Corpo de Bombeiros salva homem de afogamento em Chapadão do Sul

Um adulto de cerca de 40 anos fazia apnéia quando apagou e começou a se afogar

Imagem de compartilhamento para o artigo Corpo de Bombeiros salva homem de afogamento em Chapadão do Sul da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

O Corpo de Bombeiros fez atendimento de afogamento em piscina na tarde de ontem em Chapadão do Sul. O caso se tratava de um adulto de cerca de 40 anos que fazia apnéia quando apagou e começou a se afogar.

Ele foi retirado da água por amigos que estavam no local. Estava com os sinais vitais e foi transportado pelos bombeiros para o Pronto Socorro do Hospital Municipal. Entre as definições de apnéia está a suspensão da respiração.  

NUNCA FAÇA APNÉIA SOZINHO

O atleta Rafael dos Anjos Fontenelle Duarte (25), que em 2002 foi quarto lugar no Mundial juvenil de marcha atlética (10 km), foi encontrado morto na piscina do prédio onde morava, em Brasília. O laudo preliminar do Instituto Médico Legal apontou afogamento como causa. Segundo as primeiras investigações o atleta poderia ter morrido em consequência de uma brincadeira bastante comum: prender a respiração embaixo d’água pelo maior tempo possível.

O QUE É APNÉIA?

A apnéia é a suspensão voluntária ou involuntária da respiração.  Um ser humano não pode optar, por exemplo, por colocar um fim à própria vida prendendo a respiração. Há um mecanismo no cérebro que, a exemplo de um sensor, inicia uma série de respostas fisiológicas frente à detecção de baixos níveis de oxigênio na corrente sanguínea. Em outras palavras, normalmente, a pessoa em apnéia retorna á superfície, levada por uma série de fenômenos fisiológicos, em busca do ar.

Existem, contudo, casos de apagamento. O apagamento é a principal causa de mortes entre praticantes de mergulho livre, ou seja, entre aqueles que mergulham sem o uso de equipamentos que possibilitem a respiração debaixo d`água. O apagamento ocorre quando os níveis de oxigênio ficam tão baixos que não são suficientes para manter o cérebro ativo.

Um apagamento pode ou não ser fatal. Abaixo da cota de equilíbrio, em caso de apagamento, as chances de sobrevivência são remotíssimas. O mergulhador, privado da possibilidade de respirar, se afogará, consciente ou não. O apagamento, só pra esclarecer, é mais uma daquelas maravilhas inventadas pelo Criador. Ele ocorre exatamente para poupar o cérebro de danos.

Você também pode gostar de ler