O Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul segue tentando controlar e extinguir os incêndios florestais no Pantanal.
O trabalho é realizado sem interrupção em diversas regiões pantaneiras do Estado, com apoio de diferentes forças estaduais e federais.
Em reunião, realizada ontem (15), entre representantes do CPA (Centro de Proteção Ambiental) – que realiza o monitoramento dos incêndios florestais no Estado e pela coordenação da Operação Pantanal 2023 – e do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), foi definida uma força-tarefa em conjunto para enfrentar a situação.
Em algumas regiões as chamas persistem há pelo menos uma semana. Além do clima desfavorável, com altas temperaturas, baixa umidade relativa do ar, muitos ventos e sem previsão de chuvas, o acesso aos locais em chamas é um dos principais problemas para os bombeiros.
O Governo do Estado intensificou as ações de combate aos incêndios no Pantanal, voltadas ao controle das chamas.
Aeronaves do GOA (Grupamento de Operações Aéreas), do Corpo de Bombeiros e do CGPA (Coordenadoria Geral de Policiamento Aéreo), da Polícia Militar, passaram a ser utilizadas para deslocamento das equipes para as áreas críticas.
“Destaco algumas regiões, como do Paiaguás na divisa com o Mato Grosso. Essa área é extremamente difícil de acessar, de tal forma que os bombeiros militares que estão atuando, tiveram que ser levados pelo Grupamento de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar do Mato Grosso do Sul”, afirmou a tenente-coronel Tatiane Inoue, chefe do CPA.
As equipes, espalhadas por diversas fazendas, mantêm combate permanente e constante ao fogo há vários dias.
Outro ponto de atenção dos bombeiros é na região conhecida como Passo do Lontra. “Nessa região há o emprego massivo de militares, dada a proporção do incêndio, são muitas frentes do mesmo fogo, desde o dia que começou, já se estendeu por mais de 50 km de uma ponta a outra”, explicou a tenente-coronel dos Bombeiros.
O Corpo de Bombeiros, juntamente com o Ibama e outros brigadistas, segue em diversas frentes de combate no Pantanal. Entre as áreas atendidas estão o Passo do Lontra (duas fazendas), Paiaguás (quatro fazendas), Rio Negro (duas fazendas), Aquidauana e Corumbá – em uma fazenda cada –, além do Nabileque – na área indígena Kadiwéu.
Emergência
Na terça-feira (14), o Governo do Estado decretou situação de emergência nos municípios de Corumbá, Ladário, Miranda, Aquidauana e Porto Murtinho, atingidos pelos incêndios florestais em parques, áreas de proteção ambiental e áreas de preservação permanente nacionais, estaduais ou municipais.
O decreto, do governador Eduardo Riedel, considerou o relatório elaborado pela equipe técnica do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) e do CBMMS (Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul), que destacou aumento de 95,8% na área queimada do bioma Pantanal, em relação ao mesmo período de 2022, em Corumbá (74,8%), Aquidauana (12,8%) e Porto Murtinho (10%). Os três municípios concentram 97,6% dos focos de calor no Pantanal, conforme dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
Com o decreto fica autorizada mobilização de todos os órgãos estaduais para atuarem, sob a coordenação da Cepdec/MS (Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil), nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução.
Fotos: CPA/CBMMS
Você também pode gostar de ler
STF marca para setembro julgamento de Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe
Primeira Turma da Corte vai analisar ação penal contra oito réus, incluindo ex-ministros e militares, acusados de tentar reverter resultado eleitoral
Publicado em 15/08/2025 às 17:36 - Atualizado em 15/08/2025 às 17:37 - Por Felipe Dias
Efeito Felca: Especialistas alertam que crianças não podem ser produto das redes
Influencer exposto perfis com milhões de seguidores nas redes sociais que divulgam imagens de menores de 18 anos com pouca roupa, dançando músicas sensuais ou falando de sexo
Publicado em 13/08/2025 às 09:02 - Atualizado em 13/08/2025 às 13:51 - Por Roberta Cáceres
Após manifestações, Bolsonaro é colocado em prisão domiciliar por ordem de Alexandre de Moraes
Ministro do STF cita uso das redes sociais dos filhos como descumprimento de medidas cautelares e impõe uso de tornozeleira eletrônica ao ex-presidente
Publicado em 04/08/2025 às 17:30 - Atualizado em 04/08/2025 às 17:31 - Por Felipe Dias
STF retoma depoimentos sobre tentativa de golpe e ouve ex-comandante da Aeronáutica
A audiência deve começar às 11h30 e será conduzida pelo ministro Alexandre de Moraes
Publicado em 21/05/2025 às 12:18 - Atualizado em 21/05/2025 às 12:37 - Por Ana Beatriz Schaedler
INSS notifica aposentados e pensionistas sobre descontos indevidos a partir desta terça-feira
Os aposentados e pensionistas notificados terão até esta quarta-feira (14) para informar se autorizaram ou não os descontos em seus benefícios.
Publicado em 13/05/2025 às 12:09 - Atualizado em 13/05/2025 às 12:17 - Por Ana Beatriz Schaedler
Simone Tebet diz que Governo federal irá ressarcir aposentados e pensionistas vítimas de fraude no INSS
A estimativa inicial é de que até 9 milhões de beneficiários possam ter sido prejudicados pelo esquema.
Publicado em 09/05/2025 às 12:04 - Atualizado em 09/05/2025 às 12:06 - Por Ana Beatriz Schaedler