A Escola Municipal Prof. Antonio Inácio Furtado–Polo realizou no último sábado (11), a “II Feira Cultural”, com o tema “História de Figueirão”, enfatizando todos os processos que contam e relembram a história da nossa cidade.
Foram apresentadas ao público presente um pouco da arte rupestre, onde se encontra vestígios no sítio do Quati; a história dos primeiros habitantes; a primeira eleição municipal; o artesanato local; um pouco das festas religiosas tradicionais; a história da educação (primeira sala de aula); primeiros meios de transportes; bioma do cerrado; maquetes; e plantas medicinais.
O evento contou com a presença de autoridades locais, pais, alunos e de todo o corpo docente escolar.
Segundo a prefeitura, passaram pela feira aproximadamente 600 pessoas, que assistiram apresentações e visitaram as salas de aulas com exposições dos trabalhos produzidos pelos alunos e professores.
O historiador de Figueirão, professor Admar de Araújo, prestou valiosa colaboração, com seus conhecimentos da história da cidade.
A Feira Cultural possibilita uma maior participação da comunidade no ambiente escolar, a presença dos pais ao ver a interação de seus filhos no envolvimento das oficinas, faz com que se sintam mais confiantes e responsáveis ao assumir uma participação mais ativa dentro das atividades na unidade de ensino. Isso faz parte do planejamento do professor e da proposta pedagógica da escola, ampliar a formação cultural das famílias dentro da escola.
“Quando as crianças sabem que estão produzindo algo ou ensaiando para mostrar para muitas pessoas, elas se envolvem de tal maneira que é recorrente na fala dos professores que a autoestima delas vai às alturas”. “Depois da feira, o impacto na aprendizagem dos diferentes eixos é surpreendente. Nos parece que elas se sentem mais confiantes e responsáveis, assumindo uma participação mais ativa nas situações didáticas”, comentou a diretora da escola, professora Elenice de Fátima Custódio.
“A escola é um lugar de inserção e divulgação cultural, e o foco principal da instituição é a aprendizagem das crianças. Porém, ampliar a formação cultural das famílias e envolvê-las na proposta pedagógica da escola também é uma meta”, disse a secretária de educação Luciane Aimi.
Foto: Prefeitura
Você também pode gostar de ler
Vereador Marcelo Costa e Walter Schlatter oficializam nova gestão do Hospital e fortalecem a saúde de Chapadão do Sul
Assinatura do Contrato de Gestão reforça a parceria entre Câmara e Prefeitura por uma saúde mais moderna, eficiente e humanizada.
Publicado em 07/07/2026 às 16:28 - Atualizado em 07/07/2026 às 16:50 - Por Ana Benitez
Após pedido do MPMS, motorista é condenado por dirigir sob efeito de maconha em Chapadão do Sul
Condutor havia sido absolvido em primeira instância, mas Tribunal considerou que confissão e depoimentos dos policiais comprovam que ele colocou a segurança no trânsito em risco
Publicado em 03/07/2026 às 14:27 - Por Ana Benitez
Menino de 1 ano e 10 meses morre após afogamento em propriedade rural de Chapadão do Sul
Bombeiros orientaram familiares por videochamada a iniciarem manobras de reanimação antes da chegada da equipe, mas criança não resistiu
Publicado em 01/07/2026 às 14:36 - Atualizado em 01/07/2026 às 14:37 - Por Ana Benitez
Prefeitura de Chapadão do Sul esclarece informações sobre gestão do hospital
Município afirma que dúvidas foram esclarecidas e que processo foi aprovado por unanimidade pelo Conselho de Saúde
Publicado em 15/06/2026 às 18:38 - Atualizado em 15/06/2026 às 18:39 - Por Ana Benitez
Prefeitura de Chapadão inicia mudança na gestão do hospital com questionamentos em reunião do Conselho de Saúde
Ata do Conselho Municipal de Saúde registra debate sobre pontos operacionais durante processo de transição
Publicado em 11/06/2026 às 17:23 - Atualizado em 15/06/2026 às 17:27 - Por Ana Benitez
Presidente Marcelo Costa e vereadores lamentam morte de D. Neiva, pioneira na construção da história de Chapadão do Sul
Empresária deixa grande legado à família; sua trajetória permanece viva na memória de amigos e clientes que aprenderam a admirá-la ao longo de mais de três décadas
Publicado em 12/06/2026 às 09:43 - Por Gabi Ferreira
Chapadão do Sul recebe R$ 88,5 milhões em investimentos para infraestrutura, assistência social e fiscalização
Pacote de ações inclui revitalização do centro da cidade, recapeamento de vias, implantação de centro para idosos e modernização da fiscalização estadual
Publicado em 05/06/2026 às 14:16 - Por Gabi Ferreira
Projeto da Câmara de Chapadão do Sul leva cidadania ao Colégio Atenas e define representante estudantil
Iniciativa aproxima estudantes do Poder Legislativo e incentiva participação dos jovens nas decisões da comunidade
Publicado em 03/06/2026 às 16:27 - Atualizado em 03/06/2026 às 16:46 - Por Day Silva