A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEMA), por meio do Canil Municipal, iniciou a semana do “Dezembro Verde Pet”, um mês dedicado à conscientização e combate aos maus tratos e abandono de animais. A iniciativa surge em resposta ao aumento alarmante de casos de abandono de cães e gatos durante o período de festas de fim de ano, recesso de empresas e férias.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, dezembro é um mês crítico para o abandono de animais, pois as pessoas, preocupadas com viagens e lazer, muitas vezes optam por soltar seus pets nas ruas, sem se preocupar com seu bem-estar ou deixá-los sob os cuidados de alguém responsável. Além do abandono, os casos de maus tratos também preocupam, incluindo privação de bem-estar, agressões físicas, desnutrição e falta de assistência veterinária.
Maus tratos e abandono ainda são uma triste realidade em nosso país e, consequentemente, em nosso município. Por isso, a SEDEMA destaca a importância de abordar o tema e aderir à campanha de conscientização da população sobre a responsabilidade e respeito aos animais.
Um exemplo inspirador é a história de Melissa, resgatada em 05 de julho de 2023, portadora de uma grave doença de pele. Negligenciada por seus antigos tutores, ela foi acolhida, tratada, castrada, vacinada e está agora disponível para adoção responsável. A história de superação de Melissa é um testemunho do impacto positivo que o amor e o respeito pelos animais podem ter, não apenas na vida deles, mas também na vida dos seres humanos.
A equipe do Canil Municipal destaca que casos como o de Melissa são frequentes, e a conscientização da população é crucial para mudar essa triste realidade. Se avistar um animal na rua, a mensagem é clara: não maltrate, ofereça alimento se puder e trate-os com respeito. A adoção responsável é uma forma de contribuir para um mundo mais digno e humano.
A Prefeitura de Chapadão do Sul, por meio da SEDEMA, reforça o compromisso com o bem-estar animal e convida a comunidade a unir esforços nessa causa, garantindo um ambiente mais acolhedor e seguro para todos os seres vivos.
Você também pode gostar de ler
Carro atravessa preferencial e colisão deixa motociclista ferido em Chapadão do Sul
Acidente entre carro e moto mobiliza bombeiros na Avenida Mato Grosso do Sul
Publicado em 23/02/2026 às 07:51 - Atualizado em 23/02/2026 às 08:12 - Por Day Silva
Vereadores apresentam indicações para melhorias no transporte, saúde e infraestrutura em Chapadão do Sul
Propostas destacam implantação de pontos de ônibus cobertos e reforma da rodoviária durante a 1535ª Sessão Ordinária
Publicado em 20/02/2026 às 16:10 - Atualizado em 20/02/2026 às 16:15 - Por Day Silva
Desatenção termina em batida traseira na Avenida 11 em Chapadão do Sul
Colisão traseira envolveu duas motoristas; radiador da Strada ficou danificado e trânsito seguiu sem interdições
Publicado em 18/02/2026 às 08:52 - Atualizado em 18/02/2026 às 08:59 - Por Day Silva
Vereador Marcelo Costa visita Hospital de Amor em Barretos e destaca acolhimento a pacientes de Chapadão do Sul
Parlamentar esteve na unidade e na casa de apoio, onde conversou com moradores do município em tratamento
Publicado em 14/02/2026 às 07:05 - Atualizado em 14/02/2026 às 07:06 - Por Day Silva
Homem que morreu espancado em Chapadão do Sul estava agredindo mulher, dizem testemunhas
Segundo relatos, ele teria partido para cima de quem tentou intervir e acabou caindo desacordado após ser atingido com socos; bombeiros o levaram ao PAM
Publicado em 13/02/2026 às 15:29 - Atualizado em 13/02/2026 às 16:09 - Por Day Silva
Cão é arremessado duas vezes contra o chão e caso revolta moradores em Chapadão do Sul
Imagens mostram homem saindo de imóvel para agredir animal na calçada; estado de saúde do cachorro não foi informado
Publicado em 13/02/2026 às 09:27 - Atualizado em 13/02/2026 às 09:34 - Por Day Silva
IFMS tem oportunidade para professor de monitoria em Chapadão do Sul
Processo seletivo é para contratação temporária, com carga de 20 horas semanais e remuneração de R$ 29,68 por hora/aula; inscrições seguem até 18 de fevereiro
Publicado em 12/02/2026 às 07:47 - Atualizado em 12/02/2026 às 08:24 - Por Day Silva
MP investiga contaminação por óleo em galpão na MS-306 em Chapadão do Sul
Empresa foi autuada por falhas no controle ambiental e risco ao solo; multa é de R$ 10 mil
Publicado em 11/02/2026 às 12:15 - Atualizado em 11/02/2026 às 12:16 - Por Day Silva