O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou que um cessar-fogo está fora de cogitação, após o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, externar o desejo de oficializar uma pausa humanitária no conflito entre Israel e o grupo extremista Hamas, na Faixa de Gaza.
De acordo com o G1, ele disse que o cessar-fogo só será cogitado se os reféns forem libertados.
“Israel nega um cessar-fogo temporário que não inclua a libertação de nossos reféns. Israel não deixará entrar combustível em Gaza, e se opõe a enviar dinheiro para Gaza”, afirmou. “Não iremos parar até a vitória”, ressaltou Netanyahu.
As afirmações de Netanyahu foram feitas durante um pronunciamento televisionado.
Netanyahu impedirá entrada de combustível em Gaza
Além de desconsiderar completamente o cessar-fogo, ainda que temporário, Netanyahu reafirmou que não deixará a entrada de combustível na Faixa de Gaza, já que este seria utilizado pelo Hamas, ao qual ele jurou destruir.
“Não iremos parar até a vitória. (…) Isso significa destruir o Hamas, retornar os reféns e restaurar a segurança de nossos cidadãos e crianças”, afirmou Netanyahu. “Israel não vai permitir a entrada de combustível em Gaza”, também disse o primeiro-ministro israelense.
Ele ressaltou a atuação do Exército israelense, e afirmou que os soldados “usam seus corpos para proteger os nossos corpos”. Também disse que “nós estamos lutando para causar o mínimo de mal aos nossos guerreiros, mas faremos o que for preciso para derrotar nossos inimigos”.
O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, confirmou à imprensa local os desejos da Casa Branca em oficializar uma pausa humanitária no conflito entre Israel e o grupo Hamas na Faixa de Gaza. Ele está em Tel Aviv desde o começo da manhã desta sexta-feira (3/11), onde se encontrou com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu. “Nós precisamos fazer mais para proteger os civis palestinos”, afirmou Blinken à imprensa.
Números em Gaza
O número de mortos na Faixa de Gaza está em pouco mais de 9 mil, e são mais de 32 mil feridos, de acordo com informações do Ministério da Saúde de Gaza (MOH) desta sexta-feira (2/11). Dos óbitos, 3,7 mil são crianças. A estatística chega a 1,9 mil feridos e 111 mortos na Cisjordânia.
Somando os 1,4 mil mortos em Israel durante o ataque do Hamas em 7 de outubro, o total chega a 10.572 vidas perdidas no Oriente Médio.
Os bombardeios deixaram cerca de 45% de todas as casas da Faixa de Gaza danificadas ou destruídas, segundo um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU). A organização ainda emitiu avisos de escassez “catastrófica” de alimentos. Esses dados foram divulgados durante a Assembleia Geral da ONU, no último dia 24, pela relatora especial para os Direitos Humanos nos Territórios Ocupados da Palestina, a italiana Francesca Albanese.
Foto: Antonio Masiello/Getty Images
Você também pode gostar de ler
PF indicia Jair Bolsonaro e Eduardo Bolsonaro por articulação de sanções nos EUA
Ex-presidente e deputado são investigados por tentar influenciar governo Trump contra ministros do STF; PGR avalia se apresentará denúncia formal
Publicado em 20/08/2025 às 18:31 - Atualizado em 20/08/2025 às 18:33 - Por Felipe Dias
STF marca para setembro julgamento de Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe
Primeira Turma da Corte vai analisar ação penal contra oito réus, incluindo ex-ministros e militares, acusados de tentar reverter resultado eleitoral
Publicado em 15/08/2025 às 17:36 - Atualizado em 15/08/2025 às 17:37 - Por Felipe Dias
Efeito Felca: Especialistas alertam que crianças não podem ser produto das redes
Influencer exposto perfis com milhões de seguidores nas redes sociais que divulgam imagens de menores de 18 anos com pouca roupa, dançando músicas sensuais ou falando de sexo
Publicado em 13/08/2025 às 09:02 - Atualizado em 13/08/2025 às 13:51 - Por Roberta Cáceres
Após manifestações, Bolsonaro é colocado em prisão domiciliar por ordem de Alexandre de Moraes
Ministro do STF cita uso das redes sociais dos filhos como descumprimento de medidas cautelares e impõe uso de tornozeleira eletrônica ao ex-presidente
Publicado em 04/08/2025 às 17:30 - Atualizado em 04/08/2025 às 17:31 - Por Felipe Dias
STF retoma depoimentos sobre tentativa de golpe e ouve ex-comandante da Aeronáutica
A audiência deve começar às 11h30 e será conduzida pelo ministro Alexandre de Moraes
Publicado em 21/05/2025 às 12:18 - Atualizado em 21/05/2025 às 12:37 - Por Ana Beatriz Schaedler
INSS notifica aposentados e pensionistas sobre descontos indevidos a partir desta terça-feira
Os aposentados e pensionistas notificados terão até esta quarta-feira (14) para informar se autorizaram ou não os descontos em seus benefícios.
Publicado em 13/05/2025 às 12:09 - Atualizado em 13/05/2025 às 12:17 - Por Ana Beatriz Schaedler