A Prefeitura Municipal de Chapadão do Sul, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEMA), realizou ontem (19), uma cerimônia especial para entregar mais de 600 certificados aos participantes do Plano Municipal de Qualificação e Gestão.
O evento, que aconteceu na Câmara Municipal, foi um momento de celebração e reconhecimento pelo êxito do plano, que de 2021 a 2023 beneficiou mais de 6.000 Sul-Chapadenses com educação de qualidade e oportunidades de desenvolvimento.
O Prefeito Municipal, João Carlos Krug destacou a importância da qualificação da mão de obra para o fortalecimento da economia local e a atração de novas empresas e negócios para o município.
“O Plano Municipal de Qualificação e Gestão é uma iniciativa que visa preparar os nossos cidadãos para os desafios e as demandas do mercado de trabalho, bem como estimular o espírito empreendedor e inovador. Com isso, nós estamos criando um ambiente favorável para o desenvolvimento sustentável de Chapadão do Sul, gerando emprego, renda e qualidade de vida para todos”, afirmou o Prefeito.
O Plano Municipal de Qualificação e Gestão foi idealizado em 2021 pelo Prefeito Municipal, João Carlos Krug, como uma forma de garantir uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade para todos os cidadãos do município. Sob a coordenação do secretário municipal José Teixeira Júnior, a SEDEMA implementou o plano, oferecendo cursos nas áreas mais estratégicas para o desenvolvimento local e capacitando as pessoas para o mercado de trabalho e o empreendedorismo.
“A oferta totalmente gratuita de palestras, workshops, cursos de qualificação e profissionalizantes tem sido um ponto essencial na mudança de vida daqueles que buscam capacitação”, destaca o secretário José Teixeira Júnior.
O plano contou com o apoio de diversos parceiros, que contribuíram com equipamentos, máquinas, salas para realização de cursos, insumos e patrocínios para aquisição de materiais. A Prefeitura de Chapadão do Sul agradece a todas as entidades e empresas parceiras do desenvolvimento local, entre elas: Faculdade Fachasul, Cooperativa de Crédito Sicoob, Casa do Trabalhador, Gráfica Mais Brasil, Centro de Tradições Gaúchas, Grupo Andrade, Chapasul Ferro e Aço, Agrovia, Fininmec, Iguaçú Máquinas, Soldamaq, 3M Agrícola, M2B, Império das Sucatas e Corpo de Bombeiros Militar.
O plano também teve o apoio valioso de instituições como SEBRAE, Programa Cidade Empreendedora, SENAI, SENAC, SENAR, SEST/SENAT, Sindicato Rural, PROINCSUL, FUNTRAB, Secretarias Municipais, Câmara Municipal e Associação Comercial, que desempenharam papéis fundamentais na consecução dos objetivos educacionais e de desenvolvimento.
Os certificados abrangem uma ampla variedade de cursos, refletindo a diversidade de oportunidades proporcionadas pelo plano. Desde Programa Inclusão Digital, Técnicas de Confeitaria a Operação de Colheitadeiras e Mecânica de Veículos, cada curso representa um passo importante no desenvolvimento profissional dos participantes.
O plano já atingiu mais de 6.000 Sul-chapadenses, que puderam aprender sobre as áreas que mais crescem e mais precisam de mão de obra qualificada em nosso município: Empreendedorismo, construção civil, comércio, agronegócio, gestão e serviços, oportunizando que jovens e adultos tenham habilidades relevantes, inclusive competências técnicas e profissionais, para emprego, trabalho decente e noções de empreendedorismo.
Em 2021 foram realizados 38 cursos, capacitando mais de 700 Sul-Chapadenses, em cursos como de Carreta de Costura, Carreta de Solda, Pilotagem de Drone, Passos para Primeiro Emprego, Ferramentas de Marketing Digital e muitos outros. Além dos cursos tradicionais, foi realizado também o 1º Happy Hour de Negócios, evento inovador que reuniu mais de 300 pessoas.
Em 2022 foram realizados 50 cursos, workshops e capacitações oferecidas a mais de 1600 pessoas, nestes, inclui-se eventos de capacitação voltados para o empreendedorismo que foram destaque regional, como o 2º Happy Hour de Negócios com palestra de Rafael Falcão, onde reuniu mais de 300 pessoas, e o Dia da Oportunidade, que contou com palestra de Geraldo Rufino, reunindo mais de 500 pessoas.
Em 2023 foi adicionado ao plano de qualificação cursos profissionalizantes de maior duração, a fim de entregar no mercado de trabalho um profissional melhor preparado, como os cursos realizados em parceria com o SENAI, de Mecânica de Motocicleta, Mecânica de Veículos Leves, Assistente Administrativo e Assistente de Recursos Humanos, que possuem uma carga horária maior. Bem como foram realizadas capacitações com palestrantes reconhecidos nacionalmente como Henrique Mariano em evento que trouxe tecnologia e inovação, de forma descontraída a empreendedores locais, reunindo mais de 300 pessoas e palestra com Marcos Piangers, a qual reuniu mais de 1000 pessoas que puderam absorver insights inspiradores, enfatizando a importância da inovação, consciência ambiental, empreendedorismo e sustentabilidade.
A Prefeitura de Chapadão do Sul convida a população a se capacitar e a manter esta cultura de empreendedorismo, inovação e capacitação, os Sul-Chapadenses podem realizar inscrição dos cursos para 2024 através do link https://linktr.ee/sedema.online.
Chapadão do Sul celebra não apenas certificados, mas o investimento contínuo na capacitação da população, promovendo um ciclo virtuoso de crescimento e prosperidade para todos os Sul-Chapadenses.
Para mais informações entre em contato com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente – SEDEMA, através do 67 3562-5672 ou Whatsapp 67 99618-3431.
A SEDEMA está localizada na Avenida Onze, 1045 – Centro.
Você também pode gostar de ler
Vereador Marcelo Costa visita Hospital de Amor em Barretos e destaca acolhimento a pacientes de Chapadão do Sul
Parlamentar esteve na unidade e na casa de apoio, onde conversou com moradores do município em tratamento
Publicado em 14/02/2026 às 07:05 - Atualizado em 14/02/2026 às 07:06 - Por Day Silva
Homem que morreu espancado em Chapadão do Sul estava agredindo mulher, dizem testemunhas
Segundo relatos, ele teria partido para cima de quem tentou intervir e acabou caindo desacordado após ser atingido com socos; bombeiros o levaram ao PAM
Publicado em 13/02/2026 às 15:29 - Atualizado em 13/02/2026 às 16:09 - Por Day Silva
Cão é arremessado duas vezes contra o chão e caso revolta moradores em Chapadão do Sul
Imagens mostram homem saindo de imóvel para agredir animal na calçada; estado de saúde do cachorro não foi informado
Publicado em 13/02/2026 às 09:27 - Atualizado em 13/02/2026 às 09:34 - Por Day Silva
IFMS tem oportunidade para professor de monitoria em Chapadão do Sul
Processo seletivo é para contratação temporária, com carga de 20 horas semanais e remuneração de R$ 29,68 por hora/aula; inscrições seguem até 18 de fevereiro
Publicado em 12/02/2026 às 07:47 - Atualizado em 12/02/2026 às 08:24 - Por Day Silva
MP investiga contaminação por óleo em galpão na MS-306 em Chapadão do Sul
Empresa foi autuada por falhas no controle ambiental e risco ao solo; multa é de R$ 10 mil
Publicado em 11/02/2026 às 12:15 - Atualizado em 11/02/2026 às 12:16 - Por Day Silva
Com presença de vereadores, Chapadão do Sul lança Plano de Desenvolvimento Municipal e reforça planejamento estratégico
Evento realizado no SEST SENAT reúne autoridades e marca avanço no planejamento estratégico e no fortalecimento das ações voltadas ao crescimento da cidade
Publicado em 11/02/2026 às 07:47 - Atualizado em 11/02/2026 às 08:10 - Por Day Silva
Marcelo Costa propõe pacote de indicações com foco em educação, saúde infantil e proteção às mulheres
Marcelo Costa propõe pacote de indicações com foco em educação, saúde infantil e proteção às mulheres
Publicado em 10/02/2026 às 17:02 - Atualizado em 10/02/2026 às 17:03 - Por Redação
Pesquisa estadual coloca Alline Tontini entre os nomes lembrados para a Assembleia Legislativa do MS
Vereadora de Chapadão do Sul soma 0,4% na pesquisa espontânea; cenário ainda está em formação para 2026
Publicado em 10/02/2026 às 15:10 - Atualizado em 10/02/2026 às 15:21 - Por Redação
Câmara de Chapadão do Sul abre sessões matinais e vota pacote de indicações para áreas essenciais
Habitação, saúde, educação, mobilidade urbana e infraestrutura dominaram a 1534ª Sessão Ordinária, com dezenas de propostas e projeto do Executivo em pauta
Publicado em 09/02/2026 às 16:24 - Atualizado em 09/02/2026 às 16:38 - Por Redação