II Feira Cultura foi realizada no fim de semana em escola municipal de Figueirão

O evento contou com a presença de autoridades locais, pais, alunos e de todo o corpo docente escolar

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A Escola Municipal Prof. Antonio Inácio Furtado–Polo realizou no último sábado (11), a “II Feira Cultural”, com o tema “História de Figueirão”, enfatizando todos os processos que contam e relembram a história da nossa cidade. 

Foram apresentadas ao público presente um pouco da arte rupestre, onde se encontra vestígios no sítio do Quati; a história dos primeiros habitantes; a primeira eleição municipal; o artesanato local; um pouco das festas religiosas tradicionais; a história da educação (primeira sala de aula); primeiros meios de transportes; bioma do cerrado; maquetes; e plantas medicinais.

O evento contou com a presença de autoridades locais, pais, alunos e de todo o corpo docente escolar.

Segundo a prefeitura, passaram pela feira aproximadamente 600 pessoas, que assistiram apresentações e visitaram as salas de aulas com exposições dos trabalhos produzidos pelos alunos e professores. 

O historiador de Figueirão, professor Admar de Araújo, prestou valiosa colaboração, com seus conhecimentos da história da cidade.

A Feira Cultural possibilita uma maior participação da comunidade no ambiente escolar, a presença dos pais ao ver a interação de seus filhos no envolvimento das oficinas, faz com que se sintam mais confiantes e responsáveis ao assumir uma participação mais ativa dentro das atividades na unidade de ensino. Isso faz parte do planejamento do professor e da proposta pedagógica da escola, ampliar a formação cultural das famílias dentro da escola. 



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“Quando as crianças sabem que estão produzindo algo ou ensaiando para mostrar para muitas pessoas, elas se envolvem de tal maneira que é recorrente na fala dos professores que a autoestima delas vai às alturas”. “Depois da feira, o impacto na aprendizagem dos diferentes eixos é surpreendente. Nos parece que elas se sentem mais confiantes e responsáveis, assumindo uma participação mais ativa nas situações didáticas”, comentou a diretora da escola, professora Elenice de Fátima Custódio.

“A escola é um lugar de inserção e divulgação cultural, e o foco principal da instituição é a aprendizagem das crianças. Porém, ampliar a formação cultural das famílias e envolvê-las na proposta pedagógica da escola também é uma meta”, disse a secretária de educação Luciane Aimi.

Foto: Prefeitura

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