A Câmara de Vereadores de Costa Rica por meio das vereadoras prof. Me. Manuelina Martins e Rosângela Marçal, promoveu uma palestra para discutir a violência contra as mulheres na política, a chamada violência política de gênero ministrada pelo professor de direito eleitoral e servidor público do TER-MS, Marcelo José de Souza.
A ação aconteceu na última segunda-feira (30), mas só foi divulgada hoje pela Casa de Leis.
Para dar abertura a palestra foi composta a mesa com as seguintes autoridades, o presidente da Câmara, Ailton Amorim, a vice-presidente Rosângela Marçal, o 1º secretário Averaldo Barbosa, a 2ª secretária Prof. Me. Maunelina Martins, o juiz da 1ª Vara de Costa Rica, Francisco Soliman, a juíza da 2ª Vara Cível, Laísa Marcolini, a defensora pública, Ktherine Alzira Avellán Neves, a secretária de Políticas Públicas Márcia Alves e a secretária de Assistência Social Evair Gomes que fizeram uma breve explanação sobre o tema.
A presidente da Comissão Permanente de Educação, Assistência Social e Políticas Públicas para as Mulheres da Câmara, professora Manuelina, agradeceu a todos os presentes e destacou em especial a participação do juiz Dr. Francisco Soliman.
“Nossos agradecimentos ao Dr. Francisco pela sugestão da palestra e pela indicação do professor Marcelo. Ela destacou que a comunidade se beneficia enormemente da colaboração entre os poderes constituídos. “É encorajador ver esta Casa de Leis cheia com a participação do público, discutindo essa temática. Nosso objetivo é ter muitas mulheres candidatas e ocupando esses assentos”, disse a vereadora.
A vice-presidente do parlamento, Rosângela Marçal, destacou que discutir a violência de gênero ainda é um tabu. Ela ressalta que as mulheres buscam seu espaço e enfrentam muita rejeição, tanto dentro quanto fora da classe política. No entanto, ela enfatiza que as mulheres têm os mesmos direitos que os homens. “Estamos aqui para sermos parceiras e buscar essa união para eliminar as desigualdades de gênero”, afirma Rosângela.
Palestra
Para discutir a violência política de gênero, foi convidado o professor de direito eleitoral e servidor público do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul, há 25 anos, Marcelo José de Souza, que abordou o assunto de forma dinâmica interagindo com o público presente.
Entre os assuntos apresentados, Souza falou como a violência política de gênero afeta de forma significativa a participação das mulheres na política brasileira, destacando índices no país e no Estado. Mulheres negras, indígenas, LGBTQIA+ e deficientes são ainda mais propensas a sofrerem formas de violência política mais agravadas, sendo divididas em cinco categorias: patrimonial, simbólica, sexual, psicológica e física.
“A participação das mulheres na política é de extrema importância para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. As mulheres representam mais da metade da população brasileira e, portanto, é fundamental que elas tenham voz e representatividade nas decisões políticas que afetam suas vidas. Além disso, sua presença pode trazer novas perspectivas e soluções para problemas que afetam a sociedade como um todo. A história da participação feminina na política brasileira é marcada por lutas e conquistas importantes, como o direito ao voto e a eleição de mulheres para cargos políticos em diferentes esferas. No entanto, ainda há muito a ser feito para garantir a igualdade de gênero na política e combater a violência política de gênero. É importante que as mulheres sejam encorajadas e apoiadas a participar da política, seja como eleitoras, candidatas ou líderes políticas, para que possam contribuir para a construção de um país mais justo e democrático”, destacou Marcelo.
Para a estudante do 2º ano C da Escola Estadual Santos Dumont, Lívia Furquim de Moraes, debater a participação feminina na política é de suma importância. Ela observa que muitas mulheres não se envolvem na política devido à falta de incentivo. “Muitas vezes, o apoio da família e da sociedade é pequeno. As mulheres são frequentemente incentivadas a se verem apenas como mães e donas de casa, em vez de serem reconhecidas por seu potencial para administrar não apenas suas casas e famílias, mas também para governar uma cidade, um estado ou um país”, explica Lívia.
Estiveram presentes também no evento, os vereadores Waldomiro Bocalan e Evaldo Paulino, o subsecretário de Desenvolvimento Airton Ruiz, a subsecretária de Governo Angélica Clemente, o padre Ivanildo Júnior, o policial aposentado Esteban Palácios, o presidente do partido Republicanos Claudiney Montani, professores e alunos da Escola Estadual Santos Dumont do 2º ano C e D, servidores públicos e comunidade em geral.
Foto: Fabrizzio - ASSECOM/CMR
Você também pode gostar de ler
Gerson Claro afirma que Regularize Já não tem caráter punitivo e reforça diálogo com setor produtivo
Em reunião com Governo e entidades do comércio, Gerson Claro afirma que programa é orientativo e garante mais transparência ao contribuinte
Publicado em 13/02/2026 às 17:57 - Atualizado em 13/02/2026 às 17:58 - Por Day Silva
Gaeco cumpre mandados na Prefeitura de Coxim e recolhe contratos na Gerência de Licitação
Operação apura pagamentos de mais de R$ 1,5 milhão a escritório de advocacia por serviços que não teriam sido prestados
Publicado em 12/02/2026 às 11:57 - Atualizado em 12/02/2026 às 11:58 - Por Day Silva
Deputado pede ciclovia às margens da BR-262 em Água Clara para garantir segurança a trabalhadores
Deputado pede ciclovia às margens da BR-262 em Água Clara para garantir segurança a trabalhadores
Publicado em 12/02/2026 às 11:11 - Atualizado em 12/02/2026 às 11:24 - Por Day Silva
Deputado Marcio Fernandes cobra melhorias em rodovias, pontes e vias urbanas de MS
Parlamentar defende intervenções para atender produtores, moradores e motoristas
Publicado em 11/02/2026 às 10:46 - Atualizado em 11/02/2026 às 11:40 - Por Day Silva
Marcio Fernandes figura entre os 10 mais lembrados para a Assembleia Legislativa em MS
Pesquisa Ranking Brasil coloca deputado do MDB entre os nomes mais citados espontaneamente pelo eleitorado sul-mato-grossense na disputa de 2026
Publicado em 09/02/2026 às 14:58 - Atualizado em 09/02/2026 às 16:08 - Por Redação
1ª pesquisa de 2026 coloca Caravina entre os três deputados mais bem avaliados do Estado
Levantamento do Instituto Ranking Brasil Inteligência destaca atuação do parlamentar e o consolida como uma das principais lideranças da Assembleia Legislativa de MS
Publicado em 09/02/2026 às 08:35 - Atualizado em 09/02/2026 às 08:57 - Por Day Silva
Vereador Vanderson Cardoso denuncia retaliação a quem vota contra o prefeito em Chapadão do Sul
Parlamentar afirma que vereadora Inez do Banco perdeu espaço por votar com a própria consciência e cobra maturidade do prefeito
Publicado em 07/02/2026 às 08:26 - Atualizado em 07/02/2026 às 08:30 - Por Redação
Em Brasília, vereadores buscam apoio da bancada federal para investimentos em Paraíso das Águas
Solicitação de recursos para iluminação do campo Woton Vitorino está entre os encaminhamentos
Publicado em 06/02/2026 às 14:59 - Atualizado em 06/02/2026 às 16:01 - Por Redação
Marcio Fernandes cobra obras urgentes em rodovias e pontes de três municípios de MS
Deputado apresenta indicações para Aquidauana, Terenos e Rio Verde apontando riscos à segurança
Publicado em 06/02/2026 às 14:01 - Atualizado em 06/02/2026 às 14:02 - Por Redação