Rosângela reforçou que a população de Costa Rica conhece seu compromisso com o trabalho público e relembra que disputou cinco eleições até conseguir assumir o cargo.
“Quero deixar meus agradecimentos aos meus colegas, a mesa diretora que faço parte. Quero deixar meus agradecimentos ao ex-presidente Ailton, pela renúncia do cargo para que eu possa seguir com os trabalhos na Casa de Leis. Quem me conhece sabe do meu compromisso para com a coisa pública, para com as pessoas de nossa cidade. Disputei cinco eleições, primeira em 2004, e, 2008 eu perdi, tive 202 votos. Terceira eleição em 2012 fiquei suplente, quarta eleição em 2016, em 2012 assumi no ultimo ano e disputei eleição em 2016 eleita pelo povo com 575 votos pelo PSB. Quinta eleição em 2020 eleita pelo PL. Agradeço a classe política, sem eles não estaria aqui. Sou uma das quatro mulheres eleitas e a segunda mulher a presidir esse parlamento. Mostra que a classe feminina vem conquistando seu espaço. Mulheres, venham para a política, se interesse pela política, a política faz parte da vida do ser humano todos os dias. Vamos buscar esse espaço. Abrimos caminho para que o futuro seja de vocês, não é nada fácil chegar aqui. Obrigada a todos que vieram hoje aqui, vejo vários amigos, amigas presentes”, disse a vereadora.
O vice-presidente, Averaldo Barbosa, destaca que o trabalho realizado por Rosângela tem tudo para dar certo.
“Nós sabemos colega Rosangela, que o ato de presidir o poder legislativo não é apenas a sessão da Câmara. É normal ver nervosismo em vossa excelência, isso é normal, mas em breve a senhora estará afinada para presidir essa Casa. Eu recebi hoje de manhã e gostaria de fazer a leitura de uma mensagem, é bem curta. O poder significa o quanto você é introvertido, tolerante, adaptável, decidido, justo, corajoso, cooperativo. Então vereadora, eu acho que a cada dia vossa excelência vai ter que travesti de uma dessas palavras que citei. Presidir como eu já disse vai além disso aqui, com certeza os trabalhos da casa haverão de andar bem. Tem tudo para dar certo, sabemos do empenho de cada um dos colegas, o parlamento precisa andar bem, com sintonia, com esse pensamento que eu acredito que vossa excelência vai conduzir os trabalhos da casa”, disse Everaldo.
A primeira secretária, Manuelina Martins, afirma que sente orgulho ao ver que Rosângela é a segunda mulher a presidir a Casa de Leis.
“Quero me colocar a disposição dessa casa de leis, da população de Costa Rica. Eu estive como vice-presidente no primeiro ano, no segundo ano como presidente, ano passado fique o na segunda secretaria, esse ano estou na primeira secretaria. Que Deus nos dê sabedoria para que seja realizado um excelente trabalho. Agradeço muito a presença de todos que estão aqui e acredito muito no diálogo. A segunda mulher a presidir essa casa, isso é motivo de orgulho para nós. Que alegria, que Deus lhe dê sabedoria para conduzir essa casa neste ano”, afirma Manuelina.
Assim como Manuelina, o secretário Lucas Lázaro Gerolomo, ressalta que a nova presidente terá todo o apoio dos parlamentares.
“Desejo muita sabedoria, que Deus lhe cubra de bençãos, que esse parlamento lhe dê todo apoio necessário. Eu agradeço aos colegas que me indicaram para a segunda secretaria, é a terceira vez, agradeço a confiança e me coloco a disposição de todos os senhores vereadores. Agradeço todos presentes, os secretários, as forças de segurança, demais membros que participam, nossos eternos agradecimentos”.
O prefeito interino Roni Cota, disse que analisou as falas dos colegas e consegue perceber que a presidente terá apoio de todos os vereadores.
“Quero dizer vereadora que é um motivo de muita alegria participar de uma sessão legislativa onde inicia-se o trabalho de um ano, onde sem dúvida que a população de Costa Rica espera muito. Analisando a fala de cada colega que estará aqui com as mãos estendidas ao seu mandato, eu não tenho dúvida que você estará muito bem amparada. Estará com vereadores que tem compromisso com a população, que tem experiência, ajudar para que vossa excelência realize as entregas em prol do povo de Costa Rica. Muito sucesso, muita sabedoria e acima de tudo, equilíbrio. Tenho orgulho de estar aqui por oito anos, participando de muitos debates, alguns calorosos, mas graças a Deus nunca levamos para o lado pessoal. Eu não tenho dúvida que os debates servem para evoluir”
O presidente do MDB e Ex Prefeito de Costa Rica, Waldeli dos Santos Rosa, relembrou que Rosângela faz parte do grupo de quatro mulheres que atualmente estão em destaque no cenário político da cidade.
“Fico muito feliz em ver a quarta mulher eleita vereadora e também a segunda mulher a ser presidente da casa. As quatro mulheres eleitas nessa casa foi sempre numa base política do prefeito Waldeli, primeiro Evair, depois minha esposa, depois Manuelina e Rosangela, todas numa chapa organizada pela minha equipe política. Que na próxima eleição, venha mais mulheres participar da política”, disse o ex-prefeito de Costa Rica.
Família presente
O pai da presidente, José Arara disse ao MS Todo Dia, que sente muito orgulho da filha e acredita que ela realizará um trabalho brilhante.
“A Rosangela é uma pessoa muito prestativa, que gosta da política e estamos aqui para ajudar ela. A política de Costa Rica está tudo ótimo, a mesa diretora só tem gente boa. Eu como pai fico muito feliz de ter uma filha nessa posição e tenho certeza que ela vai dar conta dos objetivos e vamos seguir em frente”, disse José Arara.
POSSE ROSÂNGELA MARÇAL
Confira as fotos da cerimônia de posse da vereadora Rosângela Marçal
Você também pode gostar de ler
Em Brasília, Alexia e Fio do Povo solicitam a Tereza Cristina obras, maquinário e infraestrutura para Paraíso das Águas
O principal foco da visita foi a solicitação de uma emenda para custear quatro projetos considerados de "grande relevância para o desenvolvimento da cidade
Publicado em 08/08/2025 às 10:50 - Atualizado em 08/08/2025 às 10:53 - Por Roberta Cáceres
Vídeo: Deputada Camila Jara empurra Nikolas Ferreira e cena viraliza nas redes
Parlamentares protagonizam cena de tumulto após obstrução da pauta; parlamentar mineiro acusa a colega de agressão, que nega ter deliberadamente derrubado o adversário.
Publicado em 07/08/2025 às 09:10 - Atualizado em 07/08/2025 às 11:22 - Por Roberta Cáceres
Contingenciamento de gastos: Governador e secretários assinam decreto para manter investimentos, sem aumentar impostos
Medida, assinada por todos os secretários e válida para todo o Estado, busca garantir a capacidade de investimento público e atrair capital privado.
Publicado em 07/08/2025 às 09:19 - Por Roberta Cáceres
Governo Trump critica prisão domiciliar de Bolsonaro e ameaça sanções
Em nota oficial, o Departamento de Estado americano condenou a decisão de Alexandre de Moraes, do STF, e afirmou que irá “responsabilizar” quem colaborar com o ministro.
Publicado em 05/08/2025 às 12:03 - Atualizado em 05/08/2025 às 13:44 - Por Roberta Cáceres
STF resiste a pressão de Moraes por carta de apoio após sanções dos EUA
Jornal revela tentativas frustradas de demonstração de unidade em meio a cris internacional
Publicado em 01/08/2025 às 12:01 - Atualizado em 01/08/2025 às 12:12 - Por Roberta Cáceres
Carla Zambelli é presa em Roma e aguarda decisão da Justiça italiana sobre extradição
Deputada do PL foi localizada em apartamento na capital italiana após ordem do governo brasileiro; extradição pode ser decidida em até 48 horas
Publicado em 29/07/2025 às 16:50 - Atualizado em 29/07/2025 às 16:51 - Por Felipe Dias
Ministro Marco Aurélio Mello critica STF e Alexandre de Moraes por "medidas autoritárias" contra Bolsonaro
Em entrevista à CNN Brasil, ministro aposentado do STF questiona cerceamento de liberdade de expressão e competência do tribunal para julgar ex-presidente
Publicado em 23/07/2025 às 08:45 - Atualizado em 23/07/2025 às 08:47 - Por Roberta Cáceres
STF determina tornozeleira eletrônica a Bolsonaro, e PF cumpre mandado na casa do ex-presidente
Ex-chefe do Executivo passa a ser monitorado 24 horas; operação da Polícia Federal inclui buscas no escritório do PL em Brasília
Publicado em 18/07/2025 às 07:37 - Atualizado em 19/07/2025 às 00:36 - Por Maria Paula
Ex-prefeito de Bandeirantes é condenado a devolver R$ 100 mil por pagamentos sem licitação
Tribunal de Contas determinou devolução de recursos e aplicação de multas a Ivanildo Medeiros e à ex-prefeita interina Rosa Alves
Publicado em 17/07/2025 às 17:30 - Atualizado em 17/07/2025 às 17:34 - Por Felipe Dias
PGR pede ao STF condenação de Bolsonaro e mais 7 por tentativa de golpe de Estado
Procurador-geral classifica ex-presidente como líder da organização criminosa; julgamento deve ocorrer em setembro.
Publicado em 15/07/2025 às 07:53 - Atualizado em 15/07/2025 às 08:12 - Por Maria Paula