voto. Brancos e nulos somam 1,56% e não souberam ou não opinaram totalizam 59,02%.

Na pesquisa estimulada, quando alguns nomes são apresentados aos entrevistados, Leandro (25,63%) e Rosângela (16,25%) também lideram. Jovenaldo é bem cotado, com 15,94% e os demais aparecem abaixo de 7,5%: Roni Cota (7,5%), Baird (6,56%), Dr. Roberto (5,31%), Arthur Baird (4,38%) e Evaldo Paulino (3,4%). Nulos e brancos ficam em 1,56% e indecisos caem para 13,43%.

O instituto também avaliou a popularidade do atual prefeito, Delegado Cleverson. O resultado é inusitado, pois 41,25% dos entrevistados são indiferentes quanto à administração, um verdadeiro ‘picolé de chuchu’. A aprovação, somando votos em bom e ótimo, está em 41,56%, mas falta musculatura para uma reeleição tranquila. Já 17,19% consideram a gestão ruim ou péssima.

Vice-presidente da Câmara Municipal, a vereadora Rosângela Marçal acredita que falta iniciativa ao gestor. “Tem deixado a desejar para com nossa sociedade, tem que tomar frente dos acontecimentos e ouvir mais a população e a classe política, pois tem muito a melhorar, muitas reclamações chegando ao meu gabinete e também na Casa Legislativa”.

As entrevistas do IPP foram realizadas em número proporcional aos de habitantes, segundo os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) e do TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral). 

Foram colhidas amostragens no Centro; Jardim Buenos Aires; São Francisco; Vila Nunes; Vale do Amanhecer; Jardim das Oliveiras; Jardim Afonso; Jardim Eldorado; Cachoeira; Flor do Cerrado; Residencial Jatobá; Che-Roga-Mi; Sonho Meu 1; Sonho Meu 4; Sonho Meu 5 e 6, entre outros.

Você também pode gostar de ler