Um passo importante para a proteção da vida animal foi dado na manhã desta quarta-feira (13), no auditório Germano de Barros, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camilo, com o lançamento da ‘Caravana da Castração’, cujo o objetivo é estabelecer o controle de natalidade de cães e gatos, além de combater maus tratos e o abandono dos pets.
O evento, idealizado pela secretaria de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania (Setescc), por meio da Assessoria Especial de Defesa e Proteção da Vida Animal, contou com a participação de representantes do Governo, protetores e presidentes de ONGs, além da primeira-dama do Estado, Mônica Riedel.
“Essa alternativa de esterilização gratuita em massa foi a saída que encontramos para controle de animais domésticos doentes ou abandonados nas vias públicas. Uma cirurgia custa, em média, quase mil reais e ficaria difícil para a população mais carente custear esse serviço. Isso é respeito e dignidade aos animais. Isso é saúde pública”, explicou o secretário de Governo Pedro Caravina.
Com investimentos que somam R$ 6 milhões, viabilizados por meio de emendas da Senadora Soraya Thronicke e do Deputado Federal Beto Pereira, o projeto irá beneficiar aproximadamente 21 mil animais em todas as regiões do Estado, ainda nesta primeira fase. Além disso, o programa vai fornecer aos tutores dos animais medicamentos e microchipagem.
Caravina lembra que em 2019 foi um dos primeiros gestores estaduais a implantar esse tipo de procedimento preventivo, ainda como prefeito de Bataguassu. Ele reconhece que o trabalho é muito importante como ação de controle para diminuir a disseminação de zoonoses, mas reforça a relevância e o papel da informação educativa a quem se denomina “mãe” ou “pai” de pet como fundamental para auxiliar no êxito do programa.
“A sociedade civil vem sendo a principal protagonista na proteção dos pets, mas o cidadão precisa ter conhecimento e conscientização da importância da castração para termos o resultado esperado. Ações como palestras de educadores ambientais e veterinários sobre os cuidados com a saúde, higiene, vacinação dos animais e combate a doenças como leishmaniose devem ser sempre abordados”.
Outro ponto importante abordado pelo secretário durante o evento foi o fato de que Mato Grosso do Sul está à frente, como o primeiro Estado do Centro-Oeste a implantar política pública de bem-estar animal. Caravina ressalta que para o Governo chegar aos números e elaborar as diretrizes do programa foram necessários seminários, reuniões e um amplo estudo sobre o tema.
O sistema a ser usado no sistema de cadastramento dos animais ainda está em fase de desenvolvimento. Vagas serão abertas para as ONGs e para a sociedade. A expectativa é que o ônibus itinerante atenda cerca de 200 a 300 animais por dia - sendo macho ou fêmea.
Você também pode gostar de ler
Atendendo pedido de vereadores, Mara Caseiro solicita van para transporte de atletas de Figueirão
A solicitação foi formulada pelos vereadores Ronis da Silva Moreira, Kelly Karine Bernardes Alves e Vagney Moreira Fernandes
Publicado em 02/10/2025 às 08:45 - Atualizado em 02/10/2025 às 09:00 - Por Roberta Cáceres
Assessor Parlamentar I, Roberto Paes é nomeado para representar Costa Rica no gabinete de Márcio Fernandes
Com vasta experiência no serviço público, Roberto reforça a articulação política e será a voz do deputado em Costa Rica.
Publicado em 28/09/2025 às 22:56 - Atualizado em 29/09/2025 às 23:05 - Por Renan Carrijo
Em reconhecimento ao incentivo no desenvolvimento, Gerson Claro é homenageado com o título de Cidadão Aparecidense
Honraria concedida pela Câmara Municipal de Aparecida do Taboado consolida o vínculo do presidente da Assembleia Legislativa com o município e reforça seu compromisso
Publicado em 25/09/2025 às 10:03 - Atualizado em 25/09/2025 às 11:00 - Por Roberta Cáceres
Câmara de Rio Brilhante gasta quase o triplo da Prefeitura com diárias
Levantamento revela que gastos com viagens e cursos superam R$ 804 mil, levantando suspeitas sobre complementação salarial
Publicado em 23/09/2025 às 08:26 - Atualizado em 23/09/2025 às 08:28 - Por Roberta Cáceres
STJ define limites para uso de redes sociais por prefeitos, veja o que pode e não pode
Decisão da Corte reforça que comunicação oficial deve informar a população, não promover autoridades
Publicado em 22/09/2025 às 11:53 - Atualizado em 22/09/2025 às 11:56 - Por Roberta Cáceres
Proposta que pode reduzir penas de condenados no 8 de janeiro ganha força no Congresso; Bolsonaro pode ser beneficiado
A medida, que seria uma alternativa à anistia, entra em pauta e coloca em questão se o benefício pode alcançar o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros líderes
Publicado em 19/09/2025 às 10:29 - Atualizado em 19/09/2025 às 10:38 - Por Roberta Cáceres
STJ alerta: Uso de redes pessoais por prefeitos para divulgar obras pode configurar improbidade administrativa
Consolida o entendimento de que o uso de perfis privados para a autopromoção de gestores viola o princípio da impessoalidade na administração pública, com riscos de condenação.
Publicado em 19/09/2025 às 10:02 - Atualizado em 19/09/2025 às 10:09 - Por Roberta Cáceres
De forma harmoniosa, Prefeitura de Chapadão do Sul anuncia Altair Antonio Trentin como novo Secretaria de Obras
Prefeito Walter Schlatter explicou que a mudança foi feita de forma harmoniosa. "Quero fazer questão de agradecer o Tola pelo trabalho nestes quase 9 meses"
Publicado em 19/09/2025 às 08:39 - Atualizado em 19/09/2025 às 08:44 - Por Roberta Cáceres