A Prefeitura de Chapadão do Sul, através da Secretaria de Assistência Social, promoveu hoje (22), uma palestra reveladora sobre o papel das mulheres no mercado de trabalho, abordando temas cruciais como assédio e discriminação.
A iniciativa contou com a parceria da Rumo, a maior operadora de ferrovias do Brasil, que se destaca não apenas por sua posição de liderança no setor logístico, mas também por seus esforços notáveis em promover a equidade de gênero.
Gabriela Machado, coordenadora de Políticas Públicas para Mulher, conduziu a palestra, enfatizando a importância de discutir temas que muitas vezes são relegados ao segundo plano.
De acordo com a prefeitura, o evento teve como objetivo conscientizar a comunidade sobre os desafios enfrentados pelas mulheres no ambiente de trabalho, bem como destacar os avanços e oportunidades que estão surgindo.
A Rumo, parceira nessa iniciativa, não apenas patrocinou a palestra, mas também compartilhou insights valiosos sobre a presença feminina em seu quadro de colaboradores.
A empresa, que se destaca como referência no transporte ferroviário, elevação portuária e armazenagem, tem testemunhado um aumento significativo na participação das mulheres em sua equipe.
A Rumo é pioneira, com três mulheres ocupando assentos no Conselho de Administração. Esse número ganha ainda mais destaque quando comparado à média nacional, onde apenas 14% das cadeiras em conselhos são ocupadas por mulheres.
O avanço é notório, com um aumento de 10% no número de mulheres na empresa registrado em 2022.
Esse movimento de inclusão não se limita apenas a cargos administrativos, estendendo-se aos setores que tradicionalmente eram dominados por homens, como o segmento ferroviário.
A presença crescente de mulheres em diversas funções destaca não apenas a quebra de estereótipos, mas também a comprovação de que as mulheres têm competências técnicas para desempenhar uma variedade de atividades.
Maria das Dores Z. Krug, secretária de Assistência Social, ressaltou a relevância desse progresso. “Estamos quebrando as barreiras que antes limitavam as mulheres a espaços exclusivamente masculinos. A presença feminina em setores historicamente dominados por homens não apenas enriquece a diversidade, mas também demonstra que as mulheres têm as habilidades necessárias para se destacar em qualquer campo”.
Foto: Prefeitura de Chapadão do Sul
Você também pode gostar de ler
Morador perde R$ 3 mil em golpe virtual ao tentar comprar eletrodomésticos, em Chapadão do Sul
Segundo o relato da vítima, o golpe começou após contato com uma suposta vendedora que oferecia produtos como geladeira, freezer e um jogo de mesa.
Publicado em 07/05/2025 às 10:46 - Por Ana Beatriz Schaedler
PM apreende droga, arma e prende dois suspeitos após confronto que terminou com um morto em Chapadão do Sul
Homem de 24 anos, com diversas passagens pela polícia, morreu após apontar arma para policiais durante fuga; outros dois envolvidos foram presos
Publicado em 06/05/2025 às 13:58 - Atualizado em 06/05/2025 às 14:01 - Por Felipe Dias
Jovem é baleado próximo à rodovia MS-306 em Chapadão do Sul
O estado de saúde atualizado da vítima ainda não foi divulgado pelas autoridades médicas.
Publicado em 06/05/2025 às 08:10 - Atualizado em 06/05/2025 às 08:22 - Por Ana Beatriz Schaedler
Festival Gastronômico de Chapadão do Sul atrai multidão, movimenta economia local e se consolida entre os maiores de MS
Evento em sua 7ª edição reuniu pratos típicos, atrações culturais e shows nacionais, como Henrique e Diego
Publicado em 05/05/2025 às 17:52 - Atualizado em 05/05/2025 às 18:12 - Por Felipe Dias
Mulher é agredida pelo companheiro e caso termina com prisão em Chapadão do Sul
A equipe foi acionada e, ao chegar ao local, encontrou o autor escondido em um dos quartos da residência.
Publicado em 05/05/2025 às 12:05 - Atualizado em 05/05/2025 às 14:19 - Por Ana Beatriz Schaedler
Sepultada adolescente que morreu após acidente em Chapadão do Sul
Nicolly, de 16 anos, teve morte confirmada após ser transferida com vaga zero para Campo Grande; família autorizou doação de órgãos
Publicado em 30/04/2025 às 16:05 - Atualizado em 30/04/2025 às 16:09 - Por Felipe Dias
Proprietário de fazenda firma acordo com MP para recuperar área degradada em Chapadão do Sul
Termo de Ajustamento de Conduta prevê reparação de danos ambientais em área de preservação permanente, com indenização revertida ao Conselho de Segurança do município
Publicado em 29/04/2025 às 15:33 - Atualizado em 30/04/2025 às 13:05 - Por Felipe Dias
Homem é Preso em Chapadão do Sul por mandado relacionado à violência doméstica
A abordagem aconteceu por volta das 10h45, na Avenida das Garças, no bairro Esplanada
Publicado em 29/04/2025 às 09:50 - Atualizado em 29/04/2025 às 09:58 - Por Ana Beatriz Schaedler
Chapadão do Sul se despede de Benício de França Schlatter, de 8 anos, morto por pneumonia em Campo Grande
Velório será nesta segunda-feira (28), no Cemitério Jardim das Palmeiras, em Campo Grande; menino passou por cirurgia no pulmão, mas não resistiu
Publicado em 28/04/2025 às 17:55 - Por Felipe Dias