Mato Grosso do Sul é o estado do Brasil que menos cobra impostos e um dos que mais cresce.
O Estado tem capacidade de geração de emprego e renda em todos os municípios. Entre os meses de janeiro e novembro de 2023, o Estado aumentou a arrecadação em 9,1%, mesmo após sucessivas reduções de impostos em diversos setores.
O governador Eduardo Riedel, durante coletiva de imprensa realizada hoje (15), de avaliação anual do primeiro ano de gestão, pontuou sobre o crescimento econômico estadual e observou que o cenário favorável deve refletir pela próxima década.
“A gente estima que o Mato Grosso do Sul possa ter crescimento acima da média do Brasil em 2024, vai depender da macroeconomia, mas há um otimismo. Estamos inseridos no contexto, mas com características muito específicas. Nossa cartela de investimentos está posta, com uma base sólida e vamos manter o ritmo de crescimento, com tendência de ser acima da média. Eu vejo isso nos próximos dez anos, com segurança”, disse Riedel.
Outra decisão importante do Governo do Estado, que também garante avanços econômicos e a competitividade de Mato Grosso do Sul em diferentes áreas, foi a decisão de manter a alíquota do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) em 17% - o menor índice do País.
O anúncio foi feito no dia 4 de dezembro, enquanto outros estados aumentaram o imposto, quando o governador pontuou sobre o ambiente estável de negócios no Estado, com projeção de continuidade de crescimento sem a necessidade de oneração.
O balanço positivo reflete em todas as áreas, consolidando o ambiente econômico seguro e estável para investidores e também para a população.
Com melhorias na capacitação da mão de obra, além de garantias sociais para a população – com programas do Governo do Estado que possibilitam transferência de renda, moradia, alimentação e ensino –, a atual gestão mantém o compromisso de assistência à população.
A diminuição de carga tributária desde março, refletiu de forma positiva na arrecadação do Estado, que é o que menos cobra impostos no País.
“Estamos num caminho onde olhamos atentamente na qualidade dos gastos e na eficiência da aplicação dos recursos. Temos como base de arrecadação tributária e o crescimento do Estado. Isso é uma premissa fundamental para a gente conseguir abastecer de recursos as necessidades do orçamento público sem penalizar o cidadão. Nós conseguimos avançar bastante nisso, desoneramos uma série de setores”, disse Riedel.
A eficiência da gestão reflete diretamente na qualidade da educação, saúde, segurança pública, e demais setores prioritários para o Governo do Estado. Tudo é monitorado e avaliado de perto, por meio dos contratos de gestão, que possibilitam traçar metas e acompanhar a evolução de maneira eficaz.
Uma das mais áreas mais complexas e com maiores demandas, a saúde também avançou em 2023, com ações pontuais, estratégia e investimentos específicos em tecnologia.
"A regionalização da saúde atende os municípios e a telemedicina pode acelerar este processo possibilitando a redução de custos e evitando o deslocamento de pacientes para grandes centros".
Com cenário favorável, o Governo do Estado continua a estabelecer metas ousadas e que vão continuar proporcionando melhoria na qualidade de vida dos cidadãos.
“O maior feito é o equilíbrio destas ações, avançando para a melhoria do atendimento da população. Por exemplo, na assistência social na busca da qualidade de informação e de dados para ser mais assertivo no resultado com os novos programas sendo aplicados, como o Supera MS e o Mais Social. São um conjunto de ações que impactam na educação, com a Infovia Digital chegando nas escolas junto com lousas digitais virando realidade", disse o governador.
Outros investimentos em diversas áreas vão garantir a manutenção dos índices positivos para o Estado, como a instalação de grandes empresas que geram emprego e renda, importantes obras de infraestrutura – pavimentação, aeródromos – ligadas a Rota Bioceânica.
Você também pode gostar de ler
Senadora Soraya Thronicke celebra sanção da Lei Bárbara Penna, que endurece punições contra agressores de mulheres
Nova legislação amplia medidas de proteção às vítimas de violência doméstica e prevê punições mais rígidas para condenados que descumprirem medidas protetivas
Publicado em 21/05/2026 às 07:50 - Por Gabi Ferreira
Prefeitura inicia revisão do Plano Diretor com participação de moradores e empresários em Cassilândia
Primeira oficina participativa debateu crescimento urbano, mobilidade, infraestrutura e desenvolvimento econômico do município
Publicado em 20/05/2026 às 18:57 - Atualizado em 20/05/2026 às 19:04 - Por Murilo Mendes
Deputado Gerson Claro destaca modernização e preservação da memória durante inauguração do estacionamento da ALEMS
Evento reuniu autoridades estaduais para entrega do estacionamento vertical “Deputado Amarildo Cruz” e lançamento de livro sobre os 45 anos da Assembleia Legislativa
Publicado em 20/05/2026 às 17:20 - Atualizado em 20/05/2026 às 17:24 - Por Murilo Mendes
Confira as regras: MPMS alerta sobre uso de redes sociais e Inteligência Artificial nas eleições de 2026
Ministério Público diz que contratação de influenciadores é proibida e reforça combate a fake news e propaganda antecipada
Publicado em 19/05/2026 às 19:05 - Atualizado em 19/05/2026 às 19:49 - Por Murilo Mendes
Vereadores de Paraíso das Águas, Fio do Povo e Prof Leonardo pedem mais viaturas e efetivo ao comandante-geral da PM
Reunião em Campo Grande foi motivada pelo aumento populacional em Pouso Alto, chegada de novas empresas e frota antiga de viaturas no município
Publicado em 19/05/2026 às 17:53 - Atualizado em 19/05/2026 às 18:11 - Por Murilo Mendes
Câmara aprova criação da Política Municipal de Meio Ambiente e reestruturação do Conselho do Idoso em Paraíso das Águas
Sessão desta segunda-feira também teve votação de moções e leitura de indicações parlamentares
Publicado em 19/05/2026 às 14:12 - Atualizado em 19/05/2026 às 14:16 - Por Murilo Mendes
Prefeito Weliton Guimarães e vereadores homenageiam professor de Jiu-Jitsu com Moção de Aplauso em Alcinópolis
Reconhecimento aprovado pela Câmara destacou trabalho desenvolvido por Heliton Franco Pereira na formação de crianças e jovens por meio do esporte
Publicado em 18/05/2026 às 14:28 - Atualizado em 18/05/2026 às 14:39 - Por Murilo Mendes
Senadora Soraya Thronicke destina R$ 200 mil ao Instituto Pequeno Cidadão e fortalece atendimento a 580 crianças em MS
Recurso viabilizado por emenda parlamentar será aplicado em oficinas esportivas, culturais e educacionais nos municípios de Maracaju, Sidrolândia e Rio Brilhante
Publicado em 18/05/2026 às 13:44 - Atualizado em 18/05/2026 às 13:59 - Por Murilo Mendes
Vereadores de Figueirão discutem criação de critérios para cargos comissionados e honrarias na sessão desta sexta-feira
Sessão ordinária foi antecipada para esta sexta-feira após mudança no calendário por viagem da comitiva a Brasília
Publicado em 15/05/2026 às 15:11 - Atualizado em 15/05/2026 às 16:24 - Por Murilo Mendes
Governo de MS inclui Chapadão do Sul, Inocência, Pedro Gomes e Sonora em pacote de R$ 176 milhões em obras de saneamento
Governo de Eduardo Riedel anunciou investimentos, por meio da Sanesul, para ampliar e modernizar sistemas de abastecimento de água em 16 municípios
Publicado em 15/05/2026 às 15:47 - Atualizado em 15/05/2026 às 16:14 - Por Murilo Mendes