Aumento da população em Chapadão do Sul colapsou estrutura de fornecimento de energia

O sistema exige investimentos imediatos ou os moradores de todos os bairros seguirão convivendo com constantes interrupções que podem durar horas

Imagem de compartilhamento para o artigo Aumento da população em Chapadão do Sul colapsou estrutura de fornecimento de energia da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

O crescimento demográfico  acima do normal colapsou a estrutura de fornecimento de energia elétrica em Chapadão do Sul. O sistema exige investimentos  imediatos ou os moradores de todos os bairros seguirão convivendo com constantes interrupções que podem durar horas e rompimento de cabos que levam risco de morte às pessoas. O assunto foi levado na Tribuna da Câmara de Vereadores na sessão de ontem pelo vereador Mika.

O parlamentar reuniu-se com o presidente da Energisa que concordou com a necessidade de formatação completa do sistema na cidade e na zona rural. Transformadores e cabos foram instalados quando a cidade tinha a metade da população. O atual atendia cerca de 15 mil moradores. Este numero dobrou em menos de dez anos, assim como a demanda de consumo em casas, comércio e indústrias.

Os equipamentos  usados não suportam a atual demanda e queimam. Rompimento de cabos de alta tensão já são comuns. Transformadores de 25 KWAs já não são adequados para o volume de consumo em Chapadão do Sul. Passados dois dias da última chuva forte ainda tem pontos sem energia, principalmente na zona rural.  Também aumentaram instalações funcionando em meia fase e a queima de eletrodomésticos.

Segundo informações da Tribuna da Câmara postes deteriorados pelo tempo como na Comunidade da Pedra Branca serão trocados em fevereiro. Está prevista um grande mutirão de revitalização do sistema por um mais moderno  sem data confirmada. Técnicos de Costa Rica e de outras cidades serão mobilizados para este trabalho em Chapadão do Sul, ainda sem data definida.

Você também pode gostar de ler