Nesta quarta-feira, 29 de novembro, o Corpo de Bombeiros de Costa Rica comemorou o seu 9º aniversário de inauguração em uma solenidade realizada no quartel do 19º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente. O evento contou com a presença de autoridades, convidados e alunos da Escola Municipal Cívico-Militar Professor Adenocre Alexandre de Morais.
Durante a cerimônia, a guarnição entoou a Canção do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, cuja letra e música são do soldado Orivaldo de Medeiros, com arranjo e regência do primeiro tenente Waldevino Gomes Pinheiro. Também foi realizada a leitura do Histórico do 19º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente, que destacou a importância e os resultados alcançados pela corporação desde a sua inauguração em 2014.
O 19º SGBM tem uma área de atuação que abrange os municípios de Costa Rica, Alcinópolis e Figueirão, e conta com 22 bombeiros treinados para atender as demandas da região. Ao longo dos últimos anos, a corporação realizou cerca de 16.973 atendimentos, sendo 2.017 apenas no último ano. Para garantir uma cobertura operacional e administrativa eficiente, são utilizadas 08 viaturas operacionais, além de 02 viaturas administrativas e diversos equipamentos destinados ao trabalho de salvamento terrestre, salvamento em altura, salvamento aquático, incêndio e serviços técnicos.
Um destaque importante é a atuação dos bombeiros militares na Escola Municipal Cívico-Militar Professor Adenocre Alexandre de Morais, onde participam ativamente em diversas atividades de cunho social. Durante a solenidade, foram entregues certificados de reconhecimento aos colaboradores que contribuíram significativamente para o trabalho realizado pelo subgrupamento.
Em seu discurso, o vice-prefeito de Costa Rica, Roni Cota, agradeceu ao prefeito delegado Cleverson Alves, ao comandante do Corpo de Bombeiros, capitão Nunes e aos vereadores Ailton Amorim, Biri e Rosângela Marçal pela parceria entre o poder público e a corporação. Ele ressaltou a importância dessa colaboração para a população e destacou o esforço conjunto para a instalação do Corpo de Bombeiros no município. Cota também agradeceu às empresas privadas que contribuíram com a corporação e ressaltou a importância de manter e ampliar essas parcerias.
O capitão Nunes, comandante do Corpo de Bombeiros, aproveitou a ocasião para agradecer a todas as pessoas presentes no evento, incluindo autoridades políticas, membros do poder público municipal, colegas de trabalho e parceiros da iniciativa privada. Ele enfatizou a importância dos militares envolvidos no atendimento de emergências e ressaltou a quantidade de atendimentos realizados nos últimos anos. O capitão Nunes expressou o desejo de continuar presente e cada vez mais atuante, tanto no atendimento de emergências quanto em parcerias e projetos sociais.
O presidente da Câmara de Vereadores, Ailton Martins de Amorim, também expressou sua alegria na pessoa do comandante Nunes no 9º aniversário de instalação do Corpo de Bombeiros de Costa Rica. Ele relembrou a luta pela instalação da corporação desde o início de sua vida pública em 2013 e destacou a importância da união das forças políticas, população e empresários para a concretização e manutenção desse projeto.
A aluna Giovana Ribas de Oliveira, estudante do 7º ano da Escola Cívico-Militar, destacou a importância de participar da cerimônia do aniversário do Corpo de Bombeiros e de fazer parte da escola cívico-militar. Ela valoriza a disciplina e as informações relevantes oferecidas pela instituição de ensino. Giovana ressaltou que seu objetivo é adquirir um conhecimento amplo sobre as leis, aprender a viver em sociedade e aprimorar suas habilidades sociais por meio da participação na Escola Cívico-Militar.
A cerimônia de comemoração do 9º aniversário do Corpo de Bombeiros de Costa Rica foi marcada por homenagens, agradecimentos e pela valorização do trabalho realizado pela corporação. A parceria entre o poder público, a população e as empresas privadas foi destacada como fundamental para o sucesso e a eficiência do serviço prestado pelos bombeiros. O evento reforçou o compromisso dos bombeiros com a sociedade e ressaltou a importância da presença da corporação na vida cotidiana da cidade.
Você também pode gostar de ler
Costa Rica inicia mutirão de limpeza para combater o mosquito da dengue no bairro Novo Horizonte
Prefeitura instala caçamba para descarte de entulhos e mobiliza comunidade com panfletos, agentes de saúde e personagem lúdico do Aedes aegypti
Publicado em 03/07/2025 às 17:08 - Atualizado em 03/07/2025 às 17:10 - Por Felipe Dias
Godoy Monitoramentos: segurança 24h para residência, empresa, e áreas rurais – atendendo Costa Rica e toda a região
Com planos a partir de R$ 49,90, a empresa oferece vendas, instalação e manutenção de câmeras e alarmes com tecnologia inteligente e atendimento personalizado
Publicado em 03/07/2025 às 16:06 - Atualizado em 03/07/2025 às 16:07 - Por Felipe Dias
Hospital de Costa Rica realiza cirurgias oftalmológicas e fortalece regionalização da saúde em MS
Com atendimentos a pacientes de diferentes cidades, unidade é referência em cirurgia de retina e integra modelo estadual que descentraliza procedimentos e reduz filas
Publicado em 02/07/2025 às 18:29 - Atualizado em 02/07/2025 às 18:30 - Por Felipe Dias
Suspeito de matar companheira em Costa Rica diz que facão escorregou durante briga por ciúmes
Homem foi preso três dias após o crime e alegou que golpe no pescoço de Rose foi acidental durante luta corporal
Publicado em 02/07/2025 às 14:42 - Atualizado em 02/07/2025 às 14:45 - Por Felipe Dias
Produtores e autoridades cobram ações da Usina Atvos para conter Mosca do Estábulo em Costa Rica
Reunião no Paço Municipal reuniu prefeito Delegado Cleverson, representantes do setor agropecuário, poder público e MP para discutir soluções contra infestação que afeta rebanhos
Publicado em 01/07/2025 às 16:29 - Atualizado em 01/07/2025 às 16:32 - Por Felipe Dias
Vítima de feminicídio em Costa Rica foi quase degolada com golpe de facão no pescoço
Rose Antônia de Paula foi encontrada morta na quitinete onde estava hospedada; companheiro continua foragido
Publicado em 28/06/2025 às 13:28 - Atualizado em 28/06/2025 às 14:07 - Por Felipe Dias