Com as parcerias firmadas no dia 2 de outubro, o Governo do Estado, por meio do “MS Qualifica’ pretende qualificar 13.409 trabalhadores, por meio da oferta de 851 cursos de qualificação gratuitos, nos segmentos da indústria, comércio, serviços e agronegócio.
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), como gestora do ‘MS Qualifica’, auxilia a Funtrab e o Sistema “S” no preenchimento das turmas dos cursos de qualificação profissional, bem como na intermediação do profissional qualificado com as empresas e entidades representativas do setor produtivo, como as federações, associações comerciais, entre outras.
O objetivo desta etapa consiste em qualificar pessoas que estejam fora do mercado de trabalho, para que possam preencher vagas de trabalho abertas no Estado, por meio da intermediação de mão de obra, serviço realizado pela Funtrab.
De outubro até dezembro de 2023, num total de 3.137 alunos, o ‘MS Qualifica’ obteve 2.397 concluintes e 740 alunos irão concluir os cursos até janeiro de 2.024.
Sistema S - O Sebrae executou cursos nas modalidades de ‘Qualificação para Geração de Emprego e Renda’ e ‘Qualificação para Pequenos Negócios’ ministrou 58 cursos em 34 municípios, total de 1.564 concluintes.
O Senai executou cursos nas modalidades de ‘Qualificação na Indústria’ ministrou 14 cursos em 20 municípios, total de 632 alunos matriculados e concluintes.
O Senac executou cursos nas modalidades de ‘Qualificação em Comércio’ ministrou 12 cursos na Capital e interior, total de 240 alunos matriculados e concluintes.
Já o Senar executou cursos nas modalidades de ‘Qualificação no Agronegócio’ ministrou 506 cursos em 35 municípios, com o total de 701 concluintes.
O diretor-presidente da Funtrab, Ademar Silva Júnior, justifica que a qualificação profissional deve ser compreendida no Estado como uma política pública permanente. “Embora o retorno financeiro ocorra a médio ou longo prazo, investir na qualificação profissional nunca será um mau negócio. Contribuirá para os trabalhadores na obtenção de melhores empregos, promovendo assim a inclusão social, diminuição da vulnerabilidade, restabelecendo a dignidade das pessoas’, finaliza Ademar Jr.
Você também pode gostar de ler
STF marca para setembro julgamento de Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe
Primeira Turma da Corte vai analisar ação penal contra oito réus, incluindo ex-ministros e militares, acusados de tentar reverter resultado eleitoral
Publicado em 15/08/2025 às 17:36 - Atualizado em 15/08/2025 às 17:37 - Por Felipe Dias
Efeito Felca: Especialistas alertam que crianças não podem ser produto das redes
Influencer exposto perfis com milhões de seguidores nas redes sociais que divulgam imagens de menores de 18 anos com pouca roupa, dançando músicas sensuais ou falando de sexo
Publicado em 13/08/2025 às 09:02 - Atualizado em 13/08/2025 às 13:51 - Por Roberta Cáceres
Após manifestações, Bolsonaro é colocado em prisão domiciliar por ordem de Alexandre de Moraes
Ministro do STF cita uso das redes sociais dos filhos como descumprimento de medidas cautelares e impõe uso de tornozeleira eletrônica ao ex-presidente
Publicado em 04/08/2025 às 17:30 - Atualizado em 04/08/2025 às 17:31 - Por Felipe Dias
STF retoma depoimentos sobre tentativa de golpe e ouve ex-comandante da Aeronáutica
A audiência deve começar às 11h30 e será conduzida pelo ministro Alexandre de Moraes
Publicado em 21/05/2025 às 12:18 - Atualizado em 21/05/2025 às 12:37 - Por Ana Beatriz Schaedler
INSS notifica aposentados e pensionistas sobre descontos indevidos a partir desta terça-feira
Os aposentados e pensionistas notificados terão até esta quarta-feira (14) para informar se autorizaram ou não os descontos em seus benefícios.
Publicado em 13/05/2025 às 12:09 - Atualizado em 13/05/2025 às 12:17 - Por Ana Beatriz Schaedler
Simone Tebet diz que Governo federal irá ressarcir aposentados e pensionistas vítimas de fraude no INSS
A estimativa inicial é de que até 9 milhões de beneficiários possam ter sido prejudicados pelo esquema.
Publicado em 09/05/2025 às 12:04 - Atualizado em 09/05/2025 às 12:06 - Por Ana Beatriz Schaedler