Costa Rica, um município próspero e diversificado, comemorou recentemente o primeiro aniversário da chegada da Caixa Econômica Federal, evento que reuniu diversos setores da sociedade, desde empresários e líderes políticos até representantes da população local. O café da manhã comemorativo servido nessa ocasião especial foi mais do que uma celebração; foi um momento para refletir sobre o impacto social e econômico que a presença da Caixa tem gerado na região.
O Gerente Geral Tiago Mariano Pompeo expressou seu entusiasmo com o impacto positivo da Caixa em Costa Rica: "A CEF veio para ficar. Atendemos mais de 170 pessoas por dia e já pagamos mais de 49.94 mil pessoas, injetando na economia 37.02 milhões de reais em benefícios sociais apenas no período de um ano. A Caixa não é apenas um banco, é uma esperança para a população vulnerável. Viemos para suprir essas esperanças, alimentar e desempenhar um papel social vital, contribuindo para a política pública do Brasil."
Juvenal Francisco dos Santos, empresário, vereador e secretário municipal de saúde, destacou o significativo benefício do banco para a população: "Fico muito feliz, é um anseio da população. Lutamos muito por isso. A Caixa é um banco social com um papel importante, trazendo sossego e comodidade. Antes, as pessoas de baixa renda tinham que se deslocar para outras cidades para receber benefícios, e agora é possível aqui, trazendo um grande alívio."
Gildete Barbosa da Silva, representante correspondente da CEF pela Costacred, ressaltou a melhoria significativa nos serviços: "A chegada da Caixa reduziu a necessidade de deslocamento para outras cidades. Contratos que antes demoravam semanas para serem assinados agora são concluídos em apenas três dias. Meu foco é habitação, abertura de contas e consignados para funcionários públicos. A presença da Caixa por um ano tem agilizado ainda mais a parte burocrática dos serviços que ofereço."
O presidente da OAB, Rafael Schiavinato Canova, destacou o avanço significativo para a comunidade e a classe dos advogados: "É um grande avanço para a cidade, não apenas para a população necessitada, mas também para a classe dos advogados. A facilidade na obtenção de alvarás e precatórios, agora divididos entre a Caixa e o Banco do Brasil, trouxe grande benefício, evitando deslocamentos para outras cidades."
Walder Freitas, coordenador do PROCON, expressou como a chegada da Caixa foi benéfica para a região: "A abertura da agência da Caixa desafogou os trabalhos. Hoje é uma realidade e municípios vizinhos vêm a Costa Rica para utilizar os serviços da Caixa, movimentando a economia local."
Tudo isso reflete a importância da presença da Caixa Econômica Federal em Costa Rica, impulsionando a economia, simplificando processos e melhorando significativamente o acesso aos serviços bancários e sociais para toda a comunidade. A expectativa é que essa parceria e presença continuem a contribuir positivamente para o desenvolvimento e o bem-estar dos habitantes de Costa Rica e regiões vizinhas.
Fonte e Fotos: Jornal Ms Todo Dia
Um ano de Caixa Econômica em Costa Rica: Transformando realidades e impulsionando a comunidade
Você também pode gostar de ler
Costa Rica se destaca em bem-estar e desenvolvimento social, contrariando estudos sobre municípios ricos do agronegócio
Cidade alcança 4ª posição em Mato Grosso do Sul e 18ª no ranking nacional de indicadores sociais
Publicado em 15/08/2025 às 18:28 - Atualizado em 15/08/2025 às 18:29 - Por Felipe Dias
Dentistas de Costa Rica recebem capacitação em biópsia e citopatologia para diagnóstico precoce de lesões bucais
Treinamento promovido pela Prefeitura e Governo do Estado ocorreu nesta terça (12) e quarta (13) e buscou aprimorar técnicas de prevenção e tratamento
Publicado em 15/08/2025 às 15:24 - Por Felipe Dias
Costa Rica lança 1º Dia de Campo do Cinturão Verde
Evento inédito visa fortalecer a agricultura familiar com novas tecnologias e conhecimento prático para horticultores da região
Publicado em 15/08/2025 às 08:09 - Atualizado em 15/08/2025 às 08:40 - Por Roberta Cáceres
Boneco Luizinho e show de mágica é atração confirmada do 1º Festival Gastronômico de Costa Rica
Ventríloquo Odinei Aguiar e seu personagem se apresentam nos dias 12 e 13 de setembro com show de humor e mágica
Publicado em 14/08/2025 às 15:48 - Atualizado em 14/08/2025 às 15:49 - Por Felipe Dias
Club do Kart inaugura sede nesta quinta-feira em Costa Rica
Espaço oferece local completo e acolhedor para os associados, proporcionando conveniência, lazer e diversão aos amantes do kart
Publicado em 14/08/2025 às 14:44 - Atualizado em 14/08/2025 às 14:57 - Por Felipe Dias
Projeto Primavera de Costa Rica realiza 3ª Oficina preparatória para Baile de Debutantes 2025
Ação da Prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social, foca no desenvolvimento de adolescentes nascidas em 2010 com atividades socioeducativas e um tradicional baile
Publicado em 14/08/2025 às 08:18 - Atualizado em 14/08/2025 às 08:27 - Por Roberta Cáceres
Nesta quinta, Clínica Tatty Vision traz o moderno Pisom Laser a Costa Rica e Chapadão do Sul
Experimente tecnologia mais moderna da estética: rejuvenescimento, clareamento de manchas e tratamento de estrias com resultados rápidos e naturais — agende já o seu procedimento!
Publicado em 13/08/2025 às 13:56 - Atualizado em 13/08/2025 às 14:02 - Por Felipe Dias
Costa Rica estreia no vôlei de praia e conquista bons resultados nos Jogos Escolares da Juventude de MS
Duplas masculinas e femininas se destacam em competição estadual e superam cidades tradicionais na modalidade
Publicado em 12/08/2025 às 17:39 - Atualizado em 12/08/2025 às 17:58 - Por Felipe Dias
Dois homens são presos por tráfico de drogas em Costa Rica
Ações da Polícia Militar flagraram entorpecentes prontos para venda em abordagens na cidade entre sexta e domingo
Publicado em 12/08/2025 às 15:28 - Atualizado em 12/08/2025 às 15:50 - Por Felipe Dias
Casa do Trabalhador de Costa Rica oferece 62 vagas de emprego em diversos setores
Oportunidades abrangem comércio, serviços, agropecuária, indústria e construção civil; maioria exige Ensino Médio completo
Publicado em 12/08/2025 às 14:35 - Atualizado em 12/08/2025 às 14:40 - Por Felipe Dias